Como renovar o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela
Como renovar o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela
Até 2017 a vacina da Febre Amarela no Brasil tinha validade de 10 anos. A partir de então, passou a ser administrada em dose única, válida por toda a vida. A mudança também refletiu no Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela (CIVP), documento exigido por diversos países para entrada de turistas. Ele passou a ser emitido sem data de validade. Mas e quem emitiu o CIVP antes da mudança, o que fazer quando ele vence? Viajar com ele vencido? Tem que ir no posto de saúde tomar outra dose? Vai na Anvisa?
A ideia desse post surgiu porque isso aconteceu comigo. Fui conferir meu CIVP e vi que ele estava vencido desde 2019. Embora tenha muita informação sobre o documento na internet, não achei nada que respondesse a minha pergunta. E se eu tinha essa dúvida, certamente outros leitores também teriam.
O que fazer quando o Certificado de Vacinação contra a Febre Amarela vence?
A boa notícia é que você não precisa tomar outra dose da vacina. Quem já tomou sabe o quanto aquela injeção dói! Se você guardou o cartão de vacinação basta solicitar a emissão de um novo Certificado de Vacinação contra a Febre Amarela, o que agora pode ser feito online. E tem mais uma notícia excelente, além de ser online, a emissão é gratuita!
Basta acessar o site da Anvisa dedicado ao CIVP e preencher os dados, enviando foto da frente e do verso do comprovante de vacinação.
Não guardou o cartão de vacinação? Não tem problema, é só ir até o posto de saúde onde você foi vacinado e pedir uma segunda via.
Agora se você não tem o cartão de vacinação e não lembra onde se vacinou, sinto muito: vai ter que tomar outra agulhada =/
No meu caso todo o processo de envio, análise e emissão do novo certificado demorou exatos dois dias úteis. Mas vale lembrar que o prazo que a Anvisa pede é de 5 dias úteis.
O novo documento vem com a data que eu tomei a vacina e com a nova validade para a vida toda. É preciso imprimir uma cópia e levar assinada em sua viagem aos países que exigem o documento (nem sempre aceitam uma cópia digital).
Já esqueceu de conferir algum documento ou requisito de viagem e teve que fazer aquela correria para conseguir poder viajar? Conta pra gente nos comentários!