logo Melhores Destinos

Quirguistão – Dicas de viagem para a “Suíça da Ásia”

Redação
22/08/2018 às 12:59

Quirguistão – Dicas de viagem para a “Suíça da Ásia”

Você gosta de destinos exóticos e inusitados? Então o Quirguistão é para você. Um país entre montanhas e lagos cênicos na Ásia Central, atravessado pela lendária “Rota da Seda”, com uma cultura riquíssima e paisagens únicas que fazem brilhar os olhos dos amantes da natureza! Nosso leitor Léo Lins, que mora por lá, resolveu compartilhar com a gente toda a beleza do país e ajudar você a desvendar os mistérios do Quirguistão, confira!


Introdução

Desconhecido pela maioria dos brasileiros, o Quirguistão é um tesouro escondido. O país da Ásia Central está na famosa e milenar Rota da Seda. Para os que assistiram “Marco Polo” (seriado baseado na história do comerciante latino em terras mongóis), essa expressão remete a ótimas aventuras.

Por conta dessa localização estratégica, o povo quirguiz esteve periodicamente sob a dominação estrangeira: já pertenceram à Mongólia, Turcos-Otomanos e por fim, à União Soviética, até 1991. Esse misto de influências resultou num país dotado de uma mistura peculiar de culturas e costumes, interessantes ao viajante apaixonado e curioso.

A começar pela língua. Oficialmente é o quirguiz, que está intimamente relacionada com as outras línguas turcas, mas o russo é amplamente falado na capital Bishkek, muito mais que a própria língua local. Para nós brasileiros não sei o que é pior kkkk. Mas pode ficar tranquilo que todo restaurante, hotel, bar, e até nas ruas, é muito fácil encontrar alguém que fale inglês.

Bom, e o que um brasileiro pode fazer em terras tão tão distantes? Eu vim a trabalho e aqui estou aproveitando esta terra surreal. Mas se você vem à Europa, Ásia ou ao Oriente Médio, ou simplesmente gosta de explorar lugares novos e diferentes, aproveite e coloque as montanhas do Quirguistão nos seus planos.

A rota mais fácil para chegar à capital Bishkek vindo do Brasil seria via Moscou, Istambul ou Dubai (e aconselho você a entrar no país pela capital, porque o setor de imigração será menos exigente — pode ser um pouco chato e demorado, mas no geral vai ser bem melhor). Todas essas cidades tem isenção de visto para brasileiros, são espetaculares para conhecer e têm voos saindo de Sampa (Moscou, via Lisboa pela Tap). De Moscou é possível também chegar direto em Osh (segunda maior cidade do país — Fiz um avaliação para o MD de como é voar com a S7 Airlines entre essas cidades, confere lá!

Na capital Bishkek você vai conseguir visitar em no máximo dois dias todos os pontos turísticos – que na sua maioria têm a ver com a história das guerras, com todos aqueles dominadores, e a enfim a libertação em 1991.

Aí vai o Museu de História, Museu Nacional de Artes, a Praça da Vitória, e outras praças com monumentos e estátuas, principalmente onde você encontrará referências a Manas, o mitológico herói guerreiro e poeta do Quirguistão.

Além desse tour histórico você poderá ir às compras no Osh Bazar, para nós uma gigantesca feira livre onde se vende de tudo que se possa imaginar. Ou, se gostar de shoppings, há ao menos três grandes na cidade, além das diversas galerias, sem muitas marcas globais.

Passeios e atrações imperdíveis no Quirguistão

Aqui está o melhor do Quirguistão. Os passeios em paisagens ao redor do país inteiro. O Quirguistão é conhecido como “a Suíça da Ásia”, devido às belíssimas montanhas e aos lagos azuis. O grande diferencial está na beleza quase virgem dos lugares pouco convencionais e rústicos. Você vai à Suíça e é estonteante a beleza dos Alpes, mas em todo lugar tem estradas organizadas, cafés e até cidades nas montanhas. No Quirguistão a natureza é plena! Ótimo para os apaixonados por camping, tracking, climbing, etc. Todo dia literalmente me esbarro com um mochileiro de alguma parte do mundo (Europa e Ásia normalmente) por aqui.

Mas vamos lá, que lugares incríveis são esses. Poderia deixar esse post gigante (maior do que já está kkkk) mas vou citar para mim quatro regiões especiais e deixar o link de um site muito bacana para quem quiser explorar mais.

1. Região de Issyk Kul – Aqui está a belíssima cidade de Karakol, que deve ser usada como base para explorar a região. Essa é a mais turística cidade e região do país. Possui montanhas maravilhosas e, para fechar, tem a praia do Quirguistão, o famoso lago Issyk Kul – o segundo maior lago de montanha do mundo; atrás apenas do Lago Titicaca em terras sul-americanas. Tudo bem que a agua é gelada mesmo no verão (para um nordestino como eu), mas a paisagem é extravagante para suas fotos do Insta.

2. Região de Naryn – No caminho para Osh (A rota Osh – Bishkek, apesar de cansativa, por durar cerca de 12h de carro, é linda de se ver, parar, acampar e curtir). A cidade base é Toktogul. Na minha opinião tem o lago mais azul e bonito desse pequeno paraíso. Vale demais a parada!

