Aeroporto de Fernando de Noronha ganha novo asfalto após incidentes com aviões
Aeroporto de Fernando de Noronha ganha novo asfalto após incidentes com aviões
O governo de Pernambuco informou hoje que concluiu as reformas do asfalto na área de estacionamento de aviões no Aeroporto de Fernando de Noronha. As obras duraram cerca de dois meses e foram feitas após dois afundamentos, em junho, de aeronaves de Azul e Gol em um intervalo de sete dias.

Os trabalhos atenderam a uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que impôs limitações ao número de passageiros por voo e proibiu as companhias aéreas de aumentar operações no arquipélago. Segundo o governo de Pernambuco, “as obras seguem contemplando ainda a recuperação da pista de pousos e decolagens, além de serviços complementares de infraestrutura”.
A finalização desta etapa não significa, neste momento, o alívio imediato das restrições impostas pela Anac, mas era um dos pedidos da agência após o afundamento dos aviões de Azul e Gol. A expectativa é que toda a pista seja reformada até o fim do ano.
Confira abaixo o posicionamento da Anac:
Aeroporto enfrenta problemas desde 2022

Os episódios de afundamento de aviões no Aeroporto de Fernando de Noronha em junho são mais um capítulo de problemas recorrentes. Em outubro de 2022, a Anac proibiu a operação de jatos (como os Embraer E195 da Azul, os Airbus A319 da Latam e os Boeing 737 da Gol) no arquipélago por conta de buracos e fissuras na pista.
A partir daí, foram elaborados projetos para reformas, mas as obras começaram apenas em outubro de 2024, ou seja, com atraso de cerca de dois anos. A promessa inicial do governo de Pernambuco era de conclusão em dois meses, mas até hoje os trabalhos estão em andamento.
Em março deste ano, a Anac liberou o aeroporto de Fernando de Noronha para receber jatos – um hiato de quase três anos! À época, o Ministério de Portos e Aeroportos deu previsão de conclusão das obras até o fim de 2025.
Novo terminal de passageiros deve ser concluído em 2026

Paralelamente, as obras da construção do novo terminal de passageiros do aeroporto continuam, e a expectativa é que sejam concluídas no segundo semestre de 2026. Com investimentos de mais de R$ 45 milhões, a renovação do terminal foi anunciada em 2023, após um acordo de concessão do aeroporto, firmado pelo governo de Pernambuco com a concessionária Dix Aeroportos.
Atualmente, o Aeroporto Governador Carlos Wilson movimenta 260 mil turistas por ano. Com a ampliação do terminal de passageiros de 1.055 m² para 3.300 m², a capacidade do local será de 400 mil passageiros anualmente.

O espaço vai ganhar ainda uma sala VIP com vista para o Morro do Pico, um dos mais emblemáticos cartões-postais de Fernando de Noronha, e mais novidades:
- Ampliação da área comercial;
- Aumento da área de check-in para 10 posições;
- Estacionamento com 45 vagas;
- Espaço para restaurantes e área gourmet.
Com informações do governo de Pernambuco