Passo a passo: tudo o que você precisa saber para retirar e devolver um carro alugado em uma viagem
Passo a passo: tudo o que você precisa saber para retirar e devolver um carro alugado em uma viagem
Você está com uma viagem marcada, pretende alugar um carro no destino, mas tem dúvidas de como funciona todo o processo? Saiba que é bem fácil fazer a locação, e é justamente isso que queremos te mostrar!
Alugar um carro não é nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrário, mas é preciso se atentar a alguns pontos. Para começar, você tem de saber se realmente vale a pena locar um veículo ou se é mais vantajoso fazer todo o seu roteiro a pé ou pegando transporte público/por aplicativos ou os tranfers de agências.
Se chegou à conclusão que o aluguel de carros é a melhor opção, vem comigo ver quais são os principais passos para alugar um veículo e como proceder ao recebê-lo e também ao devolvê-lo à locadora no final da viagem.
Hora de alugar um carro
Para quem nunca alugou um carro, é normal ter dúvidas neste momento. Afinal, é só chegar na locadora e escolher um veículo? Muita gente toma essa caminho, mas nossa recomendação é para que o viajante pesquise antes para saber qual o melhor valor – e, claro, qual o melhor modelo de carro.
Uma dica é pesquisar antes na internet os modelos e valores de carros com antecedência. Se você está viajando com a família e tem muitas malas, por exemplo, o ideal é escolher um veículo com bom tamanho de porta-malas. Agora, se está sozinho e precisa do carro apenas para dirigir em curtas distâncias dentro da cidade, um veículo hatch econômico pode ser a melhor opção.
A equipe do Melhores Destinos costuma alugar o carro no site da Rentcars, onde é possível pesquisar os melhores valores de diárias em locadoras dos principais destinos. Além de encontrar as empresas mais conhecidas aqui no Brasil, como Localiza, Unidas e Movida, ele agrega locadoras regionais, que muitas vezes têm o melhor preço e são as mais usadas por quem mora no destino.
Além disso, os leitores do MD ainda ganham 5% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS5 (o cupom vale para todas as locações no Brasil ou exterior, em retiradas até 30/06/2023).
A retirada do carro alugado
Fez a reserva da locação do carro? Confira o que em a seguir:
1. Tenha o voucher para a retirada do carro
Ao fazer a reserva de um carro na Rentcars, por exemplo, o viajante já recebe um voucher onde consta todas as informações da locação, com os dados básicos como data e horário da retirada e retorno e também com as informações do que foi contratado.
O voucher traz também as “Orientações Gerais de Locação”, que são as regras aplicadas pelas locadoras. Leia com calma e atenção antes de pegar o veículo – e lembre-se de levar o voucher na hora de retirar o carro.
Se fizer direto com uma locadora, o voucher deverá ser enviado por e-mail ou baixado no site da empresa.
2. A documentação
Não é qualquer pessoa que pode alugar um carro, e se você não estiver com a documentação necessária vai ter a locação negada no balcão da locadora mesmo tendo feito a reserva antecipadamente.
O voucher da reserva já vai mostrar quais são os documentos obrigatórios, e um detalhe importante é que a documentação para alugar um carro no Brasil é diferente de outros países – alguns exigem ainda uma permissão internacional para dirigir e o passaporte original e válido, então é bom conferir com a locadora na hora de fechar a reserva.
Muitas locadoras exigem também que o locatório seja maior de 21 anos, mas algumas aceitam alugar para quem tem 18 anos (e com todas as recomendações abaixo) pagando um valor extra.
Para reservas no Brasil:
- Carteira de Habilitação Nacional (CNH) emitida há mais de dois anos, válida e dentro do prazo de vencimento;
- RG e CPF originais, sem restrições junto ao SPC ou Serasa;
- Cartão de crédito para fazer o caução de garantia em nome do locatário;
- Comprovante de reserva (voucher).
3. Assinando o contrato
Mesmo já tendo feito a reserva antes, é no balcão da locadora que o contrato é assinado. É nele que constará todos os detalhes do que foi contratado, como os direitos e deveres do locatário, se tem seguro ou não (já escolhido anteriormente na reserva) e muito mais!
Leia tudo com atenção e em caso de dúvida pergunte ao atendente antes mesmo de pegar o carro, para não ter nenhuma dor de cabeça depois.
4. Caução de garantia
Qualquer pessoa que vai alugar um carro precisa deixar um caução de garantia, ou seja, uma garantia para a locadora caso haja alguma avaria ou problema no carro.
O caução é feito através do cartão de crédito de quem alugou o veículo (não pode ser no nome de outra pessoa), e o valor depende de diferentes fatores, como o modelo do carro alugado e o período da locação, por exemplo.
Vale dizer que o valor não é debitado do cartão, e sim retido – na hora da devolução do carro, esse valor é devolvido.
Por isso é bastante importante ter um cartão de crédito com limite o suficiente para fazer o bloqueio – e ter um cartão internacional se for alugar um carro fora do Brasil.
5. Inspeção
Esse é um ponto muito importante que o viajante deve estar atento. Na hora de entregar o carro, o funcionário da locadora faz a revisão do veículo juntamente com o contratante, para checar possíveis riscos e arranhões na lataria ou qualquer outra avaria.
Uma dica é você mesmo tirar fotos do carro para se proteger contra qualquer problema que possa futuramente acontecer. Após a vistoria, é preciso assinar um laudo de inspeção.
Durante a vistoria, atente-se a tudo! Confira o estado dos pneus, se há estepe ou algum dano na lataria, se o tanque está cheio ou não (você pode optar por alugar o veículo já 100% abastecido), qual é o estado do interior do carro e, de preferência, registre tudo com imagens.
Hora de devolver o carro
Depois de todos os passos que mostramos, é só pegar o carro, curtir a sua viagem e depois devolvê-lo no prazo combinado. E, nesse momento, será preciso de novo seguir algumas orientações.
1. Checagem do tanque de combustível
É até comum a pessoa se esquecer de ver como está o nível do tanque de combustível ao devolver o carro e, dependendo do contrato, a conta pode sair salgada, já que as locadoras costumam cobrar mais caro pelo litro do que os postos.
Confira certinho como a sua reserva foi feita para não ter uma surpresa desagradável ao bolso no momento da devolução.
2. Nova inspeção
Assim como feito na hora da entrega, a locadora também faz uma nova inspeção no momento em que recebe o veículo de volta, para confirmar que nenhum problema aconteceu durante o período da locação.
Caso haja algum dano, a locadora pode pegar todo o valor ou uma parte do calção de garantia que foi deixado anteriormente – tudo depende da gravidade do problema.
3. Devolução do valor do calção
Caso não seja detectado nenhum problema no carro, a locadora vai devolver o valor do bloqueio calção. Só fique atento, pois o estorno não é feito na hora e pode demorar um tempinho para você visualizar na fatura do cartão.
4. Exija o recibo!
Essa parte é muito importante, pois é a garantia final de que você cumpriu com todas as regras da locação e que devolveu o carro dentro do acordado. Se por um acaso a locadora não te der nenhum recibo, pode pedir, pois é uma obrigação dela entregar o documento.
Veja também:
– Vale a pena alugar um carro em uma viagem? Confira 7 vantagens e 3 desvantagens da locação
– 7 dicas para economizar na hora de alugar um carro
Quer economizar no aluguel do carro? Use o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS5 e tenha 5% de desconto ao alugar na sua reserva pela Rentcars.
E você, já precisou alugar um carro em alguma viagem? Conta aqui como foi a sua experiência!