Reforma na aviação argentina pode reduzir preço das passagens aéreas
Reforma na aviação argentina pode reduzir preço das passagens aéreas
O Governo da Argentina aprovou ontem um decreto que vai mudar completamente a aviação civil do país, abrindo espaço para companhias estrangeiras realizarem voos nacionais, tarifas mais competitivas e novas rotas.
O Decreto 599/2024 foi publicado no Diário Oficial e é uma espécie de reforma do código aeronáutico, que deve acabar com o grande domínio da Aerolíneas Argentinas.
Mudanças nas regras da aviação argentina
Com esse pacote de reformas, o governo argentino busca modernizar e desburocratizar o setor aéreo, aumentando a conectividade do país e ligando regiões que até agora não recebiam voos com a entrada de novas operadoras, de novas rotas e frequências e com a facilidade de pequenas aeronaves prestarem serviço no país.
“O objetivo final do pacote de reformas é que o país tenha maior conectividade. Mais frequências e novas companhias aéreas. Isso gerará um maior fluxo de turismo nas províncias argentinas, com tarifas mais competitivas”, diz o site argentino Clarín.
Até então, uma regulamentação permitia ao governo definir um preço mínimo pelas passagens aéreas, mas com o novo decreto esse controle dos valores ficará a cargo das próprias companhias aéreas.
Outra mudança diz respeito às empresa aéreas menores, fazendo com que pequenas aeronaves tenham mais facilidade para operar no mercado argentino, já que elas não serão mais obrigadas a seguir as mesmas exigências feitas para as grandes companhias.
O decreto também torna mais transparente a forma como as posições e horários dos voos são atribuídos às companhias aéreas, além de otimizar os serviços nos aeroportos.
Nos últimos meses, o governo argentino tem assinado um acordo de “céus abertos” com outros países. Em março, Brasil e Argentina assinaram a medida que vai eliminar os limites semanais de voos de passageiros entre os dois países. Chile, Peru, Equador, Panamá, Uruguai e Canadá também assinaram o acordo com a Argentina.
Atualmente, as empresas Latam, Gol, Azul, Aerolíneas Argentinas, JetSmart e FlyBondi operam voos em vários aeroportos brasileiros com destino à Argentina.
Leia também:
Seguro viagem para a Argentina é obrigatório? Veja como contratar com desconto!