logo Melhores Destinos

Foz do Iguaçu fará teste de Covid-19 em turistas

João Goldmeier
João Goldmeier
08/06/2020 às 18:35

Foz do Iguaçu fará teste de Covid-19 em turistas

Foz do Iguaçu já tem data para reabrir suas principais atrações turísticas: será no próximo dia 10 de junho, aniversário da cidade. A reabertura inclui também os hotéis e resorts de turismo de lazer. Para garantir a segurança dos visitantes e habitantes da cidade, o município preparou uma série novos protocolos sanitários, dentre os quais o principal é a testagem de todos os turistas com suspeita de Covid-19.

A cidade já havia começado a reabertura no mês passado, com alguns hotéis e atividades de turismo. Para a abertura de agora, ela promete testar todos os casos sintomáticos de visitantes que apresentaram quadro de febre, gripe, resfriado ou algum sintoma respiratório nos últimos 14 dias.

Para identificar estes casos, serão montadas barreiras sanitárias nos atrativos turísticos e nos hotéis e resorts de maior porte. Turistas que testarem positivo serão colocados em isolamento social por 14 dias e deverão arcar com os custos de hospedagem.

Hotéis e resorts também devem assinar um termo de responsabilidade no qual se comprometem a respeitar os protocolos de segurança sanitária e colaborar com a Secretaria Municipal da Saúde na busca ativa de colaboradores e clientes com sintomas compatíveis com a Covid-19.

Antes de ingressar nas atrações turísticas, o turista deverá responder a um questionário sobre sintomas respiratórios ou apresentar a autoavaliação feita pelo aplicativo CovidPR (disponível para android e iOS).

O uso de máscaras será obrigatório para colaboradores e visitantes, assim como a higienização das mãos e o distanciamento social, dentre uma série de medidas protetivas.

A cidade tem sido eficaz no combate à pandemia, e totaliza 163 casos confirmados, com três mortes e uma taxa de ocupação dos leitos de UTI entre 10 a 15%.

Vale lembrar ainda que as fronteiras do Brasil com Argentina e Paraguai permanecem fechadas por tempo indeterminado.