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Primeiro trem do Metrô que chegará ao Aeroporto de Congonhas é liberado e segue para montagem em São Paulo

Thayana Alvarenga
06/09/2024 às 17:02

Primeiro trem do Metrô que chegará ao Aeroporto de Congonhas é liberado e segue para montagem em São Paulo

Começa a ser realizado amanhã o transporte do primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro, que chegará ao Aeroporto de Congonhas, para a cidade de São Paulo. A composição veio da China e chegou ao Brasil no Porto de Santos, de onde então seguirá viagem para a capital paulista após passar pelo processo de liberação aduaneira.

Trem para Congonhas quase pronto para operar

O transporte será feito em oito carretas, cada uma medindo 30 metros de comprimento, cinco metros de altura e três de largura, segundo informações do jornal Diário do Transporte.

O deslocamento vai acontecer durante a noite e madrugada de sábado para domingo, horário escolhido para reduzir o impacto no trânsito.

Como será o novo trem do Metrô que chegará ao Aeroporto de Congonhas

São estimados cerca de 30 dias para que a montagem do trem seja feita. Depois disso, ele passará por testes até obter o certificado de segurança e enfim ser liberado para operação.

A segunda unidade chegará ao Brasil ainda este ano e as demais serão entregues ao longo de 2025, segundo o cronograma estabelecido.

Composição veio da China e chegou ao Brasil no Porto de Santos

O Metrô retomou a construção da Linha 17-Ouro em setembro do ano passado e vem avançando nas obras desde então.

A meta é concluir a obra bruta até o final de 2025, permitindo o avanço da instalação de sistemas para a abertura da linha em 2026, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos e beneficiar 100 mil pessoas diariamente.

Como são os trens do metrô que irão para Congonhas

Cada composição do monotrilho é formada por cinco carros, sendo que os de extremidade tem 21 assentos cada e os carros intermediários contam com 24 assentos cada. A capacidade total é para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para pessoas com deficiência.

O trem tem passagem livre entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO).

Cada carro tem quatro portas (duas em cada lado) medindo 1,6 metros de largura que respeitam as normas e critérios de acessibilidade.

As laterais estão equipadas com janelas panorâmicas, permitindo visualizar o trajeto, além de janelas tipo basculantes, que podem ser abertas caso necessário, garantindo ventilação de emergência para os passageiros.

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