Famoso destino da Europa proíbe turismo em bares e busca viajantes “cultos”


Famoso destino da Europa proíbe turismo em bares e busca viajantes “cultos”
Uma medida um tanto incomum quer afastar (alguns) turistas cervejeiros da capital da República Tcheca – famosa por ter boa cerveja com preço ótimo! Para “atrair turistas mais cultos”, os vereadores de Praga proibiram visitas a bares organizadas por agências de viagens.
Receba de graça alerta de promoções de passagens aéreas e conteúdos de viagem ao baixar o app do Melhores Destinos ou assinar nossa newsletter!
Segundo os vereadores, a decisão tem uma justificativa. Como a cidade é muito procurada para despedidas de solteiro e vida noturna, muitas agências oferecem passeios por bares! Sim, os serviços turísticos aproveitam o fato de que, em alguns restaurantes, a cerveja é mais barata do que a água!
Estive em Praga em abril deste ano e posso dizer que é quase impossível não beber na cidade (se gostar de cerveja, claro). Nos bares do centro, é comum encontrar meio litro da bebida por menos de 3 euros (cerca de R$ 18).
Xô turismo de massa!
Para tentar amenizar esse tipo de turismo de massa na cidade, dentre as regras da nova medida está a proibição de visitas guiadas entre às 22h e às 6h, segundo o vice-prefeito de Praga, Zdenek Hrib.
Conforme o vice, essas restrições devem reduzir os impactos negativos do turismo noturno no cotidiano da cidade e melhorar a experiência dos demais turistas.
Outro representante municipal, Jiri Pospisil, informou que a Prefeitura de Praga busca atrair turistas “mais instruídos e com maior poder aquisitivo, afastando aqueles que viajam apenas para consumir álcool em curto período”.
É certo que as decisões vão impactar alguns negócios, mesmo assim, as medidas foram bem recebidas pelo setor hoteleiro, conforme divulgou a imprensa local.
De acordo com o diretor da Associação Tcheca de Hotéis e Restaurantes, Vaclav Starek, esse tipo de visitas aos bares é um problema para os moradores e para outros turistas. “Não acredito que isso vá afetar nossas vendas. Ninguém será proibido de ir a um bar, mas esses passeios organizados todas as noites não são necessários.”
Com informações da Agence France-Presse, via revista Exame.
O que acha da medida? Participe nos comentários!