logo Melhores Destinos

Japão pode pagar metade dos gastos de viagem de turistas estrangeiros que visitarem o país

Bruna Scirea
Bruna Scirea
22/05/2020 às 10:55

Japão pode pagar metade dos gastos de viagem de turistas estrangeiros que visitarem o país

O Japão pretende fazer uma proposta mais do que interessante aos estrangeiros que queiram passar férias por lá após a pandemia: pagar metade dos custos de viagem de cada visitante. O programa de subsídios criado pela a agência de turismo do país foi anunciado nesta semana, com orçamento de 12,5 bilhões de dólares e previsão de início em julho.

Atualização: após as primeiras notícias, o Governo japonês divulgou mais detalhes sobre o programa de incentivo a viagens.

A estratégia para trazer os viajantes de volta ao país faz frente à dramática queda no turismo no país. Em abril deste ano, apenas 2.900 turistas visitaram o Japão — uma redução de 99,9% em relação ao mesmo mês no ano anterior. Em 2019 o país recebeu 31,9 milhões de turistas, e a expectativa para este ano, quando ocorreriam as Olimpíadas, era de 40 milhões de visitantes. Aliás, lembra que no fim do ano passado a Japan Airlines estava querendo dar para turistas estrangeiros 100 mil passagens grátis em voos internos no país?

No entanto, a forma como poderá ser realizado o subsídio aos turistas estrangeiros ainda não está detalhada. Não foi informado que critérios seriam utilizados para selecionar os beneficiados, nem quais seriam os limites do subsídio. Seria possível pagar somente a metade de uma passagem em classe executiva para o Japão? E lá se hospedar em um hotel de luxo com desconto de 50%? Ainda não se sabe.

Vale lembrar que, principalmente em função do calendário olímpico, o Japão segurou as fronteiras abertas em meio à pandemia da covid-19 por muito mais tempo do que vários outros países asiáticos e do resto do mundo. Em abril, o país começou a proibir a entrada de visitantes de vários países. A essa altura, no entanto, o turismo no país já estava em crise de qualquer maneira, com a suspensão de vários voos de e para o Japão. A Japan Airlines, por exemplo, suspendeu 96% sua operação internacional.

Dá um alívio toda vez que pipocam notícias do turismo sendo retomado, ainda que aos poucos, em vários países no mundo, né? Nesta semana, Itália, Grécia e Orlando anunciaram a reabertura de várias atrações — claro, com as precauções que o momento pede. Em relação ao Japão, as boas notícias podem virar ótimas, caso se confirme realmente o financiamento de 50% dos turistas estrangeiros. Então seguimos acompanhando todas as informações e divulgaremos aqui qualquer novidade.

Leia mais:
Passaporte de imunidade: precisaremos de um nas próximas viagens?
Como ser turista depois da quarentena: dicas para a sua primeira viagem
Retomada de viagens internacionais: quais são as previsões em diferentes países?

* Com informações do The Japan Times

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *