É comum que em muitas viagens o pouso e a decolagem sejam momentos de tensão para alguns passageiros, especialmente aqueles menos experientes. Para resolver o problema, muitos se apoiam em técnicas de distração ou até mesmo pegam na mão da pessoa ao lado. Estratégias à parte, uma opção bastante útil pode ser observar a paisagem através da janela, especialmente se o que estiver lá fora for um bálsamo para a alma.
Uma pesquisa feita por uma seguradora britânica destacou os 20 aeroportos com os pousos mais bonitos do mundo, a partir de um experimento com 100 participantes. Com uma metodologia de rastreamento do olhar, a empresa identificou quais aeroportos (e arredores deslumbrantes) chamaram a atenção mais rápido e quais foram admirados por mais tempo.
De ponta a ponta do globo, todos os continentes estão na lista. A liderança é da Austrália, mas o Brasil está muito bem representado.
Confira o resultado completo – em alguns casos, houve empate!
1. Aeroporto de Lord Howe Island — Austrália
O primeiro colocado da lista vem da Oceania e tem um peso especial. Com arredores vulcânicos e uma pista que começa praticamente sobre o mar, o aeroporto dá acesso à ilha de Lord Howe, patrimônio mundial da Unesco. Como forma de preservação da fauna e da flora da ilha, apenas 400 visitantes por vez são permitidos por dia.
2. Aeroporto de Queenstown — Nova Zelândia
O aeroporto neozelandês de Queenstown dá as boas-vindas aos passageiros com uma vista que mistura montanhas de picos nevados e o Lago Wakatipu. A paisagem aérea já dá uma dica do que será encontrado lá embaixo: esportes radicais e atividades que jogam a adrenalina lá em cima!
3. Aeroporto da Madeira — Portugal
Quase 1 mil quilômetros distante de Lisboa, a Ilha da Madeira abriga um dos aeroportos do top 3, ladeado pelo Oceano Atlântico e por falésias. Destino bastante procurado por suas belezas naturai e vegetação nativa, conhecida como Floresta Laurissilva, foi até mesmo declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1999.
3. Aeroporto de Pitkin County — Estados Unidos
O primeiro aeroporto dos Estados Unidos na lista é o de Pitkin County, em Aspen. Antes de aproveitar os resorts de esqui que marcam essa região, os passageiros são apresentados à cadeia de montanhas que farão companhia durante sua estadia. Uma vista que é ainda mais espetacular no inverno! Somado à beleza do visual, o aeroporto também requer uma perícia especial dos pilotos, devido à sua localização desafiadora.
5. Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos Dumont) — Brasil
O Brasil poderia ter uma lista própria de aeroportos com os pousos mais belos do mundo, mas a pesquisa preferiu incluir apenas o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A chegada à capital fluminense é deslumbrante pela vista do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara, bem como a relativa – e segura – proximidade que as aeronaves mantêm das montanhas, dando uma emoção extra. Um detalhe muito interessante é que a vista do Santos Dumont foi a que chamou a atenção dos participantes mais rápido (apenas 0,69 segundos de reação). Na minha opinião, deveria estar no top 3!
5. Aeroporto London City — Reino Unido
A explicação para este aeroporto estar empatado com Santos Dumont mora no fato de que é o único de Londres que está na área urbana. Com isso, os passageiros conseguem ver de cima alguns dos principais cartões postais da capital inglesa. É válido, com certeza é uma cidade marcante e gosto e gosto, mas acredito que a pesquisa deve ter pulado alguma etapa da avaliação para colocar o aeroporto ao lado do nosso Santos Dumont!
7. Aeroporto de Innsbruck — Áustria
Mais um aeroporto da lista ladeado por montanhas. O aeroporto de Innsbruck ocupa a sétima posição pela vista dos alpes austríacos e dos vales da região no momento da aproximação de aeronaves para o pouso. Tanto no verão quanto no inverno, é um colírio para os olhos!
8. Aeroporto Internacional de Paro — Butão
Com arredores que parecem uma zona rural pacata, o aeroporto de Paro, no isolado e montanhoso Butão, na Ásia Central, conquistou uma honrosa posição no top 10. O resultado da pesquisa aponta que a beleza intocada contribui para um pouso incrível. Pessoalmente, é um dos aeroportos e regiões do mundo que ainda quero muito conhecer!
9. Aeroporto Juancho E. Yrausquin — Caribe holandês
400 metros. Este é o tamanho da pista do aeroporto localizado no Caribe holandês. É um teste de nervos mesmo para o viajante mais experiente e acostumado com pousos e decolagens. Mas nada que uma olhadinha para fora, para contemplar as colinas verdes, os penhascos e o mar azul não aliviem a tensão.
10. Aeroporto Daniel K. Inouye International — Estados Unidos
A empresa organizadora do estudo destacou este aeroporto no Havaí pela paisagem a perder de vista do Oceano Pacífico e a sensação de que um pouso na água é iminente, dada a proximidade das cabeceiras da pista com o mar. De toda forma, longe de estar em uma área realmente paradisíaca como outros aeroportos da lista, é uma das portas de entrada para as belezas naturais do Havaí.
10. Aeroporto de Lukla — Nepal
Outro lugar que está na minha lista pessoal de viagens é o Nepal. No aeroporto de Lukla, o conceito de “tirar o fôlego” tem dois caminhos: de um lado, alguns dos lugares mais altos do mundo, como o Monte Everest, e de outro, o pouso em pistas curtíssimas justamente pela falta de espaço por conta das montanhas. Os pilotos, inclusive, precisam de treinamento especial para pousar em Lukla. Não é empolgante?
12. Aeroporto Internacional de Seychelles
É o único aeroporto africano na lista. O país insular, localizado no Oceano Índico, dá as boas-vindas por meio de seu terminal aéreo com a vista de um mar em tons de turquesa e montanhas cobertas por florestas. O aeroporto está localizado em uma faixa estreita de terra, o que o coloca bem pertinho do oceano.
12. Aeroporto Regional de Telluride — Estados Unidos
A essa altura, você já deve ter notado que a lista contempla muitos lugares montanhosos. É o caso do aeroporto de Telluride, no Colorado – um pequeno terminal relativamente isolado a cerca de 3.000 metros acima do nível do mar, cercado por natureza. Construído sobre um platô, tem ao seu redor montanhas a perder de vista.
12. Aeroporto de Nice — França
O Mar Mediterrâneo é o grande destaque do pouso em Nice, que dá acesso a diversas atrações no sul da França. Independentemente da cabeceira da pista para pouso, a água estará lá, encontrando construções e atrações históricas e preservadas da região. De cima, já é possível notar a atmosfera mais relaxada e o inevitável clima de férias associado a essa região francesa.
15. Aeroporto Internacional de Wellington — Nova Zelândia
Poucos países têm uma capital nacional cujo aeroporto ofereça pousos bonitos. Wellington, na Nova Zelândia, entra nesse grupo, com um terminal aninhado entre colinas, oceano e civilização. Com baías na ponta de ambas as cabeceiras de pouso e decolagem, um porto muito próximo e vistas para o centro da cidade, o aeroporto chamou a atenção dos passageiros que participaram do estudo.
15. Aeroporto Billy Bishop Toronto City — Canadá
Temos aqui mais um aeroporto que mistura cenários naturais e urbanos, e certamente um dos de maior contraste da lista. Localizado em uma pequena ilha, o pouso neste terminal proporciona vistas do Lago Ontário e do centro da cidade de Toronto. Definitivamente não é o meu favorito, mas eu poderia dar uma passadinha.
17. Aeroporto Internacional de Gibraltar
Mais do que vistas do azul infinito do Mar Mediterrâneo, o pouso nesse aeroporto impressiona por algumas peculiaridades. A primeira delas é que parte da pista está construída sobre a água, praticamente sem área de escape aos lados ou na cabeceira. A outra é que uma rodovia cruza a pista (!), e o tráfego de veículos obviamente precisa ser interrompido no momento de pousos ou decolagens. Merece estar na lista!
18. Aeroporto Internacional Queen Beatrix — Aruba
Aruba tem o segundo aeroporto do Caribe destacado no ranking. Como em praticamente toda a região, o destaque no pouso fica por conta da água do mar em tons turquesa e a areia das praias, que são a grande sensação da pequena nação insular. Uma vantagem do aeroporto – e de Aruba – é que o clima varia muito pouco ao longo do ano, o que garante que nada fique fora de vista na hora do pouso.
18. Aeroporto de Donegal — Irlanda
Talvez um dos mais simples da lista, o aeroporto de Donegal, na Irlanda, ocupa uma faixa estreita de terra. O pouso garante vista para o Oceano Atlântico e pequenas praias. Formações acidentadas em torno da pista completam o cenário, que não oferece tanta vida humana ao redor.
20. Aeroporto Internacional de Narsarsuaq — Groenlândia
Em último no top 20, mas não menos belo e importante, está o pouso no Aeroporto Internacional de Narsarsuaq, na Groenlândia. Para mim, deveria estar um pouco mais acima, já que inclui a possibilidade de ver glaciares e fiordes no momento final do voo. É um diferencial em relação aos demais aeroportos da lista.
Concorda com o resultado do estudo? Quais aeroportos você adicionaria ou excluiria? Já esteve em algum desses pousos? Conte nos comentários!