logo Melhores Destinos

Rio de Janeiro fecha praias e proíbe banho de mar

Monique Renne
Monique Renne
19/03/2021 às 10:37

Rio de Janeiro fecha praias e proíbe banho de mar

As praias do Rio de Janeiro serão fechadas no final de semana! A nova medida restritiva para combate à Covid-19 foi publicada hoje (19) em decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro. A medida, uma das mais rígidas já tomadas pela cidade do Rio de Janeiro, prevê a proibição de acesso às praias, tanto para banho de mar quanto para permanência na faixa de areia. A decisão, que vale para da 0h de sábado (20) até as 5h de segunda-feira (22), soma-se a outro decreto publicado pela cidade do Rio de Janeiro, que prevê medidas restritivas até o dia 22/03.

As novas medidas restritivas da cidade do Rio de Janeiro atingirão ainda o acesso de ônibus turísticos à cidade, assim como o estacionamento na orla das praias. Lembrando que entre as medidas tomadas anteriormente, ainda em vigor, está o toque de recolher das 23h às 5h. O Rio de Janeiro pretende ainda antecipar feriados nos próximos dias como medida de combate à Covid-19.

Praias fechadas no Rio de Janeiro

Segundo o novo decreto, as regras para o acesso às praias e orla no Rio de Janeiro preveem as seguintes medidas:

  • Proibida a permanência de indivíduos nas areias das praias, em qualquer horário, incluindo-se a prática de esportes, o banho de mar e o exercício de qualquer atividade econômica, incluindo-se o comércio ambulante fixo e itinerante e a prestação de serviço de qualquer natureza;
  • Proibida a entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no Município, exceto aqueles que prestem serviços regulares para funcionários de empresas ou para hotéis, cujos passageiros comprovem, neste caso, reserva de hospedagem;
  •  Proibido o estacionamento de veículos automotores em toda a orla marítima, exceto para os moradores, idosos, portadores de necessidades especiais, hóspedes de hotéis e táxis;
  •  Proibida a utilização das pistas de rolamento das avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica e de ambos os sentidos das pistas de rolamento do Aterro do Flamengo como áreas de lazer.

Entre as medidas válidas pelo decreto anterior estão:

  • Setor de serviços poderá funcionar de 8h às 17h; a administração pública de 9h às 19h; e  o comércio em geral, de 10h30 às 21h. Os estabelecimentos dentro de shoppings e centros comerciais deverão seguir, obrigatoriamente, esse horário escalonado. Essas medidas foram discutidas com as entidades empresariais;
  • Proibição da permanência de pessoas em vias públicas das 23h às 5h;
  • Proibição de eventos e festas em áreas públicas e particulares, incluindo rodas de samba;
  • Proibição de funcionamento de boates e casas de espetáculos;
  • Proibição de exposição à venda ou comercialização de bebidas alcoólicas em bancas de jornais e revistas;
  • Bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques podem funcionar até as 21h. Após esse horário, é permitida entrega em domicílio, drive-thru, entrega rápida com retirada no estabelecimento. Não é permitido o consumo nos locais.
  • Todas as atividades econômicas com atendimento presencial deverão respeitar a lotação máxima de 40%

Medidas restritivas de combate à Covid-19 estão sendo tomadas em todos os estados do Brasil. Este não é o momento de viajar. Caso seja necessário, confira as medidas restritivas em todo o Brasil e esteja bem preparado. Confira as medidas restritivas do estado do Rio de Janeiro.

Leia também
Mapa da covid-19: como estão as restrições em cada estado do Brasil


Lembre-se que este não é o momento de viajar. Se possível, fique em casa! Se não der para viajar nos feriados 2021, aproveite os feriados 2022 para relaxar.