Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, já reabriu para o turismo!
Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, já reabriu para o turismo!
Ouro Preto, uma das mais encantadoras cidades históricas de Minas Gerais, segue em ritmo de reabertura para o turismo. O destino, que chegou a montar barreiras para controle de acesso e fazer campanha para que os turistas adiassem as viagens, volta ao poucos a receber visitantes. Ouro Preto já passou pela classificação vermelha do Programa Minas Consciente, que dá orientações para reabertura em todo o estado. Atualmente, Ouro Preto está na onda amarela, o que permite a reabertura de meios de hospedagem e restaurantes, que antes operavam apenas por sistema delivery. Já as visitas ao interior dos museus e igrejas de Ouro Preto seguem proibidas. Sem data prevista para retomada.
Entre as principais medidas de segurança adotadas pelo seguimento turístico de Ouro Preto, estão a ocupação máxima de 50% dos meios de hospedagem, restaurantes e bares; distanciamento social em todos os ambientes; uso obrigatório de máscara; e disponibilização de álcool gel 70%. Eventos e atividades com aglomeração seguem proibidos na cidade, assim como visitas ao interior de igrejas e museus.
Ouro Preto é o típico destino que pode ser conhecido em um ou dez dias. Localizada a apenas 100 km da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é ótima pedida para um passeio de bate e volta e também para dias de intenso mergulho na história e arte do Brasil. Em meio às muitas igrejas, casarões e sobrados, o viajante poderá apreciar traços importantes da arquitetura colonial, obras de alguns dos mais expressivos nomes da arte nacional — como Aleijadinho e Mestre Ataíde — e também experimentar os mais tradicionais sabores mineiros.
Claro! A história de Ouro Preto também está bem representada nas mesas da cidade e essa é uma das melhores experiências por lá. Impossível resistir a uma boa cachaça e a um saboroso prato com os temperos das Minas Gerais. Viajar para Ouro Preto é abrir os olhos para o Brasil. A cidade ensina a todo momento como foi construído o país.
Aproveite para descobrir Ouro Preto também ao pôr do sol, quando a cidade fica ainda mais linda. Vale subir ao alto da Igreja São Francisco de Paula e ao topo do Mirante da UFOP. E não se esqueça de sempre reparar na vista de todas as igrejas por onde passar. Cada uma delas permite ver outras várias igrejas de Ouro Preto com a linda luz da golden hour. E esse é um dos maiores espetáculos da cidade! Se estiver com tempo, conheça também as pequeninas Lavras Novas, Santa Bárbara, Catas Altas, Mariana, Congonhas, além do lindíssimo Santuário do Caraça, que já está aberto a visitação.
Diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas é importante ressaltar que você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso!
Leia também: