Reclamações sobre companhias aéreas caem pela metade, diz Anac
Reclamações sobre companhias aéreas caem pela metade, diz Anac
Um novo boletim da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontou que menos passageiros brasileiros reclamaram sobre as companhias aéreas no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Com base nas reclamações feitas pela plataforma Consumidor.gov.br, o número de queixas caiu pela metade.
O boletim trimestral apresenta os indicadores para monitorar como as companhias aéreas estão tratando os problemas dos seus clientes. O levantamento reúne dados como quantidade de reclamações, índice de solução, tempo de resposta e satisfação do usuário.
Indicador | 1º trimestre de 2022 | 1º trimestre de 2023 | Comparativo |
Reclamações | 38.167 | 20.879 | – 45,2% (nº absolutos) |
Reclamações a cada 100 mil passageiros | 169,41 | 76,1 | – 55% |
Índice de solução | 70,51% | 80,93% | + 14,77% |
Nota de satisfação (de 1 a 5) | 2,76 | 3,53 | + 27,8% |
* Dados consideram reclamações às companhias brasileiras e estrangeiras. |
A plataforma Consumidor.gov.br é uma excelente ferramente para buscarmos nossos direitos como consumidores, inclusive como passageiros. Por meio dela, a Anac consegue acompanhar o desempenho das empresas registradas.
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Principais reclamações
Dentre as mais de 20 mil reclamações registradas no primeiro trimestre de 2023, as principais queixas dos passageiros no portal Consumidor.gov.br foram as seguintes:
- Reembolso (24,65%)
- Alteração pela empresa aérea (18,73%)
- Alteração pelo passageiro (15,52%)
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Dentre as maiores empresas nacionais, a Azul foi a que teve o menor número de reclamações. Entre as internacionais, a low cost Flybondi teve o menor número de queixas, inclusive no ranking geral.
A Azul também se destacou em outros dois indicadores e a Latam foi a mais rápida para dar retorno aos clientes.
- Melhor índice de solução de reclamações: Azul (91,3%)
- Maior nota de satisfação em relação ao atendimento: Azul (4,2 – em uma escala de 1 a 5)
- Menor tempo médio de resposta: Latam (3,5 dias)
Confira os dados completos do boletim aqui.
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