logo Melhores Destinos

Não tem redes sociais? Seu visto americano pode ser negado

Daniel Akstein Batista
07/06/2025 às 7:00

Não tem redes sociais? Seu visto americano pode ser negado

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Por essa muita gente não esperava: quem não tem redes sociais pode ter seu visto americano negado. Esse foi o recado dado pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, às embaixadas e consulados norte-americanos, mas em um primeiro momento a medida vale apenas para quem deseja ir para a Universidade de Harvard, incluindo os turistas que querem só conhecer o local.

Desde que assumiu seu novo mandato, Donald Trump vem endurecendo as regras de imigração e até para liberar vistos. Recentemente, o presidente suspendeu o agendamento de entrevistas para vistos de quaisquer estudantes estrangeiros e de intercâmbio para as escolas americanas.

Na semana passada, Marco Rubio enviou um comunicado às embaixadas e consulados norte-americanos ao redor do mundo com um novo decreto na análise dos vistos, incluindo a verificação dos perfis das redes sociais dos viajantes.

Essa medida é específica para quem deseja ir para a Universidade Harvard, por qualquer motivo. Isso inclui estudantes, professores, funcionários, palestrantes convidados, contratados e até turistas.

De acordo com o comunicado, a falta de redes sociais é um alerta de que o viajante pode estar escondendo algum problema. “A visibilidade limitada ou o acesso restrito à atividade em redes sociais pode ser interpretado como tentativa de esconder comportamentos”, diz o texto.

Harvard entrou há meses na mira de Trump, acusada pelo governo como pró-terrorismo. Hoje, inclusive, o presidente assinou um decreto suspendendo vistos para novos estudantes estrangeiros que queiram ir para a faculdade localizada em Cambridge, Massachusetts.

Como tirar o visto americano?

A princípio, os brasileiros continuam tirando visto americano de turismo sem problemas, desde que, claro, estejam com todos os documentos em dia e com todas as condições para viagem.

Mas, com essa nova medida para quem deseja ir para Harvard, o jeito é evitar passar pela faculdade em sua visita a Nova York ou Boston, duas cidades perto de Cambridge. Ou então estar com as redes sociais ativas se o seu desejo for assim tão grande de visitar Harvard.

Com tantas novas regras sendo impostas pelo governo Trump, temos que estar sempre atento às novidades e notícias que vêm dos Estados Unidos. Se sua ideia é viajar para lá nos próximos meses, e ainda não tem visto, aproveite para já agendar em alguma embaixada ou consulado aqui no Brasil antes que novas mudanças e regras apareçam.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção