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Nova companhia aérea da Arábia Saudita já teria destino e data inaugural definidos – o Brasil está no radar?

Mateus Tamiozzo
01/08/2025 às 12:09

Nova companhia aérea da Arábia Saudita já teria destino e data inaugural definidos – o Brasil está no radar?

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Os sinais mostram que falta pouco! A Riyadh Air, nova companhia aérea da Arábia Saudita que está chegando ao mercado com investimento financeiro pesado e a promessa de uma experiência luxuosa, pode já ter definido a data e o destino de seu voo inaugural. Segundo o site Simple Flying, a primeira operação será de Riad, a capital da Arábia Saudita, para o Aeroporto de Heathrow, em Londres, em 26 de outubro.

As informações têm como base a alocação de um slot (autorização de pouso e decolagem) diário para a Riyadh Air no aeroporto londrino, válido justamente a partir do fim de outubro. A escolha não é por acaso, já que as rotas para Londres costumam ter alta demanda e um retorno financeiro importante, além de uma infinidade de conexões.

De acordo com a reportagem do Simple Flying, o avião a ser usado na estreia seria um Boeing 787-9 arrendado da Oman Air, companhia aérea do país vizinho, já que as entregas para os sauditas estão atrasadas – algo que vem sendo sentido por empresas ao redor de todo o mundo, inclusive no Brasil.

Se por fora o avião terá a identificação da Riyadh Air, a configuração interna deverá ser totalmente da Oman Air, já que supostamente não haverá tempo hábil para reformular as cabines – há problemas também na cadeia de fornecimento de materiais e itens que compõem a estrutura interna. O Boeing 787-9 da Oman Air em questão tem 30 assentos de classe executiva na configuração 2-2-2 e 258 na econômica em layout 3-3-3.

Com uma estreia possivelmente “improvisada”, não será possível experimentar, de imediato, as cabines da empresa, que prometem não decepcionar no que se refere a luxo e conforto. A Riyadh Air, inclusive, já tem um Boeing 787-9 próprio, mas o usa para treinamentos e as certificações obrigatórias antes de lançar o primeiro voo.

A companhia já recebeu o Certificado de Operador Aéreo (COA), o mais importante no processo que antecede o lançamento de uma empresa aérea.

Como deverá ser a experiência na Riyhad Air?

Dizem que uma companhia aérea é a primeira impressão que se pode ter de um país. A Arábia Saudita vem se reposicionando perante o mundo como um destino, sobretudo, de luxo e uma nação moderna, altamente tecnológica e futurista – entraremos em detalhes no fim deste post.

A Riyadh Air parece estar seguindo esta premissa, e se a experiência de fato for tudo o que se imagina, poderá bater de frente com as vizinhas Emirates e Qatar Airways, para ficarmos apenas nos exemplos do Oriente Médio.

Cabines “atraentes” e “extraordinárias”

Em abril deste ano, a Riyadh Air anunciou detalhes de suas cabines, e destacou que terão “acabamentos de alta qualidade” e “tecnologia de última geração”. A empresa vai operar com dois formatos de classe executiva (a tradicional e a que chama de “Business Elite”), Premium Economy e econômica.

Na executiva, os layout será 1-2-1, com 24 assentos que ficam totalmente na horizontal, contam com porta deslizante, medem 1,98 metros de comprimento e tem 57 cm de largura. Na “Business Elite” há apenas 4 poltronas também deslizantes, com destaque para as telas de 32 polegadas com qualidade 4K – a Riyadh Air diz que são as maiores do mercado.

A Premium Economy, por sua vez, terá 39 assentos com quase 50 cm de largura em um layout 2-3-2 (a maioria das empresas adota o esquema 2-4-2). Na econômica, a configuração é 3-3-3 e a poltrona terá largura de quase 45 cm – serão 223 lugares.

Segundo a Riyadh Air, os interiores e configurações de cabine serão idênticos em toda a frota de Boeing 787-9.

Wi-fi gratuito, sistema de som sem fones e telas em 4K

Para uma empresa que parece disposta a investir muito dinheiro na experiência do passageiro, não surpreende que a Riyadh Air tenha dito que terá wi-fi gratuito e de alta velocidade para todos a bordo – desde que estejam logados no programa de fidelidade da companhia. A fornecedora será a Viasat. No Oriente Médio, a Qatar Airways vem implementando esse mesmo formato de internet a bordo, mas com a Starlink.

