logo Melhores Destinos

15 praias (quase) secretas para curtir sem aglomeração no Litoral Norte de São Paulo

Monique Renne
Monique Renne
29/01/2021 às 15:41

15 praias (quase) secretas para curtir sem aglomeração no Litoral Norte de São Paulo

Praias sem aglomeração e cercadas de muita tranquilidade não são tão fáceis de serem encontradas no Litoral Norte de São Paulo, mas, acredite: elas existem! Apesar de ser uma região muito procurada por turistas, especialmente nos feriados prolongados, o Litoral Norte pode sim ser uma boa pedida para quem busca praias desertas e longe de multidões. Ao pegar a estrada nos feriados de 2021 rumo a destinos como Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, fique ligado nessas dicas! Você com certeza encontrará praias bem mais vazias e tranquilas se comparadas a destinos famosos, como Maresias e Guarujá.

Encontrar praias “secretas” e sem aglomeração no Litoral Norte de São Paulo é quase impossível, mas podemos garantir que essas dicas te levarão a faixas de areia bem mais vazias que o normal. Ideal para o período que estamos vivendo, no qual o mais recomendado é evitar praias com gente demais. Você não precisa deixar de viajar agora, mas é uma boa ideia embarcar com segurança rumo às praias de São Paulo. E para isso, quanto menos gente, melhor! Prepare a bagagem e boa viagem! Simbora para a praia! Rumo ao Litoral Norte de São Paulo!

Praias sem aglomeração Litoral Norte de São Paulo

Praia Deserto e Praia Cedro do Sul, em Ubatuba

Praias (quase) secretas e sem aglomeração no Litoral Norte de São Paulo

Praia Brava do Camburi – Ubatuba

Essa é uma das nossas favoritas entre as praias de Ubatuba. E quando estivemos por lá, era um dia de sol durante o feriado prolongado da Semana Santa. Ao chegar, encontramos apenas um grupinho de surfistas!

Segredinho bem guardado entre os frequentadores de Ubatuba, a Praia Brava do Camburi é destino que merece ser visitado por todo viajante que adora praias praticamente desertas. Com faixa de areia longa, boas árvores com sombra abundante e  visual espetacular, será fácil relaxar imediatamente. É lugar para passar o dia todo. Ah! Mas como é uma praia deserta, não há nenhum quiosque por lá. Leve todo o necessário para não passar aperto.

Para chegar à praia, o percurso é por trilha de meia hora, a partir de um bar à beira da estrada, um pouco antes da entrada da Cachoeira da Escada. Complicadinho, mas é exatamente isso que torna essa praia tão especial e, claro, bem vazia! Confira todos os detalhes sobre como chegar Praia Brava do Camburi.

Praias sem aglomeração Litoral Norte de São Paulo

Praia do Leo – Ubatuba

Localizada no norte de Ubatuba, a Praia do Leo é ideal para fugir do movimento. O que reina no lugar é a bela paisagem, as sombras caprichadas sob as árvores e o lindo mar transparente ponteado por pedras. É o lugar certo para relaxar e curtir um bom banho praticamente sem ninguém.

Vale destacar que o mar é tranquilo e raso durante o ano todo, o que faz dessa praia ideal para quem gosta de ficar na água. O acesso à Praia do Leo não é dos mais fáceis e um aplicativo, como Google Maps, será de grande valia para encontrar o caminho.

A partir do final da estrada de terra, será preciso percorrer um curto trecho a pé para chegar à areia. O pior mesmo é o trecho de carro, mas vale encarar o percurso! Veja mais detalhes sobre como chegar à Praia do Leo.

Praias vazias Litoral Norte de São Paulo

Praia Brava da Almada – Ubatuba

A Praia Brava da Almada é para quem curte cenário quase virgem e praticamente sem ninguém. Com acesso por trilha a partir da Praia do Engenho, a Brava da Almada tem mar agitado, boa faixa de areia, muita sombra e apenas uma casinha para decorar o visual. Ótima pedida para fugir do agito em dias de feriado prolongado em Ubatuba.

A praia é especialmente interessante para os praticantes de surfe, que encontram por lá excelentes ondas! Com público jovem e descolado, é o lugar ideal para curtir sem estresse.

Para chegar à praia é preciso fazer uma trilha de 25 minutos a partir do meio da Praia do Engenho (acessível por escada a partir da Praia da Almada). Uma placa indica o início do percurso. Veja mais dicas sobre como chegar à Praia Brava da Almada.

Praias sem aglomeração Litoral Norte de São Paulo

Praia do Cedro do Sul e Praia do Deserto – Ubatuba

A Praia do Cedro do Sul e a Praia do Deserto (ou Praia Deserta) dividem praticamente a mesma faixa de areia. Essas duas pequenas porções de paraíso estão entre as mais belas praias do Sul de Ubatuba e fazem parte da Trilha das Sete Praias, que passa pela Praia da Lagoinha, Praia da Fortaleza e Praia Grande do Bonete, entre outras porções de areia. São ótimas pedidas para praias sem aglomeração no Litoral Norte de São Paulo.

Praia sem aglomeração

As duas praias, separadas por pequenas rochas, têm água em tons de azul, o que não é tão comum nessa porção do Litoral Norte de São Paulo. O mar é tranquilo e convidativo a um delicioso banho. Ao visitar o lugar, não deixe de caminhar até a ponta esquerda, onde o mar é ainda mais lindo.

Para chegar às duas praias, será necessário fazer a Trilha das Sete Praias ou um trajeto pelo mar. Para quem começa o percurso na Praia da Fortaleza, serão 3 km até o Cedro. Já quem chega pela Lagoinha, percorrerá 7 km até lá. Veja mais detalhes sobre como chegar à Praia do Cedro do Sul e Praia Deserto, um dos melhores destinos para quem busca praias sem aglomeração no Litoral Norte.

Praia Brava da Fortaleza – Ubatuba

A Praia Brava da Fortaleza é ideal para quem deseja fugir do agito, não faz questão de uma longa faixa de areia, mas não abre mão de uma boa dose de sombra. Localizada a 26 km do centro de Ubatuba, a Praia Brava da Fortaleza está na mesma estrada que dá acesso à Praia Dura, Praia Vermelha do Sul, Praia do Costa e Praia da Fortaleza. É um ótimo passeio para fazer em conjunto em um mesmo dia.

A partir da estrada, será necessário percorrer uma pequena trilha até chegar à praia. A descida é um pouco íngreme, mas degraus feitos na terra ajudam no percurso. Veja mais detalhes sobre como chegar à Praia Brava da Fortaleza.

O ideal, para a Praia Brava da Fortaleza no auge da beleza, é ir à praia na maré baixa, quando a formação de piscina é mais bonita e há menos ondas.

Litoral Norte

Praia das Conchas – Ubatuba

Quem chega à concorrida Praia do Félix, na parte norte de Ubatuba, mal pode imaginar que a vinte minutos de caminhada para a esquerda está um pequeno pedaço de paraíso. Escondida dos olhares menos atentos, a Praia das Conchas (também conhecida como Praia do Lúcio) tem mar extremamente transparente que forma uma linda piscina em meio às rochas. A faixa de areia, quase toda coberta por conchas, deu origem ao nome popular do lugar.  A Praia das Conchas está isolada do movimento e o visual é ótimo para quem deseja isolamento do lado urbano. A partir da praia, ainda é possível ver a Ilha do Prumirim. Uma beleza de cenário!

Se estiver na Praia do Félix, divida o tempo com a Praia das Conchas e também com a Praia do Português, outra pequenina faixa de areia de igual beleza localizada à direita da Praia do Félix. Veja mais detalhes sobre como chegar à Praia das Conchas.

Litoral Norte de São Paulo

Praia do Puruba – Ubatuba

Na Praia do Puruba, você poderá compartilhar a mesma faixa de areia com a água doce de dois rios e a água salgada do mar. Na dúvida, deixe a barraca no meio e mergulhe dos dois lados. É um visual único em Ubatuba e certamente merece a sua visita! O acesso à Praia do Puruba é pela ponta esquerda da praia, onde acontece o encontro com o Rio Quiririm e o Rio Puruba.

Para chegar à faixa de areia, será necessário caminhar pela água (a depender da maré, é bem tranquilo) ou contratar um dos serviços dos barqueiros da região, que fazem o trajeto por R$ 5.

Em dias movimentados a praia pode ficar cheia, mas para encontrar um lugar mais isolado, basta caminhar para o canto direito, onde a paz sempre reina. No meio do caminho, não deixe de tomar um banho no Rio Puruba para se refrescar. Veja mais dicas sobre como chegar à Praia do Puruba.

Litoral Norte de São Paulo

Praia da Pacuíba – Ilhabela

A Praia da Pacuíba quase sempre é deixada de lado pelos turistas. Isso porque ela passa despercebida no caminho que leva à lindíssima Praia do Jabaquara. Escondida pelo acesso por estrada de terra, a Praia da Pacuíba tem mar calmo e extremamente transparente, muita sombra de amendoeiras, gramados convidativos a deitar e belas pedras que completam o visual. E o melhor de tudo: é bem mais vazia que outras praias de Ilhabela.

Na praia não há quiosques ou restaurantes. Apenas uma casinha completa o cenário. Boa pedida para curtir sem aglomeração. Veja mais detalhes sobre como chegar à Praia da Pacuíba.

Praias vazias Litoral Norte

Praia da Ponta Azeda e Praia do Pinto – Ilhabela

O mar incrivelmente transparente é o grande destaque das vizinhas Praia da Ponta Azeda e Praia do Pinto, em Ilhabela. As duas estão afastadas da estrada e quase não são vistas por quem não conhece a região, o que faz delas praias bem tranquilas para curtir o banho de mar e também a prática de snorkeling.

No local há corais e uma grande quantidade de vida marinha, o que garante o bom mergulho! O lindo píer de madeira que divide as duas praias atrai não só os turistas que gostam de mergulho, mas também os que preferem a prática de pescaria. Fique atento caso haja pescadores para não se machucar com o anzol.

Depois do mergulho, aproveite as boas sombras sob as amendoeiras que cercam a praia. Ótima pedida para relaxar! Veja mais dicas sobre a Praia da Ponta Azeda e a Praia do Pinto.

Praia da Ponta Azeda

Praia de Castelhanos – Ilhabela

As praias de Ilhabela mais preservadas estão localizadas ao longo da costa leste, em meio ao Parque Estadual de Ilhabela, onde a vegetação de Mata Atlântica é quem reina na paisagem. Grande parte dessas praias só pode ser acessada pelo mar em passeios de barco. Há algumas exceções, como a Praia de Castelhanos, que também é acessível por veículo 4×4, mas isso é uma raridade entre essas porções de paraíso mais isoladas de Ilhabela.

Com orla em forma de coração, a Praia de Castelhanos tem mar agitado, longa faixa de areia e é cercada por grandes encostas recobertas de intenso verde. O acesso difícil mantém a praia sempre tranquila. Os turistas que desejam conhecer Castelhanos contam com passeios de flexiboat e veículos com tração 4×4 para chegar até lá e curtir o dia em meio a um visual maravilhoso. Ótima para quem busca praias sem aglomeração no Litoral Norte de São Paulo.

O circuito nos arredores de Castelhanos inclui ainda outras praias sem aglomeração. Se o tour escolhido for pelo mar, será possível visitar a Praia da Fome e a Praia do Saco do Eustáquio. Na mesma região, vale conferir ainda a Praia do Poço, Praia da Serraria, Praia da Granxuma e a Praia da Caveira, todas acessíveis por mar e mais procuradas por quem tem barco próprio ou contrata um tour particular.

Para quem busca um pouco mais de aventura em Ilhabela, há trilhas a partir da Praia de Castelhanos que levam até a Praia Mansa, Praia Vermelha e Praia da Figueira (com duas horas de trilha a pé). Todas desertas!

Praia do Bonete – Ilhabela

Outra bela praia que dá fama de paraíso a Ilhabela é a Praia do Bonete. Com acesso apenas por mar, a Praia do Bonete agrada aos turistas que buscam conforto e maior isolamento. No Bonete, há opções de bares, restaurantes, hospedagem e uma pequena vila que recebe os turistas. Quem visitar Bonete poderá conhecer outras praias de Ilhabela nos arredores.

