Qatar Airways considera comprar uma fatia maior da Latam
Qatar Airways considera comprar uma fatia maior da Latam
O mundo da aviação anda mais agitado desde que a Delta anunciou a compra de 20% da Latam por quase R$ 8 bilhões. Questionado sobre a aliança estratégica das duas empresas, o CEO da Qatar Airways, Akbar Al-Baker, disse a Reuters que a empresa considera aumentar sua participação atual de 10% no Grupo Latam Airlines, se a oportunidade surgir.
Mas esse movimento não depende apenas de dinheiro e de disposição da companhia aérea do Qatar. As ações negociáveis do Grupo Latam representam atualmente cerca de 48% do total, número que deve cair para 28% após a aceitação da oferta da Delta. Além disso, a Delta e a Qatar são rivais declaradas, andando quase sempre de lados opostos.
Será que a declaração é apenas uma provocação para a Delta? Ou uma ameaça? O fato é que um movimento da Qatar pode levar a Delta a adquirir uma fatia ainda maior da Latam, para não ter que dividir decisões estratégicas com a rival.
Tudo indica que em breve teremos o anúncio de novas parcerias e compras de participações envolvendo companhias aéreas nacionais e internacionais. Vamos aguardar os desdobramentos.
Veja também: