Governo autoriza reabertura de Machu Picchu após protestos no Peru
Governo autoriza reabertura de Machu Picchu após protestos no Peru
Boa notícia! O parque arqueológico de Machu Picchu foi reaberto hoje, conforme informação do Ministério da Cultura do Peru. Reconhecido como uma das sete maravilhas do mundo atual, o lugar estava fechado desde 21 de janeiro devido aos protestos políticos na região.
A medida adotada gera expectativas otimistas para volta da normalidade no Peru e, consequentemente, para a retomada do turismo neste destino tão procurado por viajantes de todo o mundo!
Tem interesse em conhecer Machu Picchu? Então não deixe de conferir nosso Guia de Destinos sobre o atrativo!
O funcionamento do atrativo ocorrerá normalmente a partir de hoje, nos mesmos horários e com os circuitos estabelecidos anteriormente, conforme o governo.
A empresa Consettur, responsável pelo único ônibus permitido nas estradas que levam ao sítio arqueológico, informou que está operando de maneira parcial e com frequências que correspondem à demanda dos serviços, “devido à conjuntura social e política que o país está atravessando”. Por isso, a passagem não está sendo vendida pela internet no momento, apenas na sede em Machupicchu Pueblo.
Ver essa foto no Instagram
Turismo em Cusco
Segundo o governo, a decisão pela reabertura foi possível após um acordo entre diferentes poderes e representantes locais, a fim de garantir a segurança do monumento e dos serviços de segurança e transporte, para os visitantes poderem aproveitar a visita.
“Esta decisão responde à necessidade de apostar no diálogo e a paz, no trabalho articulado entre as autoridades e a população, que exigem a retomada da atividade cultural e a reativação econômica de Cusco“, comunicou o governo.
Algumas companhias aéreas chegaram a permitir o reembolso ou alteração da data dos voos para o Peru sem custo adicional devido aos protestos, como foi o caso da Latam. Se você tem viagem marcada para Cusco, entre em contato com a aérea para verificar as regras de remarcação vigentes.
Você foi afetado pela suspensão de serviços turísticos no Peru? Como resolveu a situação? Participe nos comentários!