República Dominicana aumenta capacidade de testagem de Covid-19 para atender turistas
República Dominicana aumenta capacidade de testagem de Covid-19 para atender turistas
Depois da notícia de que turistas, inclusive brasileiros, estavam impossibilitados de voltar da República Dominicana para seus países de origem pela falta de testes, o governo local anunciou a doação de 400 mil kits de testagem por antígeno e um aumento na capacidade de realização dos exames RT-PCR, como parte do Plano de Assistência ao Viajante.
Os testes rápidos de antígenos serão administrados pelos funcionários dos hotéis, sem custo para o turista. Vale lembrar que este teste não serve para retornar para o Brasil.
Nós brasileiros, desde 30 de dezembro precisamos apresentar à companhia aérea durante o embarque o exame RT-PCR negativo e a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) preenchida. O exame deve ser realizado no máximo 72 horas antes do embarque.
Para atender a este turista, o Ministério do Turismo local destacou que a capacidade atual dos laboratórios é de 11 mil testes diários, com aumento previsto de 40% nas próximas três semanas. Os hotéis irão ajudar no agendamento dos exames e entrega dos resultados, porém o custo do exame é de responsabilidade do viajante.
A República Dominicana depende muito do turismo e por isso a preocupação em resolver a falta de testes faz todo sentido. Vale lembrar que o país é um dos únicos a oferecer um plano de cobertura médico gratuito, com cobertura à Covid-19, a todos turistas que chegam por via aérea e se hospedam em um hotel, oferta que vigora até 31 de março.