Conecte SUS deixa de mostrar vacinas após ataque hacker e complica a vida de viajantes
Conecte SUS deixa de mostrar vacinas após ataque hacker e complica a vida de viajantes
O Ministério da Saúde foi vítima de um suposto ataque hacker na noite de ontem, que por enquanto tem implicações para a base de dados de brasileiros vacinados. O site da instituição saiu do ar e o aplicativo Conecte SUS, que emite o certificado digital internacional de vacinação utilizado pelos viajantes para comprovar a imunização, simplesmente deixou de exibir os dados das vacinas. O app também está apresentando dificuldade para o login dos usuários.
Durante a madrugada, quem acessava o site do Ministério via a seguinte mensagem: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (Terabyte) de dados está em nossas mãos.” Depois, ao amanhecer, a mensagem, ficou indisponível, mas as plataformas continuaram fora do ar.
Em novembro, o site da Anvisa também enfrentou problemas de instabilidade e alguns passageiros chegaram a ser impedidos de embarcar por não terem o formulário necessário para o retorno ao Brasil.
O Ministério da Saúde confirmou por meio de uma nota que sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta. O e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital estão indisponíveis no momento. “O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o restabelecimento das plataformas”, destacou a nota.
A Polícia Federal também foi acionada para apoiar as investigações.
Alternativas para comprovar a vacinação
Enquanto o sistema nacional está fora do ar, existem algumas alternativas que podem ser utilizadas pelos viajantes para comprovar as doses de vacina:
- A carteira física de vacinação é aceita na maioria dos casos. É a melhor alternativa no momento.
- O arquivo em PDF do comprovante de vacinação ou o print da tela do Conecte SUS podem ser usados como comprovante na maioria dos casos. Existe um código de barras que permite a validação, mas no momento essa funcionalidade pode estar prejudicada.
- Plataformas de saúde de estados e municípios. Verifique se há algum site ou aplicativo disponível para vacinados na sua cidade. Por exemplo, na cidade de São Paulo existe a Plataforma da Saúde Paulistana (e-saúdeSP), tem os dados de imunização dos usuários e certificado. Já o Aplicativo do Poupatempo Digital tem os dados de vacinação de quem foi imunizado no Estado de São Paulo. Veja como emitir o certificado de vacinação pelo Poupatempo Digital
Quem tiver viagens previstas nos próximos meses para países ou destinos que exijam o comprovante de vacinação a recomendação é salvar o PDF e o print de tela do seu certificado digital internacional de vacinação e da sua família e manter isso acessível para eventualidades.
Como funciona o app Conecte SUS
O aplicativo Conecte SUS oferece a opção de visualizar o seu Certificado Nacional de Vacinação com dados da Covid-19. “No app o usuário pode inserir todas as informações das vacinas, desde que tenha tomado as duas doses no caso do novo coronavírus’, completa a nota do Ministério da Saúde.
Para visualizar o Certificado Nacional de Vacinação é necessário usar o Conecte SUS, onde dá para imprimir ou salvar seu certificado no smartphone, inclusive na wallet do aparelho. O viajante poderá dispor da versão do documento em formato PDF ou imprimir em papel.
Há também o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, este que deve ser emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conforme as especificações da OMS, tomando por base as informações de vacinação já registradas no Conecte SUS. Ele também aparece em formato PDF, podendo ser guardado no smartphone ou impresso em papel.
O aplicativo Conecte SUS está disponível tanto para dispositivos com sistemas Android ou iOs. Baixar é de graça e muito simples, basta procurar por ele na loja de aplicativos do seu celular. Fique atento para não cair em golpes, pois o app oficial aparece enviado pelo Governo do Brasil, como você pode ver abaixo.
O app não é pesado e o download é feito rapidinho. Após o download, você verá algumas mensagens de Boas-vindas e um breve resumo dos serviços que vai encontrar nas telas seguintes.
Então na tela inicial do aplicativo, você terá de criar uma conta e entrar com o seu CPF e senha. Na tela seguinte você já pode consultar o que quer ver: vacinas, exames, medicamentos, validar QR Code…
Você também administra um perfil próprio com os seus dados pessoais, registros e contatos, transplante de órgão, doação de sangue, notícias e outros serviços disponíveis. Então na tela principal tem acesso às informações que desejar.