Caminhos da Neve: nova rota turística promete unir serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul
Caminhos da Neve: nova rota turística promete unir serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul
Imagine só: paisagens branquinhas impressionantes e uma estrada que conecta você a vários destinos com esse visual no Sul do Brasil. É justamente essa experiência que a Rota Turística Caminhos da Neve quer tornar mais acessível quanto antes, ligando as regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Outro benefício do trajeto proposto, por exemplo, é reduzir 100 quilômetros de distância entre Florianópolis, em Santa Catarina, e Gramado, no Rio Grande do Sul. Conforme publicou o jornal local ABC+, saindo da Região das Hortênsias, o percurso passará por cidades como Bom Jesus, São João e Urubici, encurtando significativamente a distância entre os dois destinos.
Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca alertas de promoções de passagens aéreas!

Caminhos da Neve
Apesar da ideia da rota existir há quase 60 anos, ela ganhou o impulso necessário há pouco tempo. Em 2023, a Lei 14.587 foi sancionada, criando oficialmente o Roteiro Turístico Caminhos da Neve, permitindo que o projeto receba apoio direto de programas federais de turismo.
O Art. 2º da lei detalha a lista de todos os 22 municípios incluídos na rota, sendo 12 em Santa Catarina e 10 no Rio Grande do Sul:
Santa Catarina
- Anitápolis
- Alfredo Wagner
- Bocaina do Sul
- Bom Jardim da Serra
- Bom Retiro
- Lages
- Painel
- Rancho Queimado
- Rio Rufino
- São Joaquim
- Urubici
- Urupema

Urubici, em Santa Catarina – Foto: Secom/ Governo de Santa Catarina
Rio Grande do Sul
- Bom Jesus
- Cambará do Sul
- Canela
- Gramado
- Jaquirana
- Monte Alegre dos Campos
- Nova Petrópolis
- São Francisco de Paula
- São José dos Ausentes
- Vacaria

O traçado inicial do projeto contempla as rodovias planejadas BR-438 (197 km) e BR-486 (167,3 km), que se inicia em Itajaí, em Santa Catarina, e segue até o entroncamento com a BR-285, no município de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul.
A informação aparece no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Traçado da rota apresentado em Audiência Pública, em junho de 2025 – Fonte: DNIT/Reprodução
Mas para o sonho da BR-438 se tornar realidade, resta pavimentar cerca de 51 quilômetros do trajeto, o que representa 10,4% da rota.
Em Santa Catarina, a boa notícia é que o trecho de 10,3 quilômetros da SC-114 está com projeto executivo pronto, licenças ambientais e recursos para a conclusão nos próximos meses.

O problema está do outro lado. O grande desafio atual é que o lado gaúcho precisa pavimentar 40,7 quilômetros da BR-438. Uma possibilidade seria incluir o trecho no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, mas isso ainda não é garantido.
No mês passado, uma audiência pública em São Joaquim, em Santa Catarina, reuniu autoridades e lideranças para debater os avanços e desafios do projeto. Eles reforçaram a importância da obra para o desenvolvimento regional e a necessidade de união para o projeto sair do papel.
Rota turística no Sul do Brasil

Muito além de encurtar distâncias, os Caminhos da Neve são sobre um roteiro com riquezas naturais e culturais. A região é famosa pela incidência de neve no inverno e pelo ecoturismo, com uma flora e fauna específicas.
Um dos destaques é o Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim, conhecido por registrar mais de 100 geadas por ano, atraindo fotógrafos e visitantes em busca das paisagens branquinhas. Embora com pouca infraestrutura turística direta no local, há planos de melhorias nesse quesito.
Além do turismo de inverno, a região se destaca pela produção de frutas, como a maçã, e vinícolas que estão entre as melhores do Brasil. Há também uma forte presença de tradições alemãs, italianas e portuguesas, com festivais culturais e festas da colheita. Esperamos que a iniciativa dê certo e a rodovia ajude os viajantes! Vamos aguardar o que vem por aí!
* Fotos do post e da capa: Agência de Notícias do Governo de Santa Catarina/ Secom/ Divulgação