Nas classes Business Elite e executiva “tradicional”, a Riyadh Air terá uma parceria com a Devialet, empresa francesa que instalará uma tecnologia acústica nos apoios de cabeça que dispensa a necessidade de uso de fones de ouvido!

As telas com qualidade 4K que estarão na Business Elite também serão instaladas nas outras cabines, mas em tamanhos menores – 22 polegadas na executiva, 15,6 na Premium Economy e 13,3 na econômica. Ainda não há detalhes sobre o sistema de entretenimento.

Experiência visual e qualidade de assentos

Com ambições tão grandes, a Riyadh Air pode e deve pensar no conforto dos passageiros, especialmente ao considerar que a maioria de suas operações deverá ser de média e longa distância.

No que a companhia classifica como “experiência visual refinada até o último detalhe”, tons de lavanda vão predominar na classe econômica, enquanto elementos metálicos em dourado serão vistos nas demais cabines.

Os assentos serão projetados com espuma macia, tecidos “premium” inspirados no que a empresa chama de “conforto do lar” e costura com acabamento acolchoado.

Frota mista, com aviões de Airbus e Boeing

Todos esses elementos estarão presentes em três tipos diferentes de aviões. A Riyadh Air tem contratos com a Boeing para 39 pedidos firmes e 33 opções do Boeing 787-9 e com a Airbus para 50 A350-1000 e 60 A321neo. Os primeiros voos serão com os modelos da fabricante dos Estados Unidos.

Os dois primeiros são os mais modernos da atualidade. São equipamentos de corredor duplo (wide body) que fazem voos de longa distância. Já o A321neo, de corredor único (narrow body) opera rotas de curta e média distância.

Como destacamos, a Riyadh Air enfrenta atrasos na entrega de seus primeiros aviões por conta de dificuldades na cadeia global de suprimentos para as fabricantes. A empresa espera ter uma frota de mais de 180 aviões, mas o ritmo de crescimento desse número poderá não ser tão rápido quanto o esperado.

E a gastronomia e serviços no aeroporto?

A menos de três meses de sua possível estreia, a Riyadh Air ainda não deu detalhes sobre seu menu de refeições e bebidas a bordo. Tampouco explicou como será sua estrutura no Aeroporto Internacional Rei Khalid, em Riad.

Mas se considerarmos toda a tecnologia e luxo apresentados até aqui, podemos criar expectativas de que a empresa não poupará despesas para tentar impressionar os passageiros.

É importante destacar que um novo aeroporto – Rei Salman – está sendo erguido em Riad, e deverá ser entregue até 2030. A estrutura impressiona com seus 57 km quadrados, onde são esperados 120 milhões de passageiros até 2030.

O novo empreendimento terá seis pistas paralelas de pouso e decolagem, e deverá incorporar o espaço do terminal Rei Khalid. A expectativa é a de que seja um dos maiores aeroportos do mundo!

Como nasceu e para onde vai a Riyadh Air?

Com a promessa de voar para mais de 100 destinos ao redor de todo o mundo, a Riyadh Air foi lançada oficialmente em março de 2023. A empresa foi criada pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, que tem como presidente o príncipe saudita Mohammad bin Salman bin Abdulaziz. Segundo o site Aviation Week, o PIF vai investir até US$ 30 bilhões na Riyadh Air.

A ideia é que a capital Riad seja mais um importante centro de conectividade no Golfo Pérsico, como já é Dubai ou Doha, por exemplo, onde Emirates e Qatar Aiways, respectivamente, dominam as operações. A Arábia Saudita já conta com uma companhia aérea, a Saudia, também controlada pelo governo.

A Riyadh Air tem mantido a sete chaves quais serão os seus primeiros destinos – o que se sabe até agora é que há o slot para um possível voo inaugural para Londres em outubro.

O Brasil ainda não foi mencionado, mas com mais de 100 destinos em mente até 2030, não é demais sonhar com voos para cá em algum momento, considerando que Emirates e Qatar Airways já estão no Brasil – inclusive com anúncios recentes de aumento de frequências. A Etihad Airways, por sua vez, deve retornar em 2026.

