logo Melhores Destinos

O que fazer se perder seu passaporte durante a viagem?

Camille Panzera
05/06/2021 às 11:00

O que fazer se perder seu passaporte durante a viagem?

O passaporte é o documento de viagem mais importante que temos e é imprescindível para poder viajar a maior parte dos países no exterior. Mas como em tudo na vida, nem sempre as coisas saem como planejamos, estamos sempre sujeitos a adversidades, ou pior, perda e roubo dos nossos documentos. O que fazer em uma situação dessas? Confira abaixo!

Perdi meu passaporte no exterior, o que fazer?

1.  Procurar a polícia local

O primeiro passo é procurar pessoalmente as autoridades locais para informar o ocorrido e em quais condições ocorreu a perda, furto ou roubo. Nessa situação, você deverá registrar o correspondente ao nosso boletim de ocorrência. O registro pode ser necessário por diferentes motivos, entre eles para que você não pague uma taxa extra pela não apresentação do passaporte válido no momento da emissão de um novo passaporte.

Mesmo que você não fale a língua local, é importante realizar esse passo, até mesmo para que a polícia possa ficar atenta a possíveis crimes. Se você não fala a língua local, o bom truque de usar o Google Tradutor se encaixa muito bem na situação.

perda extravio passaporte viagem

2 – Procurar o consulado ou embaixada brasileira mais próximo

O segundo passo para resolver essa encrenca que ninguém quer passar, é se informar sobre o consulado de jurisdição mais próximo e entrar em contato telefônico, verificando se há um plantão consular. Todas as representações consulares no mundo podem ser vistas no site do Itamaraty e na verdade, antes mesmo de viajar, é bom você ter em mente qual a representação mais próxima, especialmente ao viajar para um país de pequeno porte.

Muitas representações têm telefones de plantão e até WhatsApp. Se não houver uma representação no país em que você está, pode ser necessário ter que ir até outro país, onde fica a representação mais próxima.

O site do Itamaraty informa que a simples perda do passaporte ou de voo não configura uma situação de emergência consular, essas são emergências pessoais, que os consulados atendem em seu horário regular. Entretanto, o ideal no caso de perda ou extravio de seu documento, é você ligar para o plantão consular, para que seja avaliado o caso. Isso feito, você saberá como proceder diante da situação e até mesmo quando se apresentar na representação.

Junto à representação consular você poderá explicar a situação do ocorrido para saber que passos seguir e qual documento fazer em substituição ao passaporte extraviado.

No site do Itamaraty você também pode consultar quais são os acontecimentos que configuram uma emergência consular e aqueles que não são emergências. Pode também buscar as informações referentes ao consulado da jurisdição em que está, os horários de funcionamento, meios de contato, endereço e os dias de feriado (que são diferentes em cada parte do mundo e geralmente adota alguns feriados brasileiros e locais).

3. Siga as orientações passadas pelo consulado

Em contato com o consulado, ficará mais fácil definir quais passos seguir, sempre analisadas caso a caso, sendo as principais opções: fazer uma ARB – Autorização de Retorno ao Brasil ou a emissão de um novo passaporte, que está sujeito à apresentação de determinados documentos.

3.1 Autorização de Retorno ao Brasil – ARB

Se você precisará apenas retornar ao Brasil, a representação consular poderá emitir a ARB – Autorização de Retorno ao Brasil, um documento feito gratuitamente que requer:

  • a denúncia policial
  • documento comprobatório da nacionalidade brasileira (na falta do documento, pode-se ouvir duas testemunhas da mesma nacionalidade que atestem sua nacionalidade ou, em último caso, assinar uma declaração, sob as penas da lei, alegando sua identidade e nacionalidade).

A ARB tem um prazo de validade de 7 dias corridos e pode ser uma opção mais viável em substituição ao passaporte, especialmente porque requer menos documentos e é gratuita, servindo bem para a função de retornar ao Brasil. O prazo para sua emissão pode ser de até 10 dias, mas em caso de necessidade, a depender das possibilidades da representação consular, ele pode ser feito até no mesmo dia. Saiba mais no site do Itamaraty.

*Vale sempre recordar que esses requisitos e prazos estão sempre sujeitos às condições das autoridades locais.

3.2 Passaporte de emergência

Outra opção no caso de perda e extravio do passaporte é fazer um novo passaporte, mas há que se considerar que um passaporte emitido nessa situação tem validade inferior ao passaporte comum e requer alguns documentos que a maioria dos viajantes não tem em mãos com facilidade, são eles:

  • Registro civil
  • Documento oficial brasileiro com foto recente
  • Certificado de quitação eleitoral
  • Certificado militar (para homens até 45 anos)
  • Pagamento da taxa do passaporte (que não tem valor fixo nos consulados pelo mundo)

Caso o interessado pretenda viajar para outros países na mesma viagem, o novo passaporte é a opção mais aconselhada. A escolha entre fazer a ARB ou o novo passaporte deve ser considerada junto à representação consular, bem como a análise dos documentos apresentados e os prazos para a emissão dos novos documentos.

Os serviços consulares seguem um valor de tabela baseado no real-ouro, cuja cotação pode ser bem ruim. Considerando que o passaporte emitido nessa situação é mais caro que no Brasil em vários países e que ele tem validade inferior ao passaporte regular, se possível, deixe para fazer o seu novo passaporte ao retornar no Brasil.

perder passagem viagem
Dica:
Antes de realizar a viagem, recomendamos também verificar o seu acesso a documentos eletrônicos, como a CNH ou registros civis com selo eletrônico de autenticação, que poderão facilitar muito a sua vida no caso de perda do passaporte. 

4. Após o retorno para o Brasil

Se você perdeu seu passaporte no exterior e precisará fazer um novo passaporte, consulte nossa página com o passo a passo de como fazer um passaporte. Vale lembrar que se você tinha um passaporte válido que foi extraviado e ele não for apresentado no momento da emissão do novo passaporte, poderá ser necessário o pagamento da taxa majorada, no valor de R$ 514,50, cobrada quando um passaporte válido não é apresentado e não existe um boletim de ocorrência — sendo assim, não deixe de registrar o boletim de ocorrência no país em que seu passaporte foi extraviado.

E quem tem um visto em passaporte perdido?

Nesse caso pode ser necessário a emissão de um novo visto para poder permanecer em um determinado país. Também é recomendado entrar em contato com as repartições consulares, que poderão prestar suporte e informações sobre quais medidas tomas e quais autoridades contatar para resolução da questão.


O melhor mesmo é não perder o passaporte durante uma viagem, né? Mas se isso acontecer, não entre em pânico e tente seguir os passos explicados aqui.
Confira aqui alguns cuidados para ter com seu passaporte e consulte também o site do Itamary que aconselha o que fazer no caso de perda de documentos brasileiros no exterior.

E você, já perdeu seu passaporte durante uma viagem? Compartilhe com a gente sua experiência!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção