Pista principal do aeroporto Santos Dumont será liberada amanhã, mas voos só serão retomados na próxima semana
Pista principal do aeroporto Santos Dumont será liberada amanhã, mas voos só serão retomados na próxima semana
A pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, vai voltar a receber voos a partir das 6h deste sábado (21/9). O espaço está fechado desde 24 de agosto, quando foram iniciadas as obras de manutenção que levaram as companhias a transferirem alguns voos para o aeroporto do Galeão. A Gol e a Latam confirmaram que vão operar na pista principal do Santos Dumont somente a partir da próxima semana.
Na prática, toda a pista principal, que mede 1.323m x 42m, foi restaurada. Neste período, a pista auxiliar também foi utilizada para que algumas operações fossem mantidas.
Segundo a Infraero, que administra o SDU, o fechamento da pista principal foi necessário devido à complexidade da tecnologia aplicada ao pavimento: a camada porosa de atrito não permite emendas e, por isso, inviabiliza a realização dos trabalhos em períodos intercalados. O resultado deve melhorar o contato entre os pneus das aeronaves com a pista molhada ou seca.
A obra de manutenção teve investimento de R$ 9 milhões. A última vez que a pista principal do aeroporto passou por reforma semelhante foi em 2009. À época, o Santos Dumont seguiu operando normalmente, também por meio da pista auxiliar. A expectativa é de que a atual recuperação da pista dure em torno de 10 anos, até uma nova manutenção.