Como toda companhia aérea, parcerias com outras empresas do setor são importantes, especialmente no que diz respeito à conectividade. E a Riyadh Air já está se mexendo neste sentido, com “memorandos de entendimento” assinados com Lufthansa, Air France-KLM, Egypt Air, Air China, China Eastern Airlines, Singapore Airlines, Delta Airlines e Virgin Atlantic.

Arábia Saudita e seu “reposicionamento” perante o mundo

A Riyadh Air tem um papel importante na tentativa da Arábia Saudita de ser vista de forma mais positiva ao redor do mundo e atrair novos investimentos.

Alvo constante de críticas por violações de direitos e uma série de restrições, sobretudo direcionados a mulheres, o país tem mudado de postura nos últimos anos e tentado suavizar a sua imagem na comunidade internacional. A nação saudita também tem se apoiado no esporte como uma ponte para o resto do mundo.

Uma das preocupações dos sauditas tem relação com a economia, muito dependente do petróleo, em um momento em que o mundo tenta avançar para o uso de matrizes energéticas menos poluentes. O objetivo geral dessas mudanças é, principalmente, atrair novas formas de investimento para o país, que, muitas vezes, vêm com a exigência de mudanças de hábitos. Vale ressaltar que a própria Arábia Saudita tem investido em outros meios de geração de energia.

Neste contexto, a Riyadh Air também entra em campo (ou nos céus) como “embaixadora” de uma Arábia Saudita que tenta se mostrar pronta para o futuro, moderna em muitos aspectos, altamente tecnológica e com diversidade econômica.

Direitos das mulheres avançam, mas continuam sob atenção

Duas das restrições que mais chamavam a atenção do mundo ocidental sobre as mulheres se referiam à proibição de dirigir e de frequentar estádios. Essas regras foram derrubadas em 2018 e marcaram o início de uma mudança de postura do país.

Mais recentemente, a Arábia Saudita removeu restrições para que mulheres possam obter passaporte e viajar para o exterior, além de permitir que possam escolher onde viver e sair de casa sem o marido.

Outra conquista importante foi a permissão para uma mulher ser a “líder” da casa e não ser legalmente obrigada a obedecer ao marido. No trabalho, a demissão de mulheres grávidas agora é proibida.

Para aquelas que querem empreender, o país facilitou o acesso a crédito, proibindo a discriminação baseada em gênero.

É interessante observar que, em seu site de carreiras, a Riyadh Air dá exposição igual para funcionários do sexo masculino e feminino com depoimentos e fotos, e destaca que tem um “time diverso e talentoso que se alinha com seus valores e visão”.

Esporte como ferramenta de persuasão

A Arábia Saudita aposta no esporte como uma de suas principais ferramentas do chamado soft power, quando se exerce influência sem o uso de força bélica, para se projetar positivamente e atrair investimentos que não fiquem restritos ao setor energético.

Com muito dinheiro em jogo, a conquista recente mais impactante do país foi a escolha para sediar a Copa de futebol masculino de 2034. Por outro lado, a Arábia Saudita está na briga para sediar os Jogos Olímpicos de 2036 ou 2040.

No automobilismo, os sauditas recebem uma das etapas da Fórmula 1 desde 2021, com arquibancadas frequentadas por homens e mulheres. O tênis também começou a entrar na Arábia Saudita, recebendo desde o ano passado um importante evento do circuito feminino. Isso sem falar no futebol, que ganhou enorme visibilidade global a partir da contratação de grandes estrelas.

E a Riyadh Air com isso? Não por acaso, mesmo antes de sua estreia, a companhia aérea já colocou sua marca em alguns eventos esportivos. No tênis, é a transportadora oficial do WTA Finals, um dos torneios de tênis feminino mais importantes do ano que, em 2025, acontecerá em Riad. Vale destacar que a PIF, fundo que ajudou na criação da empresa aérea, tem uma parceria com a ATP, do tênis masculino.

No futebol, a Riyadh Air se tornou parceira da Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf).


São muitos os elementos envolvidos na criação e na operação da nova companhia aérea da Arábia Saudita. A empresa parece vir com apetite (e muito dinheiro) para o cenário global da aviação, e aguardamos ansiosos pelos desdobramentos. Ficou interessado em voar com a Riyadh Air? Participe nos comentários!

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