Vista para as montanhas! Visitamos o primeiro restaurante giratório do Sudeste com vista 360º, em Monte Verde
Vista para as montanhas! Visitamos o primeiro restaurante giratório do Sudeste com vista 360º, em Monte Verde
Não há dúvidas de que uma das principais características de Monte Verde é a sua natureza e a vista das montanhas. E apreciar a Serra da Mantiqueira em 360 graus é justamente uma das vantagens de quem vai ao Sierra 360º, primeiro restaurante giratório com vista 360 graus da região sudeste do Brasil.
Visitamos o Sierra 360º, no sul de Minas Gerais, e contaremos para você como foi a nossa experiência.
Baixe o aplicativo Melhores Destinos e confira as promoções de passagens aréas, hotéis e aluguel de carro.
Restaurante giratório em Monte Verde
O charme de um restaurante giratório é justamente a vista que ele oferece. Esse tipo de restaurante é mais comum fora do país, e aqui no Brasil temos agora três que oferecem uma vista 360º. O primeiro foi aberto em Veranópolis (RS) e depois veio outro em Gramado. Há também um outro restaurante giratório em São Paulo, mas ele não tem uma vista completa de 360 graus para fora.
O Sierra 360º é novinho e foi inaugurado em junho em Monte Verde. Ele fica dentro do Mirante da Colyna Hotel & Spa e, apesar de ser bastante frequentado pelos hóspedes, também fica aberto ao público geral.
O Mirante da Colyna é um dos principais hotéis de Monte Verde e conhecido justamente por oferecer lindas vistas. No ano passado, inaugurou uma enorme ala, com restaurante, sala de jogos, piscina, sauna, academia e 18 quartos. E, pouco mais de um ano depois, apresentou o Sierra 360.
Experiência de estar em um restaurante giratório
Com a inauguração do Sierra 360º, o Mirante da Colyna passou a ter dois restaurantes. O que foi aberto em 2023 ficou apenas para servir o café da manhã, sendo que o novo restaurante giratório fica aberto diariamente das 12h às 22h (e até às 23h às sextas e sábados).
O Sierra 360º funciona para os almoços, happy hour e jantares, mas o charme mesmo é ir durante o dia para apreciar melhor a vista. À noite infelizmente, mal dá para ver a natureza la fora.
No alto de 1,6 mil metros de altitude, o restaurante giratório de Monte Verde tem 250 metros quadrados e pode receber até 70 pessoas. As mesas estão posicionadas justamente pertinho das enormes janelas de vidro, para a maioria contemplar melhor a natureza lá de fora.
Algumas mesas ficam um pouco mais afastadas da janela, mas mesmo assim a visão não fica tão prejudicada. Mas, quem quiser se “sentar no camarote”, pode escolher uma das duas mesas de quatro lugares onde todos ficarão de frente para as paisagens externas.
No centro do restaurante fica o bar (com algumas cadeiras), o elevador e a escada. E essa é a área fixa do restaurante, por assim dizer. A parte que gira é exatamente onde ficam todas a mesas.
Como estava hospedado no Mirante da Colyna, fiz algumas refeições no Sierra 360º, no almoço e jantar, e subi ao restaurante giratório em um final de tarde apenas para ver o pôr do sol a trazer aqui as fotos. A experiência realmente muda dependendo do horário e, se você só puder ir uma vez, com certeza deve escolher o almoço ou o happy hour (que vai das 16h às 19h), Ou, por que não, chegar no fim da tarde, tomar um drink e depois jantar? Assim não perde a oportunidade de ver o cenário externo ainda claro.
O restaurante giratório leva 70 minutos para dar toda a volta, e foi justamente esse tempo que levei no almoço para comer o prato principal e a sobremesa. Fiz uma foto a cada 10 minutos para ter uma noção de como a vista mudava com o tempo.
De noite, a percepção de que o restaurante está girando muda um pouco, já que não temos a referência de fora. Mas nesse caso, percebemos ao olhar para o centro. Se você escolheu uma mesa na frente do elevador quando chegou, alguns minutos depois você estará na frente do bar, com o elevador já um pouco distante.
Perceba como o ambiente muda nas fotos a seguir:
Uma dúvida que tinha era se esse giro poderia causar um mal-estar, principalmente para pessoas que têm labirintite. Confesso que na maior parte do tempo eu mal percebia a área das mesas se movimentar, a não ser quando olhava para a parte amadeirada da parede embaixo das janelas, que claramente se mexia. Mas não achei nada ruim, principalmente ao se sentar na mesma direção do movimento do giro, não o contrário.
Cardápio do restaurante giratório
O grande charme do Sierra 360º é justamente ele ser um restaurante giratório e oferecer uma vista panorâmica em 360 graus de boa parte das montanhas e das principais pedras de Monte Verde (Pedra Partida, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado), mas e o cardápio?
O menu do Sierra 360º ainda é o mesmo do “antigo” restaurante do hotel, mas deve ser modificado em breve. Como o restaurante giratório já se tornou uma atração de Monte Verde, a ideia é oferecer um novo cardápio aos turistas. Mas, enquanto ele não vem, provamos diferentes pratos do local.
A especialidade do Sierra 360º são as massas, e foi justamente em um fettuccine ao ragu de ossobuco que iniciei minha experiência no almoço. Depois, ainda provei um tiramisù de sobremesa. Em outra refeição, no jantar, fui de salmão ao molho de mostarda. Tudo muito bom! Ainda experimentei um camarão aos queijos e batatas que estava bem saboroso, mas esperava um crustáceo maior – eram pequenos e estavam “escondidos” embaixo do molho, o que deixou a apresentação do prato sem graça.
O restaurante giratório tem também uma boa carta de vinhos, drinks e bom atendimento dos funcionários.
Todos os pratos são individuais e não são baratos – a maioria custa mais de R$ 100. Mas não está muito fora da média de preço de outros bons restaurantes de Monte Verde, então acredito que vale pela experiência como um todo: pela refeição e, principalmente, para apreciar a vista da região. Quem não é hóspede do hotel e pretende ir ao Sierra 360, tem estacionamento gratuito no hotel.
Quer se hospedar no Mirante da Colyna? Faça aqui a sua reserva!