logo Melhores Destinos

Voo direto para a Austrália? Qantas pode anunciar em breve rota para o Rio de Janeiro

Thayana Alvarenga
15/02/2020 às 5:59

Voo direto para a Austrália? Qantas pode anunciar em breve rota para o Rio de Janeiro

Depois de dois anos da ideia inicial, a Qantas parece que enfim vai colocar em prática o Project Sunrise, que engloba a criação de rotas de longo curso, entre elas um voo direto do Rio de Janeiro para a Austrália. De acordo com o site SimpleFlying, o projeto parece estar pronto para ser aprovado e um anúncio deve ser feito dentro de semanas.

A companhia australiana fez um pedido de aeronaves modelo Airbus A350 de  alcance ultra longo, que devem ser entregues a partir de 31 de março. A estimativa da Qantas é iniciar esses voos de ultra longo alcance em 2023, incluindo uma rota para o Brasil, além de voos diretos da Austrália para Londres, Nova York e Paris.

Uma análise do The Financial Review, o principal jornal de finanças da Austrália, sugere que o Project Sunrise poderia fornecer à Qantas um adicional de US$ 121 milhões de lucro até 2025. Contudo, essa estimativa é baseada em várias suposições. Parte do estudo também prevê que as tarifas nos voos do Project Sunrise sejam 10% maiores do que  as dos voos que tenham escalas, o que é uma prática comum no setor.

O número apontado como previsão de lucro deve estar fazendo com que os executivos da empresa estejam estourando champanhes nas suítes da Qantas. Desde que o projeto era só uma ideia, a companhia já dizia que só seguiria em frente se fosse para ganhar muito dinheiro.

Por outro lado, um obstáculo permanece: o acordo de pagamento dos pilotos. Até agora, a Qantas não conseguiu negociar um acordo salarial com o sindicato dos pilotos, a Australian International Pilots Association (AIPA). A companhia diz que precisa garantir um novo acordo com melhorias de produtividade para fazer o Project Sunrise funcionar.

O Project Sunrise

O lançamento destas novas rotas foi batizado de Project Sunrise e remete aos voos “de dois sóis nascentes” que a companhia fazia durante a Segunda Guerra pelo Oceano Índico, com voos tão longos que era possível ver o nascer do sol duas vezes!


Parece que a Qantas vai seguir em frente com o Project Sunrise. Será ótimo ter voos diretos para a Austrália, não é mesmo?

E você, encararia um voo de cerca de 17 horas sem paradas? Comente abaixo e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção