Reino Unido vai reduzir as exigências para a entrada de estrangeiros
Reino Unido vai reduzir as exigências para a entrada de estrangeiros
A partir da próxima sexta-feira (07/01), os passageiros que forem viajar com destino ao Reino Unido não precisarão mais apresentar teste negativo para covid-19 no momento do embarque. O anúncio foi feito hoje pelo primeiro ministro britânico Boris Johnson. O teste pré-embarque havia sido implementado em dezembro de 2021, visando freiar a disseminação da variante ômicron.
Porém, todos os visitantes que desembarcarem no país terão que fazer um teste rápido em até dois dias após a chegada, mas sem a necessidade de isolamento até saber o resultado. Caso o teste dê positivo, o passageiro será submetido a um exame RT-PCR custeado pelo governo e deverá ficar em quarentena até que o resultado fique pronto.
Grant Shapps, Secretário de Transporte do Estado, divulgou a notícia em seu perfil no Twitter:
Reino Unido enfrenta pico de casos de covid-19
Atualmente o Reino Unido enfrenta o pico mais alto de casos de pessoas contaminadas desde o início da pandemia. Por outro lado, o número de mortes tem se mantido estável.
Além disso, de acordo com a Our World in Data, 77,1% da população do Reino Unido está vacinada com pelo menos uma dose, 70,6% estão totalmente vacinados e 51,1% receberam a dose de reforço.
Regras para viajar para o Reino Unido
Confira as regras e documentos necessários para embarcar para o Reino Unido a partir das 4h do dia 7 de janeiro de 2022:
- Passaporte válido
- Apresentar certificado de vacinação completa com as vacinas AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield), Janssen, Moderna ou Pfizer-BioNTech (Comirnaty) há pelo menos `14 dias antes da chegada (não se aplica a menores de 18 anos)
- Preencher o formulário “Public Health Passenger Locator Form” e apresentá-lo no check-in e na chegada
- Realizar teste rápido de covid-19 em até dois dias após a chegada sem a necessidade de isolamento até receber o resultado
- Em caso de teste positivo, realizar exame RT-PCR (gratuito) e ficar em quarentena até o resultado ficar pronto.
Lembrando que para retornar ao Brasil é necessário apresentar teste de covid-19 com resultado negativo. São aceitos os testes de antígeno e RT-PCR desde que coletados em até, respectivamente, 24h e 72h de antes do embarque. Além disso, é obrigatório preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV).
Com informações do site Business Traveller.
Veja também: