Premiação aponta as melhores vinícolas do mundo e Brasil aparece na lista pela primeira vez
Premiação aponta as melhores vinícolas do mundo e Brasil aparece na lista pela primeira vez
Se você é um apreciador de um bom vinho, já salva essa lista. O ranking The World’s Best Vineyards 2024 apontou as melhores vinícolas do mundo e, pela primeira vez, temos uma brasileira no top 100 da premiação.
A espanhola Bodegas De Los Herederos Del Marqués De Riscal, em Rioja, ficou com a primeira colocação. No top 10, encontramos duas vinícolas sul-americanas. Já a Casa Valduga, na 58ª colocação, foi a brasileira a entrar no seleto grupo de melhores vinícolas do mundo.
Quer ter uma experiência exclusiva na Casa Valduga? Veja aqui todos os passeios e faça sua reserva!
As melhores vinícolas do mundo
A votação da World’s Best Vineyards é feita por cerca de 500 especialistas em vinho e profissionais de turismo. Todos eles devem escolher sete vinícolas que visitaram. Segundo a regra da votação, “os membros da academia devem votar na experiência da vinha, não no produtor de vinho”.
No total, a premiação trouxe 100 vinícolas. Confira o top 10:
1 – Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal (Espanha)
Fundada em 1858, a espanhola Marqués de Riscal ganhou fama pelo seu vinho, mas também pela arquitetura de seu hotel, com 61 acomodações e restaurantes, sendo um deles com estrela Michelin.
Atualmente, os vinhos da Marqués de Riscal estão presentes em mais de 110 países, sendo que cerca de 65% de sua produção é exportada.
Quer saber mais sobre o hotel e fazer sua reserva? Veja todos os detalhes aqui.
2 – VIK (Chile)
Nos últimos anos a vinícola VIK tem despontado como destaque em diversas premiações mundiais, e aqui ficou com a segunda colocação. Ela é uma vinícola nova, e as primeiras videiras foram plantadas em 2006 no Vale de Cachapoal, a cerca de 200 quilômetros de Santiago.
O Piu Belle é um dos vinhos mais famosos da vinícola, a “deusa da VIK Wine”, como a própria empresa a denomina. Mas não são apenas os bons vinhos e a estrutura da vinícola que fazem a VIK ser reconhecida mundialmente. Ela tem também um hotel boutique que mais parece uma galeria de arte, com muito luxo e requinte. As diárias partem de R$ 3,3 mil, mas se você quiser há também a possibilidade de fazer uma visitação e degustação na vinícola. Veja mais detalhes no site oficial.
Quer se hospedar no hotel VIK Chile? Confira todas as suítes e valores!
3 – Creation (África do Sul)
Os vinhos sul-africanos são bastante reconhecidos mundialmente, então era de se esperar que alguma vinícola do país ganhasse destaque na premiação do The World’s Best Vineyards 2024. E quem ficou com a terceira colocação foi a vinícola Creation, que fica na área de Hemel-en-Aarde Ridge, na Região Floral do Cabo.
4 – Bodegas Ysios (Espanha)
Quarta colocada na premiação, a Bodegas Ysios fica na cidade espanhola de La Guardia, em uma região famosa pela produção de vinhos, conhecida como La Rioja Alavesa.
Aos pés das montanhas, o moderno prédio da vinícola foi inaugurado em 2001 é obra do famoso arquiteto espanhol Santiago Calatavra. A vinícola oferece visitações guiadas e seus vinhos são conhecidos pela alta qualidade.
Ver essa foto no Instagram
5 – Domäne Schloss Johannisberg (Alemanha)
Por muito tempo, o nome Johannisberg foi considerado sinônimo de Riesling, já que o castelo de Johannisberg é a vinícola Riesling mais antiga do mundo, produzindo o vinho desde 1720.
Além da qualidade dos vinhos, Johannisberg já recebeu vários prêmios como uma das melhores vinícolas a serem visitadas. Saiba mais no site oficial.
6 – Maison Ruinart (França)
Quem gosta de champanhe deve conhecer a Maison Runart, afinal, foi a primeira casa a comercializar a bebida. A primeira empresa produtora de champanhe do mundo foi criada em 1729 em Reims, no coração da região de Champagne.
Além de ótimos vinhos e champanhes, a vinícola hoje oferece diferentes experiências, como visitas às caves, almoços e jantares harmonizados com a bebida. Se for para a França e quiser marcar um passeio na vinícola, faça sua reserva no site oficial.
7 – Château Smith Haut Lafitte (França)
A França chega no top 10 da premiação com mais uma vinícola, o Château Smith Haut Lafitte. As videiras do espaço produzem seis vinhos diferentes: Château Smith Haut Lafitte, Les Hauts de Smith e Le Petit Haut Lafitte, todos tinto e branco. A vinícola fica aberta diariamente para visitação, que precisa ser agendada com antecedência. Mais informações no site oficial.
8 – Abadía Retuerta (Espanha)
Vinícola, restaurantes, hotel. A Abadía Retuerta é uma diferente experiência para fazer na viagem, e fica fácil entender por que ela foi considerada a oitava melhor vinícola do mundo. A construção da atual adega aconteceu em 1996, e seus vinhos passaram a ser reconhecidos pelos apreciadores da bebida.
A propriedade em Valladolid conta com cerca de 200 hectares de vinhas e um hotel boutique de luxo, que pode ser reservado aqui.
9 – Weingut Dr. Loosen (Alemanha)
Situada no rio Mosel, na Alemanha, a propriedade Dr. Loosen está na mesma família há mais de 200 anos e hoje produz maravilhosos vinhos com a uva Riesling, segundo os especialistas. Para visitar o local e degustar os vinhos, é preciso agendar um horário. Saiba mais aqui.
Quer viajar para conhecer as melhores vinícolas? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e confira as promoções de passagens aéreas e hotéis.
10 – Finca Victoria – Durigutti Family Winemakers (Argentina)
Além da vinícola VIK, uma outra vinícola sul-americana terminou a premiação no top 10: a Finca Victoria, que fica em um dos lugares mais famosos de vinho no país, Mendoza, nas encontas da Cordilheira dos Andes.
O segredo do sucesso para a produção de bons vinhos é compartilhado pela própria vinícola. “Solos ricos em minerais, águas cristalinas do derretimento do gelo, ar puro da Cordilheira, altitudes que variam entre 900 e 1200 metros acima do nível do mar, amplitude térmica marcante, luminosidade entre 10 e 15 horas por dia dependendo da estação são algumas das características marcantes que nos favorecem com cultivos naturalmente orgânicos saudáveis”, diz o site oficial.
Brasil no top 100
A premiação The World’s Best Vineyards 2024 dividiu os vencedores em duas listas. A mais cobiçada trazia as 50 melhores vinícolas do mundo (que você pode ver aqui); já a outra, a primeira a ser divulgada, apontou os nomeados da 51ª até a 100ª colocação. E pela primeira vez tivemos uma vinícola brasileira no top 100.
A Casa Valduga, localizada em Bento Gonçalves (RS), ocupou o 58º lugar no ranking de melhores vinícolas do mundo. Ela é uma das mais antigas do Vale dos Vinhedos e uma das precursoras do enoturismo na região.
Há diferentes tipos de passeios que podem ser realizados na Casa Valduga, dependendo da época do ano e também do interesse e tempo disponível do visitante. O mais simples é a visitação tradicional, que dura cerca de 1h30 com um breve passeio pela vinícola e degustação de alguns rótulos.
Para quem busca experiências diferentes ou mais imersivas, há ainda degustações, visitação noturna com jantar, curso de degustação e programações especiais na época da vindima (colheita da uva), entre janeiro e março.
Quer ter uma experiência exclusiva na Casa Valduga? Veja aqui os passeios e faça sua reserva!