logo Melhores Destinos

Roteiro no Porto, Portugal: sugestões de passeios de 1 a 6 dias!

Bruna Scirea
Bruna Scirea
20/02/2021 às 6:24

Roteiro no Porto, Portugal: sugestões de passeios de 1 a 6 dias!

Você já deve ter conferido o nosso resumão no post sobre 53 coisas para fazer na cidade do Porto. Lá estão todas as atrações e dicas de como curtir as férias na capital do norte de Portugal. Para te ajudar ainda mais a planejar dias perfeitos no destino, elaboramos sugestões de roteiros para quem está apenas de passagem pela cidade e também para quem deseja dedicar até mais de quatro dias no Porto e região.

Quanto tempo ficar no Porto

Para sair com paz de espírito sabendo que o principal de Porto foi visitado, o recomendado é ficar três dias na cidade. Se a ideia for conhecer apenas alguns pontos turísticos da região central, mais histórica, e algumas caves do vinho do Porto em Gaia, até dois dias são suficientes.

A partir de três dias, os passeios começam a ser mais tranquilos, a correria menor, sobrando mais tempo para apreciar a beleza da cidade, suas delícias gastronômicas e atrações culturais. Se for verão, um pulinho em Matosinhos, a praia dos portuenses, é bem-vindo. Com mais de quatro dias no Porto, é possível pensar em bate-voltas para destinos próximos como Guimarães, Braga e o Vale do Douro, importante região vinícola portuguesa.

roteiro no porto

Como organizar o roteiro no Porto

O Porto é daquelas cidades que facilitam a vida de seus visitantes. Isso porque boa parte das atrações, pontos turísticos, mirantes e locais de interesse ficam concentrados no centro histórico, próximo ao Douro e à Ponte D. Luís I, que leva à Vila Nova de Gaia, a cidade na outra margem do rio, onde estão as caves de vinho do Porto. Em toda esta região está quase tudo o que deve ser visto e visitado em uma viagem à capital do norte de Portugal.

Outra região importante da cidade, sobretudo para quem curte atrações mais culturais e centros de compra, é o bairro Boavista, onde estão a Casa da Música, o Shopping Cidade do Porto e, um pouco mais em direção ao Douro, a Fundação Serralves, que abriga o Museu de Arte Contemporânea do Porto, além de um belo parque.

Por fim, mais próximo à Foz do Douro, onde o rio se encontra com o Oceano Atlântico, está a praia de Matosinhos, com um extenso calçadão e bastante agitada durante o verão português – é onde os portuenses curtem os momentos de folga nos dias mais quentes do ano. Além da praia, vale aproveitar todo o passeio da orla e também os excelentes restaurantes da região, especializados, é claro, em frutos do mar.

Roteiro no Porto, Portugal

Roteiro de 1 dia no Porto

Com apenas um dia, foque em passear pelo centro histórico da cidade e, de repente, até dar um pulo em Gaia para provar o famoso vinho do Porto. Confira o nosso post com 53 dicas do que fazer no Porto e já tenha em mente as atrações que você deseja visitar – no entanto, considere eventuais filas para ingressar em algumas delas, como a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello.

O que não deixar de fazer numa passada rápida pelo Porto? Visitar o terreiro em frente à Catedral da Sé (com belas vistas para a cidade e o Douro), passear pelo centro passando pela Praça da Liberdade, Rua das Flores, Estação São Bento, Capela das Almas e Jardim das Oliveiras, pertinho da Torre dos Clérigos e da Livraria Lello – é tudo muito perto, não se preocupe.

Provar os pratos típicos do Porto ou da culinária do norte de Portugal, caminhar pela Ribeira em direção à Ponte D. Luís I. Atravessar o Douro pelo tabuleiro inferior da ponte e, em Gaia, visitar uma cave do vinho do Porto. No fim do dia, se houver tempo, aprecie um belo pôr do sol no Mosteiro da Serra do Pilar ou no Jardim do Morro e retorne ao Porto ao entardecer, atravessando o tabuleiro superior da ponte. Um dia cheio, de bate perna na rua, mas com certeza bastante agradável!

roteiro no porto

Roteiro de 2 dias no Porto

Com dois dias no Porto dá para escolher algumas atrações para visitar, enfrentar alguma possível fila, e curtir a cidade com mais calma. A região a ser explorada segue a mesma do roteiro de um dia: o centro histórico do Porto e Gaia, onde ficam as caves do famoso vinho que leva o nome da cidade.