Vale conferir a Praia de Enchovas (acessível por trilha de 50 minutos a partir do Bonete) e a Praia de Indaiaúba (combine o trajeto com os barqueiros que ficam na Praia do Bonete). Veja mais dicas sobre a Praia do Bonete.

Ilha dos Gatos – São Sebastião

A Ilha dos Gatos é uma ilha quase deserta, que abriga apenas as ruínas de uma antiga construção e a casa do antigo caseiro, que hoje é guardião do lugar. Com vista privilegiada para o lindo cenário de São Sebastião, a praia da Ilha dos Gatos é pequenina e o mar maravilhoso, com água transparente e praticamente sem ondas. O lugar é ponto de parada de barcos, lanchas e escunas que fazem a rota de passeios pelas ilhas e praias de São Sebastião.

Vale incluir a praia na sua rota de faixas de areia tranquilas e sem aglomeração quando estiver na região. Veja mais dicas sobre como chegar à Ilha dos Gatos.

Praia Brava de Boiçucanga – São Sebastião

A Praia Brava de Boiçucanga é uma das mais desertas de São Sebastião. Com mar agitado, boas ondas e difícil acesso, a Brava atrai principalmente os praticantes de surfe. Cercada por natureza intocada, essa praia é perfeita para quem procura é um paraíso ainda pouco explorado em meio às praias de São Sebastião.

O acesso à Praia Brava de Boiçucanga pode ser por mar (com passeios de barco) ou por trilha (sinalizada por placa na Rodovia Rio-Santos, próximo ao Residencial Praia Brava, entre as praias de Boiçucanga e Maresias).

A trilha à Praia Brava é oficial do Parque Estadual da Serra do Mar, tem 3 km de extensão e pode ser percorrida em 1h30. Veja mais sobre a Trilha para a Praia Brava de Boiçucanga.

Brava de Boiçucanga / Foto: Lucas Cuervo – Parque Estadual Serra do Mar

Praia de Santiago – São Sebastião

Apesar de raramente ficar deserta, a Praia de Santiago ainda é bem desconhecida e quase sempre tranquila. Favorita entre os campistas e turistas do Litoral Norte que curtem contato mais direto com a natureza, Santiago é cercada de verde e muita sombra. Ideal para relaxar e esquecer o dia a dia corrido das grandes cidades. A faixa de areia é longa o suficiente para nunca ficar cheia. Já o mar, sempre transparente, varia entre dias de onda e outros de calmaria, quando rende ótima prática de snorkeling.

Como a Praia de Santiago já está bem perto da Praia de Maresias, ela é uma ótima opção para fugir nos dias que a vizinha mais badalada estiver lotada. Veja mais dicas sobre como chegar à Praia de Santiago.

Praia de Calhetas – São Sebastião

A Praia de Calhetas é um dos mais lindos cenários de São Sebastião e não é difícil encontrá-la quase deserta. Localizada em uma península que segue em direção ao mar, Calhetas tem duas praias distintas, uma de cada lado da faixa de areia. A paisagem é linda para ambos os lados. Não deixe também de conferir a montanha ao fundo do cenário, coberta por intenso verde bem preservado.

A Praia de Calhetas se mantém tranquila devido ao acesso complicado, que exige passar por dentro de uma propriedade particular. E como não há estacionamento à beira da rodovia para deixar o carro, será preciso caminhar um bocado até encontrar uma vaga para o veículo.

Calhetas é certeza de uma boa praia sem aglomeração no Litoral Norte de São Paulo. Veja mais detalhes sobre como chegar à Praia de Calhetas.

Praias do Litoral Norte de São Paulo


Você conhece mais alguma praia sem aglomeração e bem escondidinha no Litoral Norte de São Paulo? Conta mais sobre ela pra gente! E se você estiver viajando rumo ao Litoral Norte de São Paulo, confira 18 hotéis e pousadas incríveis para relaxar no Litoral Norte de São Paulo!