logo Melhores Destinos

Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, já reabriu para o turismo!

Monique Renne
Monique Renne
16/09/2020 às 11:48

Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, já reabriu para o turismo!

Ouro Preto, uma das mais encantadoras cidades históricas de Minas Gerais, segue em ritmo de reabertura para o turismo. O destino, que chegou a montar barreiras para controle de acesso e fazer campanha para que os turistas adiassem as viagens, volta ao poucos a receber visitantes. Ouro Preto já passou pela classificação vermelha do Programa Minas Consciente, que dá orientações para reabertura em todo o estado. Atualmente, Ouro Preto está na onda amarela, o que permite a reabertura de meios de hospedagem e restaurantes, que antes operavam apenas por sistema delivery. Já as visitas ao interior dos museus e igrejas de Ouro Preto seguem proibidas. Sem data prevista para retomada.

Entre as principais medidas de segurança adotadas pelo seguimento turístico de Ouro Preto, estão a ocupação máxima de 50% dos meios de hospedagem, restaurantes e bares; distanciamento social em todos os ambientes; uso obrigatório de máscara; e disponibilização de álcool gel 70%. Eventos e atividades com aglomeração seguem proibidos na cidade, assim como visitas ao interior de igrejas e museus.

Ouro Preto é o típico destino que pode ser conhecido em um ou dez dias. Localizada a apenas 100 km da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é ótima pedida para um passeio de bate e volta e também para dias de intenso mergulho na história e arte do Brasil. Em meio às muitas igrejas, casarões e sobrados, o viajante poderá apreciar traços importantes da arquitetura colonial, obras de alguns dos mais expressivos nomes da arte nacional — como Aleijadinho e Mestre Ataíde — e também experimentar os mais tradicionais sabores mineiros.

Claro! A história de Ouro Preto também está bem representada nas mesas da cidade e essa é uma das melhores experiências por lá. Impossível resistir a uma boa cachaça e a um saboroso prato com os temperos das Minas Gerais. Viajar para Ouro Preto é abrir os olhos para o Brasil. A cidade ensina a todo momento como foi construído o país. 

Aproveite para descobrir Ouro Preto também ao pôr do sol, quando a cidade fica ainda mais linda. Vale subir ao alto da Igreja São Francisco de Paula e ao topo do Mirante da UFOP. E não se esqueça de sempre reparar  na vista de todas as igrejas por onde passar. Cada uma delas permite ver outras várias igrejas de Ouro Preto com a linda luz da golden hour. E esse é um dos maiores espetáculos da cidade! Se estiver com tempo, conheça também as pequeninas Lavras NovasSanta BárbaraCatas AltasMarianaCongonhas, além do lindíssimo Santuário do Caraça, que já está aberto a visitação.

Santuário do Caraça

Diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas é importante ressaltar que você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso! Veja como está a reabertura dos destinos nacionais.

Leia também: