Câmara avalia criação de novo parque no Rio de Janeiro
Câmara avalia criação de novo parque no Rio de Janeiro
Com belezas de sobra, o Rio de Janeiro pode ganhar mais um atrativo turístico de natureza! Isso porque a Câmara Municipal do Rio (CMRJ) deve aprovar a criação do Parque Municipal da Lagoa do Camorim, na Barra da Tijuca.
Com uma área de 220 mil m² às margens do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital, o parque pode se tornar um polo turístico e de educação ambiental no Rio.
Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca nenhuma promoção de viagem!
A ideia do novo atrativo foi sugerida pelo biólogo Mario Moscatelli, que atua há anos com o trabalho de recuperação e preservação de manguezais. Para isso, um projeto de lei que prevê a criação da Unidade de Conservação deve ser votado neste semestre.
“Temos mangue, brejo e algumas formações de restinga na área do possível parque, e a ideia é que não haja vias dentro dela e que o acesso seja feito através de barco, para controlar o fluxo. Não é uma área que possa receber grande contingente de público”, explicou Moscatelli em entrevista ao jornal O Globo.
Ver essa foto no Instagram
Projeto de lei
Conforme o projeto de lei, o município será o responsável pela gestão do parque, a qual pode ser compartilhada com o Governo do Estado. A prefeitura também deverá determinar os órgãos competentes e as equipes necessárias para elaborar estudos a fim viabilizar a implantação da Unidade de Conservação.
O projeto de lei 3.070/2024 é de autoria dos vereadores Carlo Caiado (PSD), Tainá de Paula (PT), Dr. Carlos Eduardo (PDT) e Eliseu Kessler (MDB). A proposta já conta com parecer favorável de todas as comissões envolvidas.
Agora, o documento está na pauta de votação e precisa ser apreciado em primeira discussão para, depois, ser aprovado em uma segunda votação. Por último, o projeto irá para sanção do Poder Executivo.
Leia a reportagem completa no jornal O Globo.