Retomada das viagens: confira como está o processo de reabertura em 65 países pelo mundo

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
10/06/2020 às 16:40 - atualizado em 26/08/2020

Retomada das viagens: confira como está o processo de reabertura em 65 países pelo mundo

A retomada de viagens internacionais pós-pandemia deve ser lenta e gradual, mudando o turismo como conhecemos. Após suspender a entrada em seus territórios, alguns países começam a se preparar para a reabertura de fronteiras. Saiba quais são e confira as medidas para garantir a segurança dos turistas.

Algumas companhias aéreas já planejam retomar voos para o Brasil, ajudando na normalização do cenário e o planejamento de próximas viagens. Vale reforçar, no entanto, que a retomada dos voos dependerá de decisões dos governos sobre reabertura de fronteiras e permissões para viagens internacionais.

Confira o que está sendo feito nos principais países em relação às restrições de viagem, abertura de fronteiras, retorno dos voos e fim da quarentena.

Leia também:
Entrada autorizada: Lista de países para onde brasileiros podem viajar

Vamos atualizar esse post conforme recebermos notícias mais atualizadas de cada país.

🇿🇦 África do Sul

Embora relatórios preliminares apontem que a África do Sul possa permanecer com as fronteiras fechadas para turistas até fevereiro de 2021, a Associação Africana de Viagens e Turismo (ATTA) declarou estar pronta para a retomada de viagens internacionais na África do Sul a partir de setembro.

🇩🇪 Alemanha

Viagens não essenciais para a Alemanha estão proibidas no momento. A abertura a viajantes fora da União Europeia e da zona Schengen deve acontecer apenas depois que os controles internos forem retirados.

A Alemanha reabriu parcialmente as fronteiras terrestres com a França, Suíça e Áustria, permitindo a entrada de viajantes com razões válidas para entrar no país (visitar parentes, tratamento de saúde etc).

🇦🇷 Argentina

Para conter o avanço do coronavírus, o governo da Argentina adiou a volta dos voos para novembro. Para notícias atualizadas de lá, acesse o Mejores Destinos Argentina.

🇦🇼 Aruba

De acordo com a Autoridade de Turismo de Aruba, a ilha espera reabrir suas fronteiras entre 15 de junho e 1 de julho. A ilha já permite a reabertura de restaurantes ao ar livre, mas permanece sob toque de recolher à noite.

🇦🇺 Austrália

Austrália e Nova Zelândia planejam uma “bolha de viagem” onde as pessoas poderiam transitar entre os dois países livremente e sem quarentena. Representantes dos governos estão discutindo a criação de um corredor especial, já que ambos os países estão conseguindo controlar os casos de contágio interno.

No entanto, a entrada de passageiros na Austrália continua suspensa, salvo casos de cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas. Internamente, já se discute a reabertura apenas em 2021.

🇧🇸 Bahamas

As Bahamas esperam retomar viagens comerciais em 1° de julho, de acordo com o Ministério de Turismo e Aviação da ilha. As chegadas internacionais por enquanto ainda estão restritas e muitos resorts e hotéis estão fechados para viajantes estrangeiros. Os restaurantes ainda seguem realizando atendimentos de retirada e delivery, com diversos estabelecimentos ainda fechados.

🇧🇧 Barbados

O Aeroporto Internacional Grantley Adams está fechado para voos comerciais até 30 de junho. Quando reabrir, tudo indica que os turistas tenham que fazer uma quarentena por 14 dias. Em 1 de junho, a ilha reabriu lojas, parques e restaurantes, de acordo com o Serviço de Informações do Governo de Barbados.

🇧🇴 Bolívia

A Bolívia segue com as fronteiras fechadas, sem previsão de reabertura.

🇨🇦 Canadá

A companhia canadense Air Canada adiou a retomada dos seus voos de Toronto para São Paulo pelo segunda vez. Agora, a data prevista para o reinício das operações é 1° de agosto, com frequência diária.

A entrada de passageiros no Canadá continua suspensa, exceto para cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas. O fechamento da fronteira entre Canadá e Estados Unidos foi estendido, com possibilidade de prorrogação.

🇶🇦 Catar

A Qatar reduziu a frequência na rota de Doha para São Paulo de 7 para 3 voos semanais – e assim deve permanecer até julho. A operação diária entre São Paulo e Doha está prevista para ser restabelecida em agosto.

🇨🇱 Chile

O Chile mantém a suspensão da entrada de estrangeiros, sem previsão de retorno. Mais detalhes sobre como estão as coisas no país no Mejores Destinos Chile.

