logo Melhores Destinos

Conheça as rotas mais disputadas pelas companhias aéreas no mundo e no Brasil

Rafael Castilho
Rafael Castilho
23/09/2020 às 9:01

Conheça as rotas mais disputadas pelas companhias aéreas no mundo e no Brasil

Qual é a rota mais disputada do mundo? E na América Latina, qual é o voo com o maior número de companhias aéreas? O Brasil aparece no ranking 2019 elaborado pela OAG, líder mundial de dados e informações sobre viagens. Veja abaixo o TOP 10 das rotas domésticas e internacionais mais disputadas do mercado aéreo.

O Melhores Destinos foi indicado ao Prêmio Ibest 2020! Nos ajude com um voto! É rapidinho! 

Rota internacional mais disputada do mundo

Com a liderança mundial do tráfego aéreo, a Ásia domina por completo o TOP 10 das rotas mais disputadas pelas companhias aéreas do mundo. O maior número de empresas numa mesma rota é nove. Destaque para o aeroporto de Seul Incheon com cinco aparições no ranking.

Vale destacar que o critério do ranking é o número de companhias operando na mesma rota. O desempate é feito pela quantidade de voos operados em 2019.

1) Kuala Lumpur (KUL) – Singapura (SIN)

Acredite, nesta rota curta de cerca de 1 hora foram registrados, em média, cerca de 82 voos diários. São 9 companhias aéreas disputando este mercado com 29.993 voos realizados em 2019.

Kuala Lumpur

2) Hong Kong (HKG) – Seul Incheon (ICN)

Com quase metade dos voos registrados pelo primeiro lugar do TOP 10, a viagem entre Hong Kong e Seul, na Coreia do Sul, conta com nove companhias operando mais de 15 mil voos anuais.

3) Osaka Kansai (KIX) – Xangai Pudong (PVG)

Em 2019 esta rota ligando importantes metrópoles do Japão e da China registrou 14.098 voos feitos também por nove companhias aéreas.

Xangai Pudong

4) Da Nang (DAD) – Seul Incheon (ICN)

Mais um voo com destino a Coreia do Sul nas primeiras posições. Aqui também há nove companhias aéreas disputando este mercado com pouco mais de 13 mil voos anuais.

5) Tóquio Narita (NRT) – Taipei (TPE)

Em média foram registrados 35 voos diários entre as capitais do Japão e de Taiwan em 2019. Nove companhias fizeram 12.881 voos nesta rota.

6) Seul Incheon (ICN) – Taipé (TPE) com 9 companhias e 9.819 voos

7) Jacarta (CGK) – Kuala Lumpur (KUL) com 8 companhias e 20.138 voos

8) Seul Incheon (ICN) – Osaka Kansai (KIX) com 8 companhias e 17.152 voos

9) Seul Incheon (ICN) – Tóquio Narita (NRT) com 8 companhias e 14.828 voos

10) Osaka Kansai (KIX) – Taipé (TPE) com 8 companhias e 12.722 voos

Rota doméstica mais disputada do mundo

Aqui também não há surpresas. O gigante mercado chinês ocupa as cinco primeiras posições. Destaque para a líder do TOP 10, a rota de cerca de 400 km entre Jinghong e Kunming conta com 12 companhias aéreas que fizeram mais de 21 mil voos em 2019.

No TOP 10 ainda aparecem duas rotas no Irã (sexta e oitava posições) e uma na Coreia do Sul. Vale lembrar que a ligação coreana entre Jeju e Seul é a rota doméstica mais movimentada do mundo. Conheça as 10 rotas aéreas mais movimentadas do mundo.

Rotas mais disputadas da América Latina

Internacional

A ligação entre o Brasil e a Argentina aparece duas vezes no TOP 10 das rotas internacionais mais disputadas da América Latina. A viagem entre São Paulo (GRU) e Buenos Aires (EZE) liderava o ranking com folga antes da pandemia. Eram 6 companhias aéreas na rota que registrou mais de 10 mil voos em 2019, cerca de 27 por dia.

Sabemos que a rota deve perder competidores com o fim dos voos da Qatar Airways a Buenos Aires e rumores de que a Turkish também não planeja retomar os voos à Argentina.

Doméstico

Já entre as rotas domésticas mais disputadas pelas companhias aéreas, o Brasil aparece também em duas posições. Sem novidades para a ponte aérea São Paulo-Rio estar bem colocada no ranking, que é liderado pela rota peruana entre Cuzco e Lima com sete companhias aéreas e mais de 30 mil voos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *