Por risco de enchentes, Oktoberfest Blumenau é suspensa pela primeira vez na história
Por risco de enchentes, Oktoberfest Blumenau é suspensa pela primeira vez na história
Os temporais que atingiram o estado de Santa Catarina essa semana fizeram com que a Oktoberfest Blumenau fosse suspensa nos próximos dias. O maior evento cervejeiro do país começou na quarta-feira, mas como a previsão é de enchentes na cidade a organização optou por suspender o evento, a princípio por cinco dias, de hoje até terça-feira. Em 39 anos de evento, é a primeira vez que ocorre algo desse tipo.
O retorno oficial da Oktoberfest está condicionado ao clima, ao fim dos temporais e à melhora no nível de água do Rio Itajaí-Açu, mas a expectativa é que ela volte na quarta-feira (11/10). Além disso, é preciso ainda se concentrar na limpeza da Vila Germânica, local da festa. Por causa dessa mudança no calendário do evento em Blumenau, a organização afirmou que vai prorrogar a Oktoberfest por uma semana, indo até o dia 29 de outubro (se encerraria dia 22).
Mais de 50 cidades de Santa Catarina registraram estragos devido ao mau tempo e os temporais. Segundo a Defesa Civil estadual, a previsão é de enxurradas, inundações e alagamentos de hoje a domingo.
Apesar de ter tido a abertura oficial na quarta-feira, a Oktoberfest já teve suas programação alterada logo no primeiro dia. Em respeito às famílias atingidas pela chuva, o tradicional brinde da cerimônia não aconteceu e o desfile de abertura também foi cancelado.
Segundo a Prefeitura de Blumenau, quem comprou ingressos para esses dias em que a festa foi cancelada poderá pedir o reembolso do valor ou trocar as datas no site oficial da Oktoberfest (essa opção, no entanto, ainda não está disponível).
*com informações do G1