Além de bater muita perna, considere ingressar na Livraria Lello, na Torre dos Clérigos, na Sé do Porto (ou em alguma outra igreja, como a São Francisco, cheia de ouro e com catacumbas interessantíssimas no subsolo). Explore os restaurantes da cidade, tome pelo menos um cimbalino (como eles chamam o espresso) no Café Majestic e aproveite a noite nos bares nas ruas Cândido dos Reis, Galeria de Paris e demais vielas próximas à Torre dos Clérigos.

Se fizer muita questão de conhecer Matosinhos, a praia dos portuenses, tome um ônibus em direção à Foz do Douro. Mas se a ideia for relaxar e curtir o máximo da cidade, invista todo o tempo na região central, com boas pausas para almoços e longas caminhadas por todas as ruas possíveis – elas são encantadoras!

DIA 01
Livraria Lello
Torre dos Clérigos
Estação São Bento
Jardim das Oliveiras
Rua de Santa Catarina
Café Majestic
Capela das Almas
Mercado do Bolhão

DIA 02
Palácio da Bolsa
Igreja de São Francisco
Ribeira
Sé do Porto
Ponte D. Luís I
Caves do vinho do Porto em Gaia
Fim de tarde nos mirantes do Jardim do Morro ou Mosteiro da Serra do Pilar

Roteiro de 3 dias no Porto

Três dias é tempo suficiente para conhecer bem o Porto. Você pode tanto fazer o roteiro que sugerimos para dois dias de forma mais tranquila, estendo-se em boas refeições, cafés, visitando mais caves do vinho do Porto e até se alongando noite adentro nos bares da cidade. Ou então aproveitar o dia a mais para conhecer outra região da cidade, que é o que sugerimos:

DIA 03
Fundação Serralves
Casa da Música
Bairro Boavista (restaurantes e compras)
Foz do Douro
Matosinhos

roteiro no porto

Roteiro de mais de 4 dias no Porto

Conhecida toda a cidade do Porto é hora de descobrir como e onde são produzidos os famosos vinhos. Pegue um trem ou um cruzeiro Douro acima em direção ao Vale do Douro, mais especificamente na região entre Peso da Régua e Pinhão. É possível fazer apenas um bate-volta de um dia pela região, conhecendo algumas vinícolas e fazendo um belo passeio às margens ou nas próprias águas do Douro. Para explorar mais o Vale do Douro, dedique umas duas noites por lá.

Outro bate-volta possível desde o Porto é Braga, a mais antiga cidade portuguesa, cheia de igrejas históricas e onde fica o famoso Santuário do Bom Jesus do Monte. Fica a somente uma hora de trem desde o Porto. A pequena cidade de Guimarães também não fica distante do Porto e conta com castelo, monumentos medievais, museus e ruas floridas e aconchegantes para um passeio sem pressa. Quem estiver de carro pode visitar as duas cidades no mesmo dia (meio corrido, mas possível!).

Em Aveiro o dia pode ser aproveitado na praia ou então nos canais centrais, que dão à Aveiro o título de A Veneza Portuguesa. As construções Art Déco da cidade e os bons restaurantes são um atrativo à parte.

Por fim, também não distante do Porto está a cidade universitária de Coimbra. Uma visita às dependências da instituição, como bibliotecas, museus e capelas são o grande motivo que levam turistas à cidade, mas há ainda bons restaurantes, um belo calçadão às margens do Rio Mondego, além de museus, mosteiros e um centrinho animado.


Já esteve no Porto e tem mais dicas para sugerir? Está planejando uma viagem e ainda tem dúvidas? Participe nos comentários!