Cuidado: ranking mostra os países e aeroportos da Europa com mais atrasos de voos
Cuidado: ranking mostra os países e aeroportos da Europa com mais atrasos de voos
Qual é o país da Europa com o maior número de voos cancelados? Qual aeroporto tem mais voos atrasados? Qual é a pior companhia europeia em relação ao cumprimento dos horários? Uma pesquisa de uma organização alemã de direitos dos passageiros trouxe a tona dados alarmante sobre a aviação nos últimos meses no Velho Continente e vai de encontro com a reputação mundial do alto padrão de qualidade de alguns países.
Acreditem, a Suíça é o pior país da Europa nos quesitos atrasos e cancelamentos de voos. O país conhecido pela qualidade em tudo aquilo que faz, onde os trens não atrasam e tudo funciona perfeitamente, contabilizou neste verão 38,78% de atrasos. No total, 19.006 dos 49.004 voos programados, entre 20 de junho e 4 de setembro, partiram ou chegaram com mais de 15 minutos fora do horário previsto. Atrás dos suíços ficaram a Grécia com 36,97% e a Turquia com 36,52.
Outro dado alarmante liderado pelos suíços é no número de voos cancelados. No período, 1.227 dos voos foram cancelados, o que representa 2,5% do total programado. Aí vem outra surpresa, em segundo lugar aparece a Alemanha com 2,4% e Áustria com 1,46%. Eu em junho vivi isto na pele ao tentar voltar de Dusseldorf para Zurique. Tive dois voos da Swiss cancelados em cima da hora e o meu retorno à Suíça atrasou quase 24 horas, para piorar até hoje aguardo os reembolsos dos gastos extra e a indenização da companhia.
É claro que estes países também abrigam os piores aeroportos da Europa. O local com o maior número de cancelamentos de voos é Berlim (BER) com 3,01%, Frankfurt (FRA) 2,52%, Munique (MUC) 2,49% seguido em quarto por Zurique (ZRH) com 2,37%.
Qual é a pior companhia europeia em atrasos e cancelamentos?
Com estes dados devastadores para a reputação de qualidade de Suíça e Alemanha, não poderia ser diferente que as piores companhias da Europa em relação ao atraso e cancelamentos durante o verão de 2024 só poderiam ser do grupo Lufthansa. A liderança é da Eurowings que atrasou 14.101 e cancelou 1.344 (3,09%) dos 43.550 programados para o período.
1ª Eurowings: De 43.550 voos, a Eurowings teve que cancelar 1.344 e 14.101 decolaram com atraso ou pousaram com atraso.
2. Lufthansa: A Lufthansa planejou 104.698 voos. Destes, 3.035 foram cancelados e 36.462 foram atrasados.
3. Swiss: A Swiss cancelou 840 de 32.222 voos, 13.866 foram atrasados.
4. Easyjet: De 135.146 voos operados pela companhia low cost, 3.441 foram cancelados e 58.262 foram atrasados.
5. KLM Cityhopper: De 25.017 voos, 274 foram cancelados e 5.240 foram atrasados.
Seguro viagem na Europa é obrigatório? Tire suas dúvidas e viaje despreocupado!
Suíça e Alemanha se defendem
O relatório da Flightright observa que os aeroportos da região mais problemática enfrentam “desafios significativos”, como escassez de funcionários e greves. Estes problemas atingiram em cheio as operações do Grupo Lufthansa que luta, assim como muitas companhias e o setor geral da aviação, com a falta de mão de obra para atender o aumento da demanda
A Suíça se defende e ressalta o clima instável do país, onde muitas tempestades foram registradas nos primeiros meses do verão. O aeroporto Zurique também credita os atrasos e cancelamentos a sua estrutura com pistas cruzadas, os fortes ventos de leste e a sua localização no centro europeu, onde há intenso tráfego aéreo, o que restringe muito a alteração de alguns voos programados.
A Skyguide, controladora de tráfego aéreo de todos os principais aeroportos da Suíça, também admitiu, que em junho, um bug atingiu o seu sistema, respondendo por um terço dos atrasos de voos no país. E ainda vale ressaltar que em 19 de julho o mundo todo foi atingido por uma grande interrupção tecnológica, que atingiu os aeroportos da região.