Ótima notícia! Museu Nacional reabre após 7 anos com exposição gratuita no Rio de Janeiro


Ótima notícia! Museu Nacional reabre após 7 anos com exposição gratuita no Rio de Janeiro
Depois de sete anos fechado por causa do incêndio que marcou o Brasil em 2018, o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, voltou a receber o público a partir de ontem! E não é qualquer reabertura: é um verdadeiro renascimento que marca um momento histórico para o museu mais antigo do país, fundado em 1818!
Viaje mais gastando menos! Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e assine a nossa newsletter para receber as melhores promoções de passagens aéreas para o Rio de Janeiro!

Meteorito Bendegó sobreviveu ao incêndio e se tornou símbolo da resistência – Foto: Felipe Cohen/ PMNV
Reabertura do Museu Nacional
O Museu Nacional fica no Palácio de São Cristóvão, que carrega séculos de história: foi residência da família real portuguesa, sede do Império do Brasil e, hoje, abriga a mais antiga instituição científica do país.
Parcialmente restaurado, o palácio está cheio de novidades. Logo de cara, o visitante é recebido pelo incrível meteorito Bendegó, de 5,6 toneladas, que sobreviveu ao incêndio e se tornou símbolo da resistência do museu. Além disso, é possível ver:
- Um impressionante esqueleto de baleia cachalote de quase 16 metros, pendurado sob a escadaria monumental do prédio (tem até votação para escolher o nome desse grandão). A montagem da peça restaurada durou dois meses, sendo a maior de sua espécie em exibição na América do Sul;
- Esculturas de mármore de Carrara, elementos arquitetônicos restaurados e imagens do processo de restauro, que contam a história do museu e a reconstrução do palácio;
- Fragmentos do crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas (recuperado nos escombros do incêndio);
- Obras do artista indígena Gustavo Caboco, que trouxe um olhar contemporâneo sobre peças icônicas do acervo.

Esqueleto de baleia cachalote – Foto: Felipe Cohen – PMNV
A reconstrução do Museu Nacional vai custar cerca de R$ 517 milhões e está prevista para terminar em 2027.
O projeto é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Unesco e o Instituto Cultural Vale, unindo esforços públicos e privados para devolver ao Brasil um dos museus mais importantes da América Latina.
Exposição: “Entre Gigantes – uma experiência no Museu Nacional”
A exposição temporária que marca essa reabertura se chama “Entre Gigantes: uma experiência no Museu Nacional”.
Com entrada gratuita até 31 de agosto, os ingressos podem ser reservados pela internet. A mostra é dividida em três ambientes que misturam natureza, arte e a própria história do museu.
Fundado em 1818, o museu abrigava um acervo de mais de 20 milhões de itens antes do incêndio de 2018. No entanto, mesmo com as perdas, o museu não parou.
Desde 2021, já foram reunidas mais de 14 mil novas peças com doações de instituições, colecionadores e famílias. Entre elas, estão fósseis, cerâmicas pré-colombianas, peças africanas, um tigre taxidermizado e até uma coleção de conchas do cantor Nando Reis.
Visitação gratuita
O Museu Nacional está disponibilizando seis horários por dia, de terça-feira a domingo: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h para a exposição “Entre gigantes”.
Se o dia e o horário que você deseja não aparecerem nas opções de ingressos, é porque as vagas já foram preenchidas.
Em caso de desistências, as vagas serão remanejadas para o público que estiver presente, respeitando a ordem de chegada e a capacidade máxima do espaço.
A experiência com visitação é temporária e será realizada até 31 de agosto. Após esse período, as obras de restauro serão retomadas nesses três ambientes.
Confira aqui as 7 atividades preferidas dos turistas no Rio de Janeiro
- Free tour pelo centro histórico do Rio e Lapa
- Tour completo pelo Rio de Janeiro com ingressos
- Amanhecer no mirante de Dona Marta + Cristo Redentor
- Tour pela favela da Rocinha
- Ônibus turístico do Rio de Janeiro
- Free tour pelo centro histórico do Rio
- Trilha pelas grutas e cachoeiras do Parque Nacional da Tijuca
* Foto de capa: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Essa é a oportunidade perfeita de conhecer de perto esse lugar incrível, que mistura ciência, cultura e a própria história do Brasil. Visite com a família e os amigos, aproveite a exposição gratuita e faça parte desse momento único de retomada do nosso patrimônio nacional!