logo Melhores Destinos

Locadoras alertam: deve faltar carros para alugar no Réveillon e Natal

Rafael Castilho
Rafael Castilho
20/11/2020 às 11:27

Locadoras alertam: deve faltar carros para alugar no Réveillon e Natal

Vai viajar no fim do ano e precisará de aluguel de carro? A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) divulgou ontem um alerta: é importante alugar com antecedência, pois há um deficit no número de carros disponíveis. A entidade confirma as informações publicadas na semana passada pelo Melhores Destinos, de que a pandemia provocou um “apagão” no mercado de aluguel de carros no Brasil.

Segundo a associação, nos recentes feriados de 7 de setembro e 12 outubro, entre 80% e 90% das locadoras que trabalham nos aeroportos já ficaram sem carros e deixaram turistas na mão. “No Natal e no Réveillon o mais provável é que isso se repita”, alerta o presidente da Abla, Paulo Miguel Junior.

O setor de aluguel de carros iniciou o ano com uma frota de 998 mil veículos e, em setembro de 2020, em função da pandemia a frota total já havia caído para 916 mil. Com a falta de demanda e o caixa financeiro baixo, as locadoras deslocaram parte da frota para a venda de seminovos visando minimizar os prejuízos e equalizar as contas.

O aviso da Abla vale principalmente para os grandes centros urbanos, como Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Nestas localidades a antecipação da reserva é fundamental para não ficar a pé. Este também é o alerta feito pela Rentcars, o maior site de locação de veículos do Brasil e da América Latina.

Com a retomada da demanda, as locadoras já estão providenciando a compra de novos veículos. “Neste momento, existem cerca de 100 mil a 150 mil automóveis e comerciais leves que seriam necessários para as locadoras atenderem a retomada, mas que estão com entrega em atraso por parte das montadoras”, aponta Miguel Junior.

Leia também:

Aluguel de carros: guia para economizar e não cair em roubadas durante sua viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *