Países do Mercosul aprovam fim da cobrança de roaming internacional

Por
Publicado 19 · jul · 2019       21:52Atualizado 22 · jul · 2019

Boa notícia! Finalmente foi assinado o acordo que prevê o fim da cobrança de roaming internacional no bloco do Mercosul. Na prática, os viajantes que circularem entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai poderão se conectar à internet e fazer ligações sem custo adicional quando estiverem nestes países, conforme o plano contratado no país de origem. A novidade foi anunciada pela Anatel e confirmada durante reunião do bloco econômico na Argentina.

O roaming internacional nada mais é do que o serviço prestado pelas operadoras de telefonias móveis quando o cliente está viajando e utiliza dados ou ligações fora da área de cobertura, que geralmente se restringe às fronteiras nacionais. Ou seja, atualmente se você estiver passeando em Montevideo e fizer uma ligação para algum parente no Brasil, terá custos adicionais de roaming – exceto, claro, se tiver pacotes específicos para o tipo de serviço.

Para entrar em vigor a mudança ainda precisa ser aprovada pelo Congresso. De acordo com o documento apresentado, o fim do roaming passará a valer em 30 dias após a ratificação do acordo pelos países envolvidos. A medida segue as normas da União Europeia (UE), que acabou com a cobrança de roaming internacional em junho de 2017.

Para se conectar no exterior, atualmente as empresas brasileiras têm preços e pacotes que podem ser escolhidos de acordo com o perfil do cliente, com cobranças diárias, semanais e mensais. Na prática, os dados para acesso à internet costumam ser limitados e com preços não muito atrativos, o que leva muitos turistas a comprar um chip local no país de destino.

Lembrando que Brasil e Chile também firmaram este acordo no ano passado, mas a mudança ainda não entrou em prática. Vamos aguardar!

E aí, animado com a notícia?