logo Melhores Destinos

Retrospectiva Melhores Destinos: as dicas de viagem imperdíveis que publicamos em 2020!

Thayana Alvarenga
31/12/2020 às 5:00

Retrospectiva Melhores Destinos: as dicas de viagem imperdíveis que publicamos em 2020!

2020 foi um ano atípico mundialmente, principalmente para nós viajantes, já que o setor de aviação foi um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19. Aeroportos viraram garagens de aviões, terminais ficaram vazios, passaportes tiveram menos carimbos. Até o modo como se viaja foi adaptado pelos mais apaixonados: incontáveis lives, visitas a museu virtual, voos de mentira… Tudo para de alguma maneira matar um pouco da saudade de viajar.

Esse ano marcante será lembrado por muitas outras coisas também, como dicas infalíveis que divulgamos aqui no MD te ensinando a viajar mais gastando menos. Pensando nisso, reunimos os principais macetes sobre diversos destinos que postamos esse ano para você adiantar sua programação e roteiros de olho em quando pudermos voltar a viajar. Confira a seguir!

Janeiro

Ah, janeiro. Após um 2019 com muitas promoções, começamos janeiro com a expectativa de um ano ainda mais recheado de ofertas pra gente viajar barato. Parecia tudo bem, apesar de que já se alastrava pela Ásia um tal de coronavírus. Mas praqueles lados é comum acontecer isso mesmo, né?! Inocentemente pensávamos…

Enquanto ainda estava tudo relativamente normal aqui no Brasil, nós fomos ver de perto como é o passeio no Trem Maria Fumaça de Campinas a Jaguariúna, uma ótima opção de lazer para quem mora em São Paulo e arredores. Além disso, você pode conferir os cinco passeios para curtir o frio europeu em Portugal.

Se você tem casamento marcado, vale a pena conhecer a lista divulgada com os 8 melhores destinos de lua de mel no mundo. Entre os destinos nacionais, há quem escolha viajar para a Cidade Maravilhosa, podendo ser interessante conferir nossas os dez erros para evitar numa viagem ao Rio de Janeiro! Buenos Aires como sempre na nossa mira, ganhou um roteiro com informações para você curtir a temporada de verão na capital argentina.

Verão em Buenos Aires

Ainda em janeiro, divulgamos a nossa lista de 25 coisas para fazer em Nova York sem pagar nada.  Na Ásia, estávamos falando de coisas interessantes como o que fazer em Xangai e dicas de turismo pela China. Dava também para conhecer 12 templos exóticos ao redor do mundo.

Aqui no Brasil, o parque aquático Blue Beach Thermas Park foi anunciado na Grande São Paulo e já está em funcionamento. Quem quer ir pro Nordeste pode aproveitar a nossa sugestão de destinos para férias perfeitas por lá. Também no começo do ano, deu para conhecer também como é feita a preparação das refeições servidas a bordo de  voos internacionais, além das cidades mais bonitas do mundo e os voos diretos mais longos dentro do Brasil.

Fevereiro

O mês de fevereiro começou e já fomos conhecer a RioStar, a maior roda-gigante da América Latina que fica no Rio de Janeiro! Para organizar essa e outras viagens nada melhor do que entender os 15 golpes de viagem mais comuns (e dicas para evitá-los!) e lembrar dos 14 itens indispensáveis para qualquer viagem que não podem faltar na sua mala (confira o vídeo a seguir).

Além disso, mostramos como são as salas VIP do Aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires e como acessá-las, além de um roteirinho imperdível de o que fazer em Belo Horizonte. Você pode conhecer os limites para transporte de bebidas em viagens de avião e também os 12 segredos dos parques da Disney que apenas os especialistas sabem.

Outra dica bacana que divulgamos foram os estacionamentos baratos perto do Aeroporto de Guarulhos para você economizar, bem como quais são as políticas de no-show das companhias aéreas brasileiras. Fomos até o Icon Park para mostrar com detalhes como é o parque de diversões em Orlando.

Março

No mês de março a pandemia da Covid-19 chegou com tudo aqui no Brasil. Com aeroportos fechados e companhias operando apenas voos essenciais, tivemos que suspender a postagem de promoções pela primeira vez na história do MD e passamos a divulgar apenas dicas para você conhecer alguns lugares do mundo sem sair de casa durante a quarentena. Opções de museus virtuais, as lições que as empresas aéreas precisavam aprender com a crise do coronavírus e dicas de como aproveitar o momento para planejar suas futuras viagens.

Sky Costanera é atração no Chile

Falando nisso, então divulgamos dicas completas sobre diversas atrações pelo mundo, entre elas o Sky Costanera, o Observatório Edge, bem como dicas de destinos de viagem na Itália e Sudeste Asiático, além de Mendoza, na Argentina, e Zakynthos, na Grécia. Sem ir tão longe, preparamos também dicas de coisas (quase de graça) para fazer em São Paulo, entre elas visitar o Beco do Batman. Outra sugestão bacana é conferir nosso guia para aproveitar os descontos comprando no free shop – embora nem sempre ele seja a opção mais vantajosa.

Abril

Em abril seguimos apostando em dicas úteis para você organizar a sua viagem quando tudo isso passar. Entre elas, estão como enfrentar o medo de voar, como dormir numa viagem de avião, dicas de segurança em viagens, diferença entre escala, conexão e stopover e respondemos a dúvidas como com quanto tempo antes do voo é preciso chegar ao aeroporto e as melhores maneiras de organizar as suas fotos de viagem.

Preparamos também conteúdos especiais sobre a Virgin Atlantic, um roteiro na Serra do Cipó em Minas Gerais, como aproveitar os recursos do Google Maps nas viagens, tudo sobre o Taj Mahal e como comprar ingresso para a Torre Eiffel.

Paris

Se você gosta das comodidades das salas VIP vai curtir nosso post completo sobre o Priority Pass e o LoungeKey, que permite acessar a milhares de lounges pelo mundo. Além disso, publicamos também sobre como obter dupla cidadania e fazer o passaporte europeu, como planejar uma viagem de volta ao mundo e tudo sobre o cicloturismo, a arte de viajar de bicicleta.

Maio

Vamos voltar ao mês de maio para relembrar o nosso guia de comidas típicas da América do Sul, com direito a saber tudo o que comer de gostoso nos destinos do continente. Teve também as nossas dicas para fazer compras no exterior, o passo a passo para planejar sua viagem para a Disney, onde estacionar barato perto do Aeroporto de Congonhas, e tudo sobre a EasyJet e a Ryanair, as companhias aéreas low cost da Europa.

disney novas regras

Além disso, postamos roteiros completos para a sua viagem a Sintra e outros destinos de Portugal, bem como nosso guia especial da Jordânia. Se você não quiser ir tão longe pode conferir a lista das melhores praias do Nordeste.

Junho

No mês de junho lançamos um guia de companhias low cost da Europa, explicando como economizar e evitar custos extras no exterior voando especialmente com a Volotea, Norwegian, Vueling e Wizz Air, que figuram entre as principais. Também fizemos um especial com a fabricante brasileira de aviões Embraer.

Entre os destinos, temos as dicas com tudo para a sua viagem ao Beto Carrero World, quais restaurantes em Buenos Aires você tem que experimentar, como ver aurora boreal na Islândia, além de informações para você planejar sua viagem para o Caribe ou o roteiro atualizado para a Índia. Se gosta de visitar destinos religiosos, Fátima, em Portugal, sem dúvida merece estar na sua lista. Mas se a ideia é ficar pelo Brasil, as praias do litoral norte de São Paulo são uma ótima pedida. A melhor maneira de desvendar as praias locais pode ser alugando um carro. Veja aqui como comprar seu ingresso para o Beto Carrero com desconto.

Caribe

Também respondemos a uma dúvida muito frequente dos leitores sobre qual o melhor aeroporto entre o Santos Dumont e o Galeão, no Rio de Janeiro? Não deixe de conferir também as dicas para o seguro viagem, ele será bastante útil quando você colocar em prática aquele plano antigo de visitar as 7 maravilhas do mundo.

Julho

O mês de julho é especial para o Melhores Destinos, pois é o nosso aniversário! Em 2020 completamos 12 anos em meio à pandemia, sem poder viajar, algo muito diferente do habitual. Fizemos um post especial com cinco lições que aprendemos nesse ano marcante devido ao coronavírus.

Teve também dicas importantes para você organizar sua visita ao Museu Catavento em São Paulo, sua viagem para Gramado e o que fazer de graça em Gramado, dicas importantes para conhecer o Jalapão e Bonito, além do melhor de Jericoacoara, no Ceará, e Ilha Grande e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. No internacional, publicamos também dicas exclusivas de Oxford e Coimbra, as famosas cidades universitárias. A Disney passou a exigir agendamento para visita em seus parques chamado Disney Park Pass – postamos também um especial sobre a Disney e seus ingressos tão caros.

Jalapão

Respondemos também as suas dúvidas sobre a temporada de furacões no Caribe, sobre companhias aéreas low cost no Brasil, como funcionam as tábuas de maré no litoral, dicas para usar o metrô pelo mundo e como aproveitar da melhor maneira o Google Tradutor.

Agosto

Em agosto a quarentena passou a ser flexibilizada em diversos estados brasileiros, e com isso lançamos mais posts especiais com dicas de destinos. A recomendação de isolamento social fez muita gente focar em viagens de carro e para cidades perto de onde mora. Então demos sugestões de hotéis fazenda que valem a pena conhecer no Brasil, bem como de pousadas e hotéis inesquecíveis para se isolar em meio à natureza nos arredores do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Tivemos também dicas exclusivas da Chapada Diamantina, sugestões de passeios de trem para fazer no Brasil, destinos para relaxar perto de Brasília, passeios alternativos para fazer em Porto de Galinhas, 74 dicas de o que fazer em Gramado e outras 47 dicas imperdíveis da Chapada dos Veadeiros. Além disso, preparamos conteúdos sobre destinos de inverno para curtir em terras brasileiras e 10 praias da Bahia que você precisa conhecer!

o que fazer em cancun

Cancún

No internacional, sugerimos o que fazer em Cancún e em Playa del Carmen, como aproveitar os serviços do metrô de Paris, o que fazer em Bariloche e dicas de viagem para Macau. Ainda na Ásia, listamos parques da Coreia do Sul um tanto inusitados. Quem quer ir para a Europa não pode deixar de ler nossas dicas de Lisboa bairro a bairro. Também listamos tudo o que você precisa saber para a sua primeira viagem a Israel, além de dicas de quem mora na Austrália sobre o que fazer em Brisbane.

Outra dica muito legal que divulgamos são os melhores aplicativos para você organizar os seus gastos de viagem, muito útil para economizar, bem como os acessórios que você precisa ter em sua bagagem. O que é duty free, flightradarblablacar foram outros temas interessantes abordados, assim como turismo de nascimento, uma maneira de bebês ganharem cidadania automática ao nascer. Explicamos também como funciona o Airbnb, com dicas essenciais para a sua hospedagem.

Setembro

Setembro chegou e com ele mais dicas de viagem para diversos destinos. Começando pelas joias brasileiras, preparamos um post com o que fazer em Florianópolis, além de dicas para aproveitar o litoral norte de São Paulo, tanto em Maresias como as praias de Ubatuba.

Em Minas Gerais, desbravamos o paraíso de Capitólio e separamos 8 destinos para visitar perto de Porto Alegre. Ainda ali pertinho, uma boa pode ser conferir nossas sugestões para comer um bom fondue em Gramado. Se a ideia é visitar o Cristo Redentor, temos um guia explicando como visitar e comprar ingressos. No Nordeste brasileiro, vale a pena conferir nossos posts especiais de o que fazer em Maragogi, além do roteiro completo de Porto de Galinhas, e dicas para a sua viagem para a Caraíva, na Bahia.

Melhores Praias de Mykonos

Mykonos

Para a sua viagem ao exterior, separamos algumas dicas especiais de Mykonos, Seul, tudo sobre o turismo do Camboja e a melhor época para visitar a Tailândia. Pode ser interessante também reler sobre os países islâmicos e a etiqueta e costumes e dicas para viajar em segurança. Você sabe como trazer garrafas de bebidas em voos internacionais e nacionais? Não? Então nosso post é pra você! Dá também para conhecer as comidas típicas pelo mundo que você precisa experimentar.

Outubro

Outubro é o mês de relembrar os roteiros completíssimos que divulgamos para você organizar a sua próxima viagem, principalmente nacional. Entre os destinos estão Porto Seguro, Cabo Frio, Morro de São Paulo, Alter do Chão, o que fazer no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu, dicas da Praia dos Carneiros e passeios e praias de Fortaleza para você relaxar. Confira também o nosso guia com o que fazer em Curitiba e os passeios imperdíveis em São Paulo, inclusive na Avenida Paulista. De olho no exterior há nossos roteiros de viagem para a Itália, bem como Kefalonia, na Grécia, e o que fazer em Koh Phi Phi, a famosa ilha da Tailândia, e dicas para a sua primeira viagem a Buenos Aires.

Se você tem vontade de casar na praia, pode valer a pena conferir nossas dicas de destinos nacionais e internacionais, além de lugares para viajar barato e economizar nas férias. Dá também para aproveitar a nossa lista com comidas típicas do Nordeste para provar em suas viagens.

Acarajé aparece entre as comidas típicas do Nordeste

No clima de Halloween, recorde conosco 27 cemitérios e catacumbas para incluir no seu roteiro de viagem, bem como países onde brasileiros não precisam de visto. Além disso, temos relatos de como é andar de trem-bala, quais aeroportos turísticos adoraríamos ver funcionando ou ampliados, 24 países onde você pode comprar a cidadania (e ter um segundo passaporte) e como fazer a PID, a carteira de motorista válida em todos os países. Se você gosta de pedalar, as bicicletas do Itaú podem servir pra você, sendo uma opção interessante nas viagens.

Novembro

Já em clima de fim de ano, novembro também foi marcante pela morte do craque Diego Maradona, então preparamos um roteiro por 7 lugares de Buenos Aires que marcaram a vida do ídolo argentino.

Se está nos seus planos visitar a Europa ano que vem, você pode conferir os detalhes de quanto custa viajar para Portugal, 53 dicas de o que fazer no Porto e tudo sobre o que fazer em Lisboa! Pode ser importante também verificar os documentos necessários para viagens com menores. Além disso, nós testamos a Buser, conhecida também como o “Uber do ônibus”. Se você é dos viajantes milheiros vai gostar do nosso conteúdo sobre o que é o AwardWallet e como usá-lo para organizar seus pontos e milhas.

Lisboa

Tem gente que curte visitar destinos exóticos na viagem, por isso listamos 15 lugares estranhos, esquisitos e inusitados para visitar pelo mundo. Caso você não queira ir tão longe, pode gostar do nosso post com tudo sobre a Rua 25 de março em São Paulo, além de destinos no litoral como a Praia do Espelho, na Bahia, e algumas praias desertas no Brasil – temos também tesouros escondidos no litoral norte de São Paulo. Além das praias e cachoeiras, você pode conferir nossas dicas de lugares para visitar perto de São Paulo – também com opção de turismo de aventura.

Dezembro

Enfim, dezembro! Depois de um ano tão turbulento, o que a grande maioria de nós espera é um ano novo com muita saúde para viajar bastante e compensar o tempo perdido! O último mês de 2020 já começou com o Melhores Destinos eleito o melhor do Brasil no Prêmio iBest 2020 na categoria Viagem e Turismo. Uma grande honra para nós, pois resultados assim nos incentivam a produzir com ainda mais amor conteúdos como todos esses que foram citados aqui neste post.

Além disso, ainda publicamos dicas especiais sobre as sete cidades de montanha mais deslumbrantes da Europa cobertas de neve, bem como apresentamos o Costa Firenze, o mais novo navio da Costa Cruzeiros. Ainda sobre os imponentes gigantes dos mares, conheça os 10 maiores navios de cruzeiro do mundo. Dá também para você saber quanto custa viajar para as Maldivas, os 14 erros em uma viagem à Itália que você deve evitar, o que fazer em Santiago, 7 restaurantes onde comer carne em Buenos Aires e parques aquáticos em São Paulo que você precisa conhecer – entre eles está o Magic City, perto da capital paulista.

Parque aquático Magic City em Suzano (SP)

Não deixe de ler nossas dicas de viagem para Arraial do Cabo e Inhotim, além da nossa lista de praias para crianças para curtir em família no litoral norte de São Paulo. Você pode consultar também os piores lugares no avião e dicas para evitá-los, além de conhecer alguns países onde o seguro viagem é obrigatório para turistas brasileiros.

Ufa, nossa equipe trabalhou bastante para produzir muitos posts de dicas e informações a ajudar vocês a viajar mais e melhor, não é? Sentiu falta de algum post ou tem sugestão de assunto para tratarmos no ano que vem? Deixe nos comentários!


 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção