Quando ir a Gramado e Canela? Um guia completo do que fazer na Serra Gaúcha em cada mês do ano!

Bruna Scirea
27/07/2019  ·  6:00Publicado 27 · jul · 2019  ·  6:00Atualizado 21 · abr · 2020

Quando ir a Gramado e Canela? Um guia completo do que fazer na Serra Gaúcha em cada mês do ano!

Dá para dizer é um destino para o ano inteiro – aliás, veja nossas dicas do que fazer na Serra Gaúcha. Mas para te ajudar a descobrir qual é, para você, a melhor época para ir a Gramado, listamos os eventos de cada mês, o clima e o que esperar em relação ao movimento na mais turística cidade do Rio Grande do Sul. Vale lembrar que existem ofertas de pacotes de viagem para Gramado o ano todo!

Janeiro

Destaques:
Hortênsias, últimos dias do Natal Luz e dias quentes com noites frescas.

Janeiro é o mês em que as hortênsias, um dos símbolos de Gramado, estão no seu esplendor máximo. Logo ao se aproximar da cidade você já será surpreendido pelos caminhos repletos de flores por todos os lados. É também o mês das mais altas temperaturas, com termômetros chegando perto dos 30°C. Mas não significa que você deve deixar as roupas de frio em casa. Pelo contrário: à noite os termômetros marcam mínimas abaixo dos 20°C e pelo menos um casaquinho é sempre bem-vindo.

Foto: Cleiton Thiele

Na primeira quinzena de janeiro, a cidade segue bastante movimentada e com as ruas ainda em clima natalino. Os festejos do Natal Luz Gramado, que começam no fim de outubro, costumam se estender até por volta de 10 de janeiro – sendo um atrativo a mais para que muitos turistas aproveitem as férias de verão para passear pela região. Quem viajar para Gramado nestes primeiros dias do mês deve, portanto, se preparar e fazer reservas em atrações e restaurantes com alguma antecedência. Já na segunda metade do mês o clima é de fim de temporada. O movimento reduz consideravelmente, os preços ficam mais convidativos e o clima está perfeito para as atividades ao ar livre, como passear pelos tantos parques da cidade e fazer trilhas e caminhadas pela charmosas ruas da cidade.

 

Leia também
* Os 10 melhores destinos do Brasil! Confira os vencedores do Prêmio MD 2019!

Fevereiro

Destaques:
Hortênsias, preços mais baixos, Gramado in Concert e dias quentes e noites frescas.

Fevereiro é um dos meses mais tranquilos para visitar Gramado. A grande leva de turistas já foi embora, as temperaturas seguem altas (e fresquinhas à noite) e não costumam ocorrer grandes eventos na cidade ao longo destes dias. Bom para quem gosta de sossego e também pretende fazer uma viagem mais econômica, já que, passada a alta temporada, os preços tendem a ficar mais acessíveis, principalmente no que se refere à hospedagem. É uma excelente época para curtir as novidades da Serra Gaúcha – neste post, listamos cinco novas atrações e restaurantes para aproveitar em Gramado e Canela.

Nos últimos anos, por conta do Gramado in Concert, fevereiro tem sido um mês bastante convidativo para os amantes da música clássica. O evento, que geralmente acontece no início do mês, traz a música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas. A programação ocorre em várias pontos turísticos da cidade, como a Rua Coberta, o Lago Negro e a Praça da Etnia.

E o Carnaval? Gramado também tem as suas comemorações carnavalescas, mas não existe Carnaval de rua (as festas ocorrem em lugares fechados, como o centro de exposições Expogramado). Quem quiser festa, vai encontrar. E para quem prefere passar a data na maior tranquilidade, ainda que em um destino bastante movimentado neste feriado, a Serra Gaúcha também acaba sendo uma boa pedida!

Março

Destaques:
Início do outono, fábricas de chocolate a todo vapor, programação de Páscoa.

Em março as temperaturas na Serra Gaúcha começam a baixar e as máximas ficam próximas a 23°C, com mínimas na casa dos 14°C. É o outono anunciando a sua chegada. O colorido das hortênsias está por acabar e os visitantes têm uma última oportunidade para curtir a cidade bem verdinha, antes de as cores tenderem para os tons alaranjados.

Os primeiros dias do mês são marcados pela calmaria em Gramado. Os restaurantes estão sem fila, as atrações menos cheias, e os preços, mais baixos do que em outras épocas. Bom momento para visitar as tantas fábricas de chocolate da cidade que estão a pleno vapor produzindo todos os tipos e formas de chocolate para agradar os visitantes durante os festejos de Páscoa.

Em 20 de março o outono chega oficialmente e, com ele, a Páscoa em Gramado. É mais um dos momentos em que a cidade convida seus visitantes a voltar à infância e se encantar com as ruas decoradas e a programação intensa, com teatros, apresentações musicais e oficinas gastronômicas. Os eventos da Páscoa em Gramado geralmente ocorrem ao longo de três semanas, entre o fim de março e o início de abril.

Abril

Destaques:
Páscoa em Gramado, eventos religiosos, Festa da Colônia, cores e clima de outono.

A magia da Páscoa toma conta de Gramado e Canela nos primeiros dias de abril. Na programação da cidade, que a essa altura está pra lá de enfeitada, estão apresentações abertas ao público e oficinas gastronômicas que fazem parte do Páscoa em Gramado. Os eventos religiosos do Gramado Aleluia também levam muitos moradores e turistas às ruas, sobretudo para participar da Procissão de Ramos e da Procissão dos Passos.

Fotos: Cleiton Thiele

Na segunda quinzena de abril, o friozinho começa a se intensificar: as máximas não costumam passar dos 20°C e as mínimas já caem para os 10°C. As árvores estão perdendo a coloração verde e os tons terrosos, alaranjados e avermelhados, começam a se espalhar pela Serra Gaúcha. Um bom período para os passeios ao ar livre, para belas fotos nos parques de Gramado e para curtir o friozinho à noite nos charmosos e aconchegantes restaurantes da cidade. No fim de maio outro evento começa a ganhar forma, é a Festa da Colônia (leia mais a seguir).

Maio

Destaques:
Outono no auge, temperaturas mais baixas e eventos da Festa da Colônia.

É o mês em que o outono atinge o seu auge e a cidade está ainda mais bonita, com seus plátanos dourados. O frio começa a se intensificar, com mínimas já abaixo dos 10°C e máximas próximas aos 18°C. Esses fatores, somados ao fato de a cidade ainda não estar repleta de turistas, faz com que maio seja uma das épocas mais românticas para visitar Gramado – ideal para viagens em casal e até mesmo lua de mel.

Foto: Cleiton Thiele

Em maio também acontece a Festa da Colônia, que celebra os hábitos do interior com venda de muitos produtos coloniais e apresentações de grupos folclóricos. Bom momento para vivenciar a essência da cidade, que tem na sua origem um povoamento de descentes de imigrantes alemães e italianos. A comida é deliciosa e farta – vale a pena aproveitar a oportunidade para experimentar o famoso café colonial da região!

Junho

Destaques:
Início do inverno, média-alta temporada, Amor Gramado, destino romântico para o Dia dos Namorados.

Com as temperaturas mais baixas, Gramado vai ficando cada vez mais cheia. Em junho ainda não é altíssima temporada, mas já há filas nos restaurantes e bastante movimento nas atrações turísticas. Se a sua ideia é visitar a Serra Gaúcha neste mês, sobretudo nas datas próximas ao Dia dos Namorados, garanta a hospedagem com bastante antecedência e lembre-se de fazer reserva nos restaurantes onde pretende ir – confira aqui nossas sugestões de restaurantes em Gramado e Canela. E, então, é só aproveitar uma das épocas mais bonitas na região!

Foto: Cleiton Thiele

Foto: Cleiton Thiele

A partir de 2020, o mês de junho deverá ser sempre marcado pelo evento Amor Gramado, com atrações artísticas, musicais e cenografia urbana celebrando o sentimento dos apaixonados. Boa época para casais aproveitarem o romantismo que a Serra Gaúcha tem de sobra!

Julho

Destaques:
Temporada de inverno, baixas temperaturas, Korvatunturi.

Baixas temperaturas e férias escolares! É temporada de inverno e as cidades serranas estão a pleno vapor, com ruas cheias, restaurantes lotados e (talvez) fila nas principais atrações. O frio é o grande atrativo desta época do ano, quando são maiores as chances de temperaturas abaixo de zero, geada e até mesmo neve (é raro, mas é preciso ter esperança, né?).

Fotos: Cleiton Thiele e Korvatunturi/Divulgação

Em julho também está em cartaz um dos principais espetáculos de Gramado, o Korvatunturi, que teve sua primeira temporada em 2012. Multi-artistas entram em cena num musical repleto de números de acrobacias, malabarismos e técnicas circenses. As apresentações duram pouco mais de uma hora e ocorrem à noite. Boa pedida para um público de qualquer idade!

Agosto

Destaques:
Temporada de inverno, baixas temperaturas, Festival de Cinema de Gramado.

O frio segue durante todo o mês de agosto, e a Serra Gaúcha recebe um dos principais eventos do ano: o Festival de Cinema de Gramado. Em frente ao Palácio dos Festivais, um tapete vermelho faz as honras a diversos artistas que vêm até a cidade gaúcha para concorrer e receber premiações por seus trabalhos no cinema. Boa época para passear por Gramado e, de repente, trombar com algum famoso pelas ruas e atrações turísticas.

