Richard Branson oferece sua ilha no Caribe para salvar a Virgin Atlantic
Richard Branson oferece sua ilha no Caribe para salvar a Virgin Atlantic
O empresário Richard Branson, dono do grupo Virgin, disse que vai colocar a sua ilha particular no Caribe como garantia em sua tentativa de convencer o governo do Reino Unido a salvar suas empresas de falir. Ele, que é a sétima pessoa mais rica do Reino Unido com uma fortuna estimada em 4,7 bilhões de libras e mora em Necker Island, nas Ilhas Virgens Britânicas, prometeu que iria “levantar o máximo de dinheiro possível para salvar o máximo de empregos”.
Alguns líderes do setor apoiaram o pedido de ajuda de Branson ao governo, mas ele enfrentou uma reação negativa de alguns, dada a sua riqueza pessoal e o fato de ele estar em sua propriedade privada em Necker Island no Caribe, onde não paga imposto de renda.
Em uma nova carta aberta aos funcionários, Branson rebateu as críticas com algumas explicações mais detalhadas sobre o que suas empresas precisam e sua própria situação econômica. Mais importante ainda, ele prometeu “levantar o máximo de dinheiro possível com a ilha para garantir o maior número possível de empregos em todo o grupo Virgin”.
An open letter to Virgin employees https://t.co/Nv1RLBhp3j pic.twitter.com/Qj16CUT5N0
— Richard Branson (@richardbranson) April 20, 2020
Além de colocar sua casa em Necker Island nas Ilhas Virgens Britânicas como garantia, Branson comentou sobre o grupo Virgin e o empréstimo do governo. Segundo o empresário, “não seria dinheiro de graça e a companhia aérea pagaria de volta”. Ele também falou o que uma possível perda da Virgin Australia significaria para o setor aéreo. “Se a Virgin Australia desaparecer, a Qantas efetivamente teria o monopólio dos céus australianos”.
“Nas cinco décadas em que estive nos negócios, esse é o momento mais desafiador que já enfrentamos”, escreveu Branson. “Faremos tudo o que pudermos para manter as empresas funcionando, mas precisaremos de apoio do governo para conseguir isso diante da grave incerteza em torno das viagens e sem saber por quanto tempo aviões serão aterrados”, disse.
Branson também se defendeu de falas sobre sua própria fortuna: “Vi muitos comentários sobre meu patrimônio líquido, mas isso é calculado sobre o valor dos negócios da Virgin em todo o mundo antes desta crise, não sendo considerado dinheiro mesmo”.
A Virgin Atlantic tinha planejado voar entre São Paulo e Londres, porém a crise enfrentada pelo setor de aviação devido à crise do coronavírus adiou os planos.