<
logo Melhores Destinos

Aeroporto de Fernando de Noronha ganha novo asfalto após incidentes com aviões

Mateus Tamiozzo
18/08/2025 às 17:13

Aeroporto de Fernando de Noronha ganha novo asfalto após incidentes com aviões

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

O governo de Pernambuco informou hoje que concluiu as reformas do asfalto na área de estacionamento de aviões no Aeroporto de Fernando de Noronha. As obras duraram cerca de dois meses e foram feitas após dois afundamentos, em junho, de aeronaves de Azul e Gol em um intervalo de sete dias.

Os trabalhos atenderam a uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que impôs limitações ao número de passageiros por voo e proibiu as companhias aéreas de aumentar operações no arquipélago. Segundo o governo de Pernambuco, “as obras seguem contemplando ainda a recuperação da pista de pousos e decolagens, além de serviços complementares de infraestrutura”.

A finalização desta etapa não significa, neste momento, o alívio imediato das restrições impostas pela Anac, mas era um dos pedidos da agência após o afundamento dos aviões de Azul e Gol. A expectativa é que toda a pista seja reformada até o fim do ano.

Confira abaixo o posicionamento da Anac:

“O cronograma de execução das obras previstas para o Aeroporto de Fernando de Noronha encontra-se em dia, sendo a obra do pátio de estacionamento de aeronaves do terminal aeroportuário a entrega mais recente, concluída em 15 de agosto. No tocante às operações aéreas simultâneas no pátio, estas estão liberadas por parte da Anac e cabe ao operador aeroportuário realizar a coordenação com as companhias aéreas. Em relação à medida cautelar, ela permanece em vigor até que ocorra a total recuperação da infraestrutura, com conclusão prevista para março de 2026.”

Aeroporto enfrenta problemas desde 2022

Os episódios de afundamento de aviões no Aeroporto de Fernando de Noronha em junho são mais um capítulo de problemas recorrentes. Em outubro de 2022, a Anac proibiu a operação de jatos (como os Embraer E195 da Azul, os Airbus A319 da Latam e os Boeing 737 da Gol) no arquipélago por conta de buracos e fissuras na pista.

A partir daí, foram elaborados projetos para reformas, mas as obras começaram apenas em outubro de 2024, ou seja, com atraso de cerca de dois anos. A promessa inicial do governo de Pernambuco era de conclusão em dois meses, mas até hoje os trabalhos estão em andamento.

Em março deste ano, a Anac liberou o aeroporto de Fernando de Noronha para receber jatos – um hiato de quase três anos! À época, o Ministério de Portos e Aeroportos deu previsão de conclusão das obras até o fim de 2025.

Novo terminal de passageiros deve ser concluído em 2026

Paralelamente, as obras da construção do novo terminal de passageiros do aeroporto continuam, e a expectativa é que sejam concluídas no segundo semestre de 2026. Com investimentos de mais de R$ 45 milhões, a renovação do terminal foi anunciada em 2023, após um acordo de concessão do aeroporto, firmado pelo governo de Pernambuco com a concessionária Dix Aeroportos.

Atualmente, o Aeroporto Governador Carlos Wilson movimenta 260 mil turistas por ano. Com a ampliação do terminal de passageiros de 1.055 m² para 3.300 m², a capacidade do local será de 400 mil passageiros anualmente.

O espaço vai ganhar ainda uma sala VIP com vista para o Morro do Pico, um dos mais emblemáticos cartões-postais de Fernando de Noronha, e mais novidades:

  • Ampliação da área comercial;
  • Aumento da área de check-in para 10 posições;
  • Estacionamento com 45 vagas;
  • Espaço para restaurantes e área gourmet.

Com informações do governo de Pernambuco

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção