Fim do roaming internacional entre países do Mercosul deve ser anunciado na quarta-feira

Thayana Alvarenga
15/07/2019  ·  11:4215 · jul · 2019  ·  11:42

Fim do roaming internacional entre países do Mercosul deve ser anunciado na quarta-feira

Parece que em breve vai ficar mais fácil e barato se conectar à internet pelo celular em viagens ao exterior. É que deve ser anunciado nesta quarta-feira o fim da cobrança de roaming internacional entre países do Mercosul pertencentes ao bloco, no caso Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A medida ainda precisa ser aprovada pelo parlamento de cada país para entrar em vigor.

O roaming nada mais é do que o serviço prestado pelas operadoras de telefonias móveis quando o cliente está fora do Brasil. Segundo o jornal argentino La Nación, a ideia inicial era fazer com que a cobrança fosse encerrada gradualmente, mas posteriormente foi decidido acabar com tudo de uma vez. A mudança teria sido acordada com as empresas de telecomunicações.

A medida segue as normas da União Europeia (UE), que acabou com a cobrança de roaming internacional em junho de 2017. Na prática, o usuário vai pagar os mesmos preços adotados pela operadora que é cliente independente de onde estiver, nos serviços de internet móvel, torpedo SMS e ligações telefônicas.

As empresas brasileiras têm preços e pacotes que podem ser escolhidos de acordo com o perfil do cliente. As cobranças podem ser diárias, semanais e mensais, e os custos variam com o plano contratado. Na prática, os dados para acesso à internet costumam ser limitados e com preços não muito atrativos, o que leva muitos turistas a comprar um chip local no país de destino.

Lembrando que Brasil e Chile já firmaram este acordo no ano passado, mas a mudança ainda não entrou em prática. Se aprovado, não se sabe quando o fim da cobrança de roaming efetivamente comece a valer em países do Mercosul, embora a expectativa seja grande.

Vamos aguardar mais detalhes! E você, o que achou da novidade?