3. Região de Osh – Não é tão bonita e famosa quanto as duas anteriores, mas tem a Montanha de Salomão – Os praticantes da religião muçulmana acreditam que o profeta Salomão esteve nesse lugar. Assim a montanha é sagrada e reverenciada até hoje. Além de ser patrimônio histórico protegido pela Unesco, tem um museu interessante esculpido na rocha e uma bela mesquita na base (que já foi a maior da Ásia Central). Ademais, Osh é a porta de entrada se você for esticar a viagem até o Uzbequistão ou Tadjiquistão.

4. Região do Chui – está do lado da capital Bishkek e concentra belas paisagens e pequenos lagos, além do Parque Nacional Ala Archa. Nessa região estão os lugares mais adequadas e preparados para esquiar no inverno (sim, o inverno é rigoroso, temperaturas baixíssimas e lugares legais e baratos para os esportes de neve).

5. O site para você ver tudo mais detalhado e outras regiões do país: https://www.discoverkyrgyzstan.org/destination/region

> Leia também:
– Saiba como tirar o visto do Japão
– Como tirar o visto Americano (Atualizado 2019)

Transporte no Quirguistão

Andar pelo país só é possível por quatro rodas (embora tenha conhecido uns aventureiros fazendo tudo de bike ou a pé). Então, se tiver de galera seria interessante fechar com um guia local uma van e rodar. Ou mesmo, alugar um carro 4×4 e fazer tudo. Não é difícil fazer sozinho (eu mesmo faço tudo assim, com meu próprio carro, familia e amigos). Nas cidades, incluindo a capital, é possível andar a pé, de táxi (baratíssimo) ou de vans/ônibus – tão barato que não dá para converter em reais, seria tipo R$ 0,45 o transporte público.

Comida no Quirguistão

Tem muita variedade de restaurantes na cidade. Embora a maioria apresente um menu muito parecido. Uma dica legal seria experimentar restaurantes de comidas típicas que dificilmente você encontrará facilmente, tipo, um restaurante georgiano, turco, árabe, etc, e obviamente a comida local. A culinária do Quirguistão pode não ser tão exótica, mas tem deliciosos pratos: Shaslik (o churrasco deles, marinado), Lakman (uma espécie de macarronada, tem a seca e uma com caldo tipo sopa), Borsok (o pastel kkk) e Lipioska (o pão mas tradicional) são as minhas prediletas.

O detalhe por aqui é que você verá o nome “café” pra todo lado. Se liga, café para eles é sinônimo de restaurante de pequeno porte, e não o café com as iguarias que estamos acostumados na Europa. Mas também existem esses. Todos são desconhecidos. As grandes redes, com exceção do KFC, ainda não chegaram por aqui.

Como levar dinheiro

Traga dólar ou euro, mas se tiver passado pela Rússia ou China e sobrou uns Rublos ou Reinminbi, vai trocar tranquilo aqui.

O son (c) é a moeda local. A cotação varia diariamente com base no dólar, mas a média é estar perto dos 70 sons = U$1,00 (Dólar americano). No geral tudo é bem barato. Uma refeição completa por 5 dólares em um bom restaurante e até U$1 num boteco local.

Mas preste atenção na série do seu dólar, pois aqui eles só serão bem-vindos depois de 2006.

Hospedagem no Quirguistão

Em Bishkek existem diversos hotéis, para os mais variados preços e níveis de conforto. Não conheço nenhuma grande rede aqui, mas como minha sugestão é passar pouco tempo na capital, eu sempre escolho o Hotel Cápsula, hostel presente em muitos lugares do mundo e aqui também. (página em Inglês e Russo – US$ 8,00 a diária).

Saindo da capital, nas regiões montanhosas pode-se acampar em qualquer lugar que consiga montar sua barraca. Mas seria legal curtir a experiencia de alugar uma YURTA (Casa Nômade) e passar ao menos uma noite como os locais originais.

Dicas

Se você já é bastante viajado e procura um lugar exótico e lindo, venha.

Se você vai dar um rolé por perto, não vai se arrepender se parar por aqui.

Mas se você ama a natureza… vai querer morar aqui.

Melhor época para visitar o Quirguistão

O clima do Quirguistão tem as estações bem marcadas. É exatamente como aprendemos na escola e vimos nos filmes.

Como é Hemisfério Norte em dezembro começa o inverno que traz temperaturas baixíssimas de até -25ºC. Em março, com a chegada da primavera as flores saem, mas a temperatura ainda está na casa dos 5ºC – 10ºC. Em agosto, no alto verão, pode chegar aos 38ºC, até começar a esfriar novamente no Outono em outubro.

Então, vai depender do que você curte e quer fazer. Obviamente as viagens por terra no inverno se tornam perigosa, já que o país é extremamente montanhoso.

Conclusão

O Quirguistão tem belezas naturais intocáveis, montanhas virgens, cultura peculiar e povo muito hospitaleiro (os de origem russa nem tanto). É um país já descoberto pelos aventureiros europeus mas totalmente desconhecido para maioria dos brasileiros. Devido à religião muçulmana e ao background socialista ainda é um tanto restrito a expandir sua imagem para o mundo como um paraíso natural e com um largo potencial ao ecoturismo.

Talvez seja difícil planejar uma viagem única e direta para esse lugar, mas vale muito a pena incluir numa rota alternativa e adjacente a outra viagem.

Espero vocês por aqui… e em breve falarei sobre os vizinhos Cazaquistão, Mongólia e etc.


Agradecemos ao Léo pelas dicas de viagem! E você, tem algum roteiro ou destino para compartilhar com a gente? Envie seu texto para convidado@melhoresdestinos.com.br, a próxima viagem a ser publicada pode ser a sua!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção