logo Melhores Destinos

Estou com fome! Posso repetir a comida no avião?

Rafael Castilho
Rafael Castilho
15/07/2020 às 10:47

Estou com fome! Posso repetir a comida no avião?

A comida de bordo do avião na maioria das vezes não deixa saudades para grande parte dos passageiros. Aquela famosa pergunta: chicken ou pasta?, fica na cabeça e é motivo de muitos comentários irônicos. Mas diferentemente disto, muitas vezes, a comida é saborosa e dá até vontade de pedir Bis. Mas o passageiro pode repetir a comida no avião? Tem custo extra?

A ideia de fazer um post sobre o assunto surgiu depois da divulgação do último vídeo no canal do Melhores Destinos no Youtube. Nele fiz a avaliação sobre o voo da Latam entre Madri e São Paulo. Durante a viagem repeti o jantar e isto gerou várias perguntas de internautas.

Mas pode pedir repetir a comida no avião?

A resposta é sim, pode repetir e não tem custo extra! Isso não quer dizer, porém, que sempre será possível. Algumas vezes você conseguirá comer novamente, mas em outras não. Veja a minha experiência:

Eu sou daqueles sempre famintos. Entro no avião sempre com fome, principalmente em voos longos internacionais. Fico contando os minutos para o trolley passar pelo corredor e finalmente eu receber a minha bandeja. Independentemente de chicken, pasta ou beef, a hora do almoço ou do jantar é sagrado durante os voos longos. Na maioria das vezes sempre peço carne, quando disponível. Mas se a comida estiver saborosa e eu ainda com fome, parto sempre na tentativa de conseguir uma repetição.

Dicas para repetir

O pedido de uma nova bandeja ou de apenas mais um prato quente deve ser feito após o serviço de bordo estar encerrado, com todos os passageiros já com a comida na mesinha. Eu sempre espero o momento que os comissários iniciam a retirada da bandeja suja para perguntar se é possível conseguir mais uma refeição. Na maioria das vezes eu consigo, já cheguei a repetir três vezes um Bibimbap coreano durante um voo de mais de 14 horas da Korean Air entre Nova York e Seul. Hoje até parece gulodice, mas é que a comida estava deliciosa!

O melhor de tudo, isto é sem custo extra. A repetição não é paga. Já consegui em diversas companhias, como Latam, United, Delta, KLM, British, Iberia, etc. Outros editores do Melhores Destinos também já fizeram o mesmo e comemoram dois pratos durante o voo. A repetição é mais comum do que você imagina!

Bibimbap: arroz, vegetais e carne

Como funciona a comida do avião

É claro que já recebi muitos nãos. E isto independe de companhia aérea. O que acontece é que a comida a bordo é contada. É isto mesmo! Quarenta e oito horas antes do voo a companhia aérea envia para a empresa de catering a lista com número total de passageiros. Com esta lista em mãos, será iniciado o processo de preparação do voo. É nesta hora que o catering faz os pedidos especiais e define a quantidade de refeições que será levada a bordo da aeronave. Normalmente, são cerca de 10% a mais do que o número de passageiros na lista inicial da companhia.

A empresa de catering também balanceia a quantidade de opções para que todos os passageiros consigam definir o que querem comer. Mas é comum que os passageiros das últimas poltronas da classe econômica fiquem sem escolha. Exemplificando: se o voo conta com carne ou macarrão, pode ser que o pessoal do fundão só tenha o prato de massa à disposição, pois todos os pratos de carne se esgotaram nas filas anteriores. Isto também pode acontecer na hora de pedir a repetição: o seu prato predileto pode ter acabado.

Vale ressaltar que a comida a bordo passa por um processo criterioso de qualidade e de segurança alimentar. Veja o vídeo que fiz durante visita a uma das empresas de catering do mundo e mostra todo o preparo da comida de avião.

 

É bom lembrar que durante a pandemia de Covid-19 o serviço de bordo ficou restrito, assim como a disponibilidade de opções de bebidas e comida durante o voo.

Não há mágica para conseguir repetir o prato a bordo. A grande dica é educação para solicitar a repetição, simpatia das comissárias e do passageiro e sorte de ter sobrado alguma refeição. Bom apetite!

E você pede comida extra no avião? Conte para nós, logo abaixo, a sua experiência.