Fotos: Cleiton Thiele

Devido às baixas temperaturas, que vão de 11°C a 19°C, agosto também é altíssima temporada em Gramado e Canela. A cidade está a mil, com ruas, restaurantes e atrações bem movimentadas. É a época ideal para conhecer a Serra Gaúcha em seu momento de maior agito. Mas não se esqueça: faça reservas de hospedagem e restaurantes antecipadamente.

Setembro

Destaques:
Festival de Cultura e Gastronomia, colorido das primavera e menos movimento.

Após o movimento intenso de junho, julho e agosto, é hora de Gramado viver um breve descanso (bem curto mesmo, já que no fim de outubro se inicia o Natal Luz e a cidade volta a se encher novamente). Setembro é o mês da chegada da primavera e boa época para curtir a Serra Gaúcha um pouco menos movimentada e com preços mais acessíveis. O principal evento público de agosto é o Festival de Cultura e Gastronomia, com degustações, atrações musicais, teatro e também oficinas.

Leia mais: Natal Luz 2019 em Gramado: veja a programação e como reservar seus ingressos

O frio começa aos poucos a ir embora, dando lugar ao colorido ainda mais intenso das flores. No Lago Negro entra em cena o esplendor das azaleias e, no Le Jardin, é o lilás das lavandas que enfeita a paisagem. Mês ideal para fazer compras, jantar nos restaurantes mais desejados e aproveitar o melhor da Serra Gaúcha sem filas. Por fim, vale lembrar: setembro é um dos meses com maior chance de chuvas em Gramado. Mas não é nada que vá atrapalhar a sua viagem. Aliás, o clima instável é um dos grandes charmes deste canto da Serra Gaúcha.

Outubro

Destaques:
Menos movimento e preços mais acessíveis, primavera e Natal Luz no fim do mês.

Outubro ainda é considerado mês de baixa temporada em Gramado. Isso porque o frio intenso e todos os eventos de inverno já acabaram e o Natal Luz começa somente no fim do mês. Mais um bom período para visitar uma Serra Gaúcha menos movimentada, com preços menores e, de quebra, bem florida, já que a primavera chegou! A nossa sugestão nesta época é visitar os tantos parques e atrações a céu aberto da região e também passear com o trem Maria Fumaça.

Foto: Cleiton Thiele

Em outubro, as temperaturas caem no fim do dia, chegando ao 14°C à noite, garantindo um friozinho ideal para sentir bem o clima da Serra Gaúcha e aproveitar a gastronomia e os aconchegantes restaurantes. Na última semana de outubro tem início o Natal Luz, um dos eventos mais importantes de Gramado – e, aos poucos, a cidade começa a se encher novamente!

Novembro

Destaques:
Auge da primavera, hortênsias por todos os lados, cidade movimentada, Korvatunturi e Natal Luz.

É mais uma vez alta temporada em Gramado e Canela. Desta vez, não por conta do frio, mas da principal atração no calendário da Serra Gaúcha: o Natal Luz, que se estende até o início de janeiro com uma emocionante programação natalina. Em novembro também volta em cartaz o espetáculo Korvatunturi, uma boa pedida para qualquer idade!

Foto: Cleiton Thiele

No mês auge da primavera, as hortênsias dão um tom azulado na paisagem de Gramado. E para aqueles que curtem o friozinho, ainda dá tempo de aproveitar o frescor da Serra Gaúcha: de dia os termômetros ficam na casa dos 24°C, mas à noite pode fazer temperaturas próximas aos 15°C – um convite para os fartos e românticos jantares.

Dezembro

Destaques:
Natal Luz, cidade bastante cheia, hortênsias por todos os lados, temperaturas um pouco mais altas.

É altíssima temporada, a cidade está completamente enfeitada e o espírito natalino está por toda a parte. A programação do Natal Luz segue com tudo, com atrações gratuitas nas ruas e principais atrações de Gramado. Boa época para curtir as férias escolares, aproveitando o intenso verde da vegetação da Serra Gaúcha e o colorido das flores que deixam a paisagem ainda mais bonita!

Foto: Renato Soares/Mtur

Em dezembro, as temperaturas em Gramado e Canela variam dos 17°C aos 26°C. É aquela coisa: o verão está chegando, mas a Serra Gaúcha sempre pede um casaquinho para enfrentar as noites. Por fim, vale lembrar que este é um dos meses mais movimentados, então toda a antecipação nas reservas de hospedagem, restaurantes e atrações é bem-vinda.

________________________________

Já foi a Gramado? Em que época do ano? Como foi a sua experiência? Deixe seus comentários e sugestões! E não deixe de conferir o nosso Guia de Gramado e Canela, com todas as dicas para você fazer uma super viagem pela Serra Gaúcha!