🇨🇳 China

Algumas regiões da China já estão lentamente reabrindo para o turismo. É o caso de trechos da Grande Muralha da China, que foi reaberta ao público após ter sido fechada por dois meses devido a expansão do COVID-19. O complexo da Disney em Xangai também foi parcialmente reaberto desde 11 de maio.

No entanto, a China permanece com a suspensão de entrada de estrangeiros desde 28 de março. Internamente, já se discute a flexibilização de vistos de entrada para viajantes a negócios vindos de Singapura e Coreia do Sul.

Turismo na China pós-quarentena

Perto do fim da quarentena, turismo vai começando a se reerguer na China

 🇨🇾 Chipre

Desde 9 de junho o Chipre passou a permitir voos diretos de 19 países, como Israel e nações da União Europeia. A lista deve ser expandida para incluir outros países nos próximos meses.

O país declarou estar disposto a pagar os custos de estadia e alimentação para aqueles que forem infectados pelo coronavírus dentro de suas fronteiras. Para entrar na ilha, no entanto, os visitantes terão que apresentar teste negativo para coronavírus emitido no país de origem nas últimas 72 horas.

🇨🇴 Colômbia

A entrada de estrangeiros na Colômbia está proibida até 31 de agosto. Voos domésticos em território colombiano também não serão permitidos até 30 de junho.

🇰🇵 Coreia do Norte

Até o momento as fronteiras continuam fechadas, inclusive com a China, de onde chegam a maioria dos voos. Somente diplomatas podem atravessar a fronteira.

🇰🇷 Coreia do Sul

A isenção de visto para mais de 90 nacionalidades foi suspensa.

🇨🇷 Costa Rica

A Costa Rica ainda está impedindo a entrada de estrangeiros até 1º de agosto. Segundo o Conselho de Turismo, somente costarriquenhos podem entrar no país, e a medida se aplica aos portos de entrada por via aérea, marítima e terrestre.

🇭🇷 Croácia

A Croácia reabriu as fronteiras para visitantes internacionais da União Europeia. Viajantes de outras nacionalidades em tese também estão liberados, desde que apresentem uma “razão válida” para visitar o país. Para turismo, será necessário ter as reservas de hotel e preencher o formulário Enter Croatia.

🇨🇺 Cuba

Cuba reabriu parcialmente as fronteiras desde 1º de julho. No momento, os turistas podem visitar apenas partes específicas do país, como Cayo Largo Del Sur, Cayo Coco, Cayo Guillermo, Cayo Santa María e Cayo Cruz.

🇩🇰 Dinamarca

A Dinamarca está com as fronteiras fechadas desde 14 de março para todos os estrangeiros. A partir de 15 de junho, o país permitirá a entrada de turistas da Alemanha, Islândia e Noruega.

🇪🇬 Egito

Os voos internacionais para o Egito retornaram em 1° de Julho. Um certificado de saúde será solicitado aos passageiros, que também precisão apresentar seguro obrigatório para cobertura de despesas médicas.

🇦🇪 Emirados Árabes (Dubai)

A retomada dos voos da Emirates de Dubai para São Paulo está prevista para 2 de julho, com frequência de quatro vezes na semana, e 14 de julho com frequência diária. A partir de 1º de setembro devem ser reiniciados os voos para o Rio de Janeiro.

🇪🇨 Equador

Desde 6 de julho o Equador passou a aceitar novamente visitantes estrangeiros. No entanto, será necessário apresentar um teste negativo para Covid-19 (PCR) em emitido até 72h antes da chegada, além de quarentena obrigatória de 14 dias. O Equador foi o primeiro da América do Sul a fechar suas fronteiras como medida emergencial contra o avanço do novo coronavírus.

 🇸🇮 Eslovênia

A Eslovênia declarou o fim da pandemia em seu território e reabriu as fronteiras no dia 15 de maio a todos os cidadãos da União Europeia (UE). Haverá testes de checagem na chegada e passageiros com sintomas terão de cumprir 14 dias de quarentena.

🇪🇸 Espanha

A retomada de viagens internacionais na Espanha está prevista para julho. O Governo espanhol decidiu suspender as restrições para o turismo internacional e não vai mais impor quarentenas aos visitantes a partir de 1° de julho.

Os voos da Iberia entre Madri e São Paulo devem ser retomados em 1º de agosto e as operações entre Madri e o Rio de Janeiro estão suspensas pelo menos até 1º de setembro.

🇺🇸 Estados Unidos

Os Estados Unidos proibiram a entrada de viajantes com passagem recente no Brasil desde 28 de maio. Somente poderá entrar no país quem possuir residência permanente nos EUA, além de cônjuges, filhos e irmãos de americanos e de residentes permanentes. Estrangeiros que possuem visto específicos, como os que representam outros governos, também estão excluídos da restrição.

Com a decisão do governo norte-americano, as companhias aéreas poderão continuar operando suas rotas, mas os passageiros que se encaixarem na proibição não poderão ingressar nos Estados Unidos. Com isso, pode-se esperar que a partir das próximas semanas o número de voos entre os dois países seja ainda mais reduzido.

🇪🇪 Estônia

A Estônia abriu as fronteiras com os países bálticos em 15 de maio e para turistas da União Europeia e Reino Unido desde 1° de junho. Visitantes provenientes de outros países com números altos de casos precisão ficar de quarentena por duas semanas.

🇫🇷 França

O Primeiro-Ministro Édouard Philippe anunciou que há planos de reabrir as fronteiras da França com os países da União Europeia e o Reino Unido a partir de 15 de junho. Viajantes de outros países ainda não estão sendo admitidos na França, exceto em casos limitados.

A Air France planeja retomar seus voos de Paris para o Rio de Janeiro a partir de 18 de junho inicialmente com um voo semanal. Os três voos semanais para São Paulo seguem normalmente.

coronavirus paris

🇬🇪 Geórgia

A Geórgia vai retomar o turismo doméstico em 15 de junho e pretende reabrir as fronteiras para o turismo internacional a partir de 1° de julho.

🇬🇷 Grécia

Como os demais países da União Europeia, a Grécia fechou suas fronteiras a estrangeiros, salvo residentes permanentes e exceções diplomáticas. A partir de 15 de junho os hotéis reabrirão, com voos internacionais sendo lentamente retomados a partir de 1º de julho.

Leia também:
Às vésperas do verão, Grécia reabre monumentos históricos e mais de 500 praias

🇳🇱 Holanda

Turismo e viagens não essenciais à Holanda estão proibidos para viajantes de fora da União Europeia até 30 de junho.

🇭🇰 Hong Kong

Desde 1º de junho o Aeroporto de Hong Kong passou a receber novamente passageiros em trânsito. A entrada de não-residentes segue proibida, salvo exceções diplomáticas, residentes permanentes e cidadãos.

🇰🇾 Ilhas Cayman

Os aeroportos nas Ilhas Cayman, um território britânico, permanecerão fechados para lazer internacional e viagens não essenciais até pelo menos 1 de setembro, segundo o governo das Ilhas Cayman. Os portos também permanecem fechados.

🇮🇳 Índia

A Índia suspendeu temporariamente todos os vistos de estrangeiros. O país autorizou a retomada de voos domésticos em 24 de maio, mas os voos internacionais continuam proibidos até 30 de junho.

🇮🇩 Indonésia

Anteriormente o governo de Bali, na Indonésia, avaliava a reabertura do turismo em outubro. No entanto, comunicados mais recentes apontam que Bali deve ficar fechada até 2021.

🇮🇪 Irlanda

A Irlanda não fechou as fronteiras, mas exige que todos os passageiros recém-chegados sejam encaminhados para quarentena domiciliar por 14 dias. Hotéis, museus e galerias estão com reabertura prevista para 20 de julho, mas os pubs devem permanecer fechados pelo menos até 10 de agosto.

🇮🇸 Islândia

A Primeira-Ministra Katrín Jakobsdóttir anunciou que a Islândia deve voltar a receber turistas a partir de 15 de junho, com algumas restrições.

🇮🇱 Israel

Israel vem discutindo com outros países um plano internacional para reabrir as fronteiras ao turismo e negócios. A ideia, encabeçada pela Áustria, tem ainda a participação de nações ilustres como Austrália, Nova Zelândia, Dinamarca, Grécia e República Tcheca.

Por enquanto, ainda não é permitida a entrada de passageiros em Israel, com exceção de residentes permanentes e cidadãos. O trânsito em Tel Aviv está temporariamente suspenso.

israel coronavirus

🇮🇹 Itália

A Itália reabriu as fronteiras para turistas da União Europeia e Reino Unido desde 3 de junho. O país também iniciou uma fase de relaxamento de restrições, autorizando a reabertura de comércios. Não há mais limitações de deslocamento e as pessoas já podem ir à praia e visitar amigos.

O presidente do Conselho Nacional de Turismo da Itália (ENIT), Giorgio Palmucci, disse que a Itália não fechará aos turistas este ano. “O turismo na Itália vai recomeçar, com todas as precauções e o máximo de segurança”.

Uma das regiões mais visitadas do país, a Sicília prometeu “pagar” os turistas que decidirem visitar o destino, por meio de subsídios e descontos em hotéis. A companhia italiana Alitalia ia retomar as operações para Roma, mas os voos do Brasil para a Itália no mês de junho foram suspensos.

italia coronavirus

🇯🇲 Jamaica

A Jamaica anunciou que reabrirá as fronteiras para viajantes internacionais em 15 de junho. Todos os visitantes serão submetidos a triagens que incluem medição de temperatura e observação de sintomas. Qualquer pessoa que apresentar sintomas ou estiver doente, será posta em quarentena.

🇯🇵 Japão

O Japão restringiu a entrada de passageiros que estiveram nos últimos 14 dias em diversos países afetados pelo coronavírus, incluindo o Brasil.

🇱🇧 Líbano

Os voos internacionais para o Líbano foram retomados. Os passageiros precisarão apresentar um teste negativo para Covid-19 emitido até 96h antes da chegada, preencher um formulário de saúde e ter seguro com cobertura para despesas médicas.

🇲🇾 Malásia

A Malásia reabriu as fronteiras terrestres com a Tailândia, mas permanece fechada para outros países. Não é permitida a entrada de passageiros na Malásia, com exceção de residentes permanentes e cidadãos.

🇲🇻 Maldivas

As Ilhas Maldivas planejam reabrir o Aeroporto Internacional Velana, o principal do país, para voos internacionais a partir de julho. Conforme o presidente, resorts em todo o país também poderão reabrir aos turistas. Para tanto, autoridades e representantes do setor estão discutindo como serão os protocolos de funcionamento.

🇲🇽 México

A reabertura dos hotéis em Cancún foi autorizada em 8 de junho, com capacidade reduzida. A indústria do turismo local vem afirmando que a maioria das companhias aéreas concordou em retomar os voos. Alguns hotéis e resorts também já começaram a aceitar reservas online. Atrações locais e parques temáticos também devem reabrir.

Veja também:
Cancún e outros destinos do Caribe mexicano oferecerão viagens 2 por 1 após o fim da quarentena!

Os voos da AeroMexico para São Paulo devem retomados em 1º de julho. A fronteira entre os EUA e o México segue fechada para viagens não essenciais. A maioria dos voos internacionais também está suspensa ou significativamente reduzida nos aeroportos mexicanos.

🇲🇪 Montenegro

Montenegro reabriu as fronteiras internacionais desde 1º de junho e está aceitando turistas de 131 países — o Brasil não está na lista.

🇳🇴 Noruega

A low cost Norwegian Air, que opera voos entre o Rio de Janeiro e Londres, suspendeu todos os seus voos de longa distância pelo menos até abril de 2021.

A entrada na Noruega permanece suspensa. A partir de 20 de julho, exceções para alguns países da União Europeia serão consideradas.

🇳🇿 Nova Zelândia

A entrada de passageiros na Nova Zelândia continua suspensa, salvo casos de cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas.

Nova Zelândia e Austrália planejam um corredor especial entre os dois países. Representantes do governo estão discutindo a criação de uma “bolha de viagem”, permitindo o livre trânsito de passageiros entre as duas nações, já que ambas estão conseguindo controlar os casos de contágio interno.

🇵🇦 Panamá

A proibição de voos internacionais foi estendida até 23 de julho. A expectativa da Copa Airlines era retomar as operações em 26 de junho, quando receberia as licenças exigidas pelas autoridades correspondentes de outros países.

Deverão ser retomados inicialmente 10% do total de voos existentes antes da pandemia, considerando a baixa demanda de passageiros no curto e médio prazo; um alto nível de cancelamento de reservas; e ainda pela restrições dos países vizinhos.

🇵🇾 Paraguai

O Paraguai proibiu a entrada de passageiros, mesmo que em trânsito, e fechou suas fronteiras terrestres — o que inclui a Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu.

De acordo com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, “Não há condições para dar sinal verde à reabertura das fronteiras (…) até que a propagação do vírus esteja controlada nos países irmãos e vizinhos, que estão com dificuldades”.

🇵🇪 Peru

O Peru segue com as fronteiras fechadas aos viajantes internacionais até 31 de julho.

🇵🇫 Polinésia Francesa (Bora Bora and Tahiti)

A partir de 15 de julho, Tahiti, Bora Bora, Mo’orea e outras ilhas da Polinésia Francesa serão reabertas para todos os turistas estrangeiros, sem exigência de quarentena.

🇵🇱 Polônia

A Polônia pretende reabrir as fronteiras a partir de 13 de junho, embora viagens não essenciais não sejam aconselhadas e os viajantes recomendados a se isolarem por 14 dias. Viagens internas na Polônia são permitidas.

🇵🇹 Portugal

Leia também: 
Brasileiros podem viajar para Portugal? Confira os requisitos para entrar no país

Somente residentes, cidadãos europeus e profissionais de áreas essenciais podem entrar em Portugal. Viagens de turismo para brasileiros continua proibida. É tido como viagem essencial: motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias.

🇬🇧 Reino Unido

As fronteiras do Reino Unido continuam abertas, embora o governo britânico tenha passado a exigir quarentena obrigatória de 14 dias para todo e qualquer viajante que chegar no país, incluindo seus próprios cidadãos.

🇩🇴 República Dominicana (Punta Cana)

A República Dominicana anunciou que vai reabrir para turistas internacionais em 1 de julho. É nesta data que o país prevê entrar na fase 4 do processo de flexibilização, com medidas para ampliar as precauções sanitárias e prevenir novos contágios de coronavírus.

Leia também:
Caribe se prepara para voltar a receber turistas: a situação de 32 destinos da região

🇷🇺 Rússia

A Rússia anunciou em 8 de junho uma reabertura parcial de suas fronteiras, fechadas desde março devido à pandemia do novo coronavírus. Estrangeiros poderão entrar na Rússia para tratamentos médicos ou encontrar parentes.

O país também relaxou as restrições para atletas e treinadores para ajudar o futebol a recomeçar no país, com o Campeonato Russo previsto para 21 de junho. Eles terão de passar 14 dias isolados ao chegar e serão observados por médicos.

🇸🇬 Singapura

Não é permitida a entrada ou trânsito de passageiros em Singapura, salvo exceções diplomáticas, residentes permanentes e cidadãos. De acordo com o Ministro da Saúde, Gan Kim Yong, o país pode iniciar uma “pequena e seleta reabertura das fronteiras” em breve.

🇱🇰 Sri Lanka

O Sri Lanka vai reabrir a partir de 1º de agosto, com diversas restrições. Os turistas precisarão levar certificado médico emitido até 72h antes do embarque, passar por múltiplos testes de checagem na chegada, se hospedar somente em hotéis designados pelo governo e serão proibidos de usar o transporte público.

O preço do visto para o Sri Lanka aumentou de US$ 40 para US$ 100.

🇨🇭 Suíça

A Suíça está permitindo a entrada de turistas de países europeus e algumas outras nações, mas não de brasileiros. Viajantes destes países que tiverem passado pelo Brasil e outros 28 países de alto risco também têm de ficar 10 dias em quarentena ao chegar à Suíça.

🇹🇭 Tailândia

Os voos internacionais para a Tailândia foram retomados em 2 de julho, embora neste momento apenas cidadãos, residentes e seus familiares possam visitar o país. Internamente, já se discute a possibilidade da Tailândia fechar as fronteiras até 2021 para turistas.

🇹🇳 Tunísia

Após mais de três meses fechada, a Tunísia irá reabrir as fronteiras terrestres, marítimas e aéreas, começando em 27 de junho. A entrada será permitida para turistas de todos os países da Europa e Argélia.

🇹🇷 Turquia

Desde 12 de junho a Turquia está oficialmente aberta para o turismo. Visitantes internacionais de todas as nacionalidades serão permitidos, desde que atendam as regras usais de imigração.

🇺🇾 Uruguai

Embora os voos para o Uruguai ainda estejam suspensos, o país tem planos ambiciosos para a retomada no futuro. “Queremos que o Uruguai lidere a nível regional a abertura das atividades turísticas, com planos e protocolos de higiene que garantam a proteção de trabalhadores e turistas”, disse o Ministro do Turismo uruguaio, Germán Cardoso.

🇻🇳 Vietnã

O Vietnã vai retomar a emissão de vistos eletrônicos para turistas a partir de 1º de julho, embora o acesso ao país ainda esteja bloqueado.


Veja também:
Central de informações na crise do coronavírus: orientações aos viajantes e espaço para tirar dúvidas