Aeroporto de Porto Alegre reabrirá para embarques e desembarques – veja como vai funcionar!
Aeroporto de Porto Alegre reabrirá para embarques e desembarques – veja como vai funcionar!
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, será reaberto parcialmente para retomar os embarques e desembarques de passageiros a partir da próxima segunda-feira (15 de julho). A informação foi divulgada pela Fraport, empresa responsável pela gestão do terminal.
Até a data determinada, o serviço segue sendo realizado no Terminal ParkShopping Canoas, na Região Metropolitana, a cerca de 9,6 km de distância.
De acordo com a Fraport, a medida foi adotada porque o aeroporto tem capacidade de realizar os serviços de forma mais rápida e oferecendo mais conforto aos passageiros.
Os voos continuam sendo operados na Base Aérea de Canoas, até que a pista de pousos e decolagens da capital gaúcha seja liberada. A previsão é que o aeroporto de Porto Alegre seja reaberto em outubro, segundo informação divulgada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em entrevista à GloboNews.
O terminal de Porto Alegre parou de receber voos em 3 de maio, devido às enchentes que atingiram a cidade. A pista e o térreo do prédio do aeroporto ficaram alagados por cerca de um mês.
Embarque e desembarque
- Até domingo (14 de julho): Terminal ParkShopping Canoas, na Região Metropolitana
- A partir de segunda-feira (15 de julho): Aeroporto Internacional Salgado Filho a partir
Voos
- Por tempo indeterminado: saídas e chegadas pela Base Aérea de Canoas
Nas redes sociais do Porto Alegre Airport é possível acompanhar, pouco a pouco, as ações de recuperação do aeroporto com o trabalho dos funcionários do terminal.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, o possível fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho até o Natal poderia resultar em um prejuízo de até R$ 1,4 bilhão ao setor.
Como vai funcionar
Embarque e desembarque a partir do dia 15
O terminal de passageiros do Aeroporto de Porto Alegre está passando por reformas, por isso, o espaço foi adaptado para os viajantes utilizarem a área internacional durante esta operação temporária. Confira os detalhes de como funcionará a retomada de embarque e desembarque nesse período:
Embarque
- O acesso ao terminal de passageiros do Aeroporto de Porto Alegre será feito pela rampa externa, que leva ao piso 2, com entrada apenas pelas portas 5 e 6;
- O check-in e o despacho de bagagem ocorrerão na área de check-in internacional;
- A inspeção de segurança será feita na área de embarque internacional.
- Depois, os passageiros vão para o embarque nos ônibus com destino à Base Aérea de Canoas.
Desembarque
- Passageiros que desembarcam na Base Aérea de Canoas serão transportados até o Aeroporto de Porto Alegre, onde vão descer na estação de ônibus para pegar as bagagens.
Atenção: o terminal da capital funcionará das 6h às 21h. É importante lembrar que o passageiro deverá se apresentar no aeroporto 3h antes do voo. Portanto, o processo de embarque terminará 1h30 antes voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.
De acordo com a Fraport, não será possível se deslocar diretamente até a Base Aérea de Canoas e sair de lá sem acompanhamento das equipes da concessionária da companhia aérea.
A administradora do terminal afirma que, após a realização de testes, o tempo médio da operação de ônibus entre o aeroporto e a base permaneceu igual ao da operação realizada atualmente no shopping.
Ver essa foto no Instagram
Serviços disponíveis
Para atender a demanda de passageiros, alguns serviços de alimentação estarão disponíveis de forma adaptada no aeroporto:
- Casa Café (piso 2)
- Cidade Porto Alegre e Bella Gula (praça de alimentação)
- Hudson e Snoopy Café (sala de embarque)
Transporte
Viajantes com automóveis ou que precisem de transporte também contarão com alguns serviços:
- O Estacionamento 2, administrado pela Estapar, estará disponível tanto para carros, como para motos com tarifas especiais.
- As empresas especializadas em transporte turístico Brocker, Citral, Transfer Prime e Turistur estarão com um balcão de atendimento na Estação de ônibus, bem como as locadoras de veículo Localiza, Locasul, Movida e Unidas.
- Para quem vem da Base Aérea de Canoas, o ponto para pegar transporte por aplicativo permanece o mesmo – no canteiro central, em frente a porta 1.
- Para utilizar o serviço de táxi, o passageiro deverá se dirigir ao canteiro central, próximo à porta 3.
Com informações da Fraport.