Jalapão: fervedouros e cachoeiras reabriram para o turismo!
Jalapão: fervedouros e cachoeiras reabriram para o turismo!
As belezas naturais do Jalapão já estão abertas para o turismo! Considerado um dos melhores destinos do Brasil para quem busca uma experiência única em meio a cenários incríveis, o Jalapão começou a ser reaberto no último dia 30 de setembro, com o funcionamento dos atrativos dentro do Parque Estadual do Jalapão, entre eles as Dunas do Jalapão, a Cachoeira da Velha e a trilha da Serra do Espírito Santo. Apenas hoje (05/10) foram reabertas as atrações fora do parque, entre elas os fervedouros do Jalapão e a Cachoeira do Formiga. Os atrativos estavam fechados desde o final de março devido à quarentena.
Para a reabertura do turismo, o Jalapão passou por longo processo de negociação entre governos, populações e profissionais dos municípios que fazem parte da região, que engloba especialmente Ponte Alta, Mateiros e São Félix. É nessa região onde estão concentrados os principais pontos turísticos e roteiros do Jalapão. Mateiros, principal cidade base para quem visita o Jalapão, está localizada a 300 km da capital Palmas.
A reabertura dos principais atrativos do Jalapão seguirá regras publicadas em decreto, onde constam todas as medidas de segurança que devem ser adotadas para redução do risco de contágio da Covid-19, entre elas o uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool 70%.
Além das medidas básicas, vale destacar o distanciamento social obrigatório nos atrativos, incluindo fervedouros (que terão capacidade ainda mais reduzida); a obrigatoriedade de guias para trilhas, cachoeiras, praias e fervedouros; e o fornecimento de equipamentos individuais (como colete salva-vidas) sempre higienizados e desinfectados, em embalagens plásticas individuais e vedadas. Vale dizer que as agências de passeio no Jalapão têm autorização para operar com veículos em capacidade máxima.
Jalapão
O Jalapão é o destino ideal para desconectar do lado urbano da vida e se ligar ao que há de mais espetacular na natureza. O tempo que os turistas passam no Jalapão é dedicado totalmente a sentir de perto cada um dos atrativos do cerrado do Tocantins. Não faltará o que fazer no Jalapão nos seus dias de descanso por lá! Para percorrer a maior parte dos pontos turísticos do Jalapão, serão necessários, no mínimo, cinco dias inteiros na região, mas com dois dias já será possível sentir um gostinho das belezas locais. Para ter certeza de conhecer tudo o que deseja, dê preferência às agências que fazem o circuito passando pelas cidades de Mateiros, Ponte Alta e São Félix.
As Dunas do Jalapão são o carro-chefe da região e destino obrigatório em todos os roteiros oferecidos pelas agências. O mesmo acontece com a Cachoeira do Formiga e a Cachoeira da Velha, as duas principais quedas d’água da região. E quem visita a Cachoeira da Velha obrigatoriamente dará um mergulho nas águas puríssimas da Prainha do Rio Novo, uma das mais belas à margem deste rio de água potável. Para fechar esse roteiro básico, só falta um mergulho nos fervedouros. E como há vários deles abertos à visitação, a escolha varia entre as agências. Para quem quer ir direto ao mais bonito, recomendamos o Fervedouro Bela Vista. Já para conhecer o mais famoso, a pedida é o Fervedouro do Ceiça.
E com o calor intenso que faz no Jalapão, vale investir em atrações com mergulhos em águas geladinhas. Vale experimentar as praias à beira do Rio Novo e também lugares como a Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Formiga, além da Cachoeira do Rio Soninho, Cachoeira das Araras, Cachoeira da Roncadeira, Cachoeira do Escorrega Macaco e a Cachoeira do Lajeado. Sem falar no lindo cenário dos paredões do Cânion do Sussuapara, onde também há uma pequena queda d’água geladinha para banho.
Para fechar a viagem, experimente curtir o nascer e o pôr do sol em pontos estratégicos do Jalapão. Uma boa pedida para começar o dia é a trilha que sobe a Serra do Espírito Santo, de onde se tem uma linda vista para a região. Já para o pôr do sol, o melhor é subir as dunas que ganham tons de dourado e a Pedra Furada, onde os raios de luz do final da tarde formam cenários deslumbrantes em meio aos buracos formados pelo vento nas rochas de arenito.
Quer saber saber mais sobre o Jalapão? Veja o nosso post especial com 30 dicas para a sua primeira viagem ao Jalapão! Vale dizer que, apesar da reabertura dos destinos nacionais, você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso!