logo Melhores Destinos

Como é voar com a Portugália – segunda avaliação

Marcel Bruzadin
15/09/2015 às 9:05

Como é voar com a Portugália – segunda avaliação

Hoje estamos publicando a segunda avaliação da companhia aérea Portugália, fundada em 1988 e que hoje faz parte do grupo TAP.  Por alguns anos a empresa foi considerada a melhor companhia aérea regional da Europa, ma será que é tão boa assim?

Confira a avaliação enviada pelo leitor Daniel Soares, que voou recentemente com a Portugália no trecho Lisboa-Barcelona. Caso também tenha tido a oportunidade de voar com a companhia, não se esqueça de deixar os comentários no final do post, para que assim, novos viajantes confiram todas as opiniões.

como-e-voar-portugalia-report

Vamos ao texto e boa leitura!

Mais uma vez, aproveitamos uma ótima promoção divulgada pelo Melhores Destinos, eu e minha esposa fomos à Europa. Esta é a terceira vez que viajamos economizando com a ajuda do MD, porém, dessa vez escolhemos Barcelona como ponto de partida rumo à Andorra, o sexto menor país da Europa, nos Pirineus ao norte da Espanha e sul da França.

Fizemos o trecho Lisboa – Barcelona, no voo TP 1042, em uma aeronave Embraer ERJ-145 (CS-TPL) com 48 lugares. A frota da Portugália inclui também 6 aviões Fokker 100, segundo o site da companhia. No entanto, percebemos que em alguns dias da semana, este trecho é operado pela própria TAP com o A320.

Compra

A compra do nosso bilhete foi realizada diretamente no site da TAP. Excelente visual e com uma enorme facilidade para encontrar informações de preços, pois conta com busca por dias diferentes na mesma tela. Realizamos a compra com parcelamento em 5x sem juros no cartão.

como-e-voar-portugalia-website

Tudo ia bem, até que ao finalizar a compra e receber a confirmação por e-mail percebi que em momento algum me foi oferecido a marcação de assentos. Nem havia informação de numeração de assentos no bilhete. Achei estranho e após algumas pesquisas, descobri que os passageiros devem ligar para um 0800 (que não funcionou) nas três semanas seguintes à compra, e como opção, me deram o telefone do escritório em São Paulo, mesmo eu morando no Rio de Janeiro, e que também não funcionou pelo mesmo período.

Só consegui marcar meu assento após 40 dias da compra e após tentar contato para reclamar pelo Facebook da TAP. Após a conversa pelo Facebook, recebi em meu e-mail o bilhete com os assentos escolhidos. Ou esse processo é muito avançado, ou é muito atrasado, ainda não soube classificar. Impressionante, pelo menos para mim!

Foi neste momento então que descobrimos a Portugália, afinal me deram opção de escolher assentos somente até a fileira 17!

Check-in e Embarque

Processo rápido e sem problemas. O embarque foi remoto, ou seja, tomamos um ônibus e fomos para um pátio longe do portão onde só haviam aeronaves da companhia Portugália.

como-e-voar-portugalia-aeronave

Enquanto aguardávamos o embarque, já na pista, vimos uma bagagem cair duas vezes do avião, pois a esteira estava mal posicionada. Por sorte, o avião não é tão alto.

Aeronave

O ERJ-145 é bem pequeno e com fileiras dispostas 1×2. Por termos acabado de sair de um A 330, a diferença foi enorme para nós! Para quem tem claustrofobia ou é alto demais, ele pode ser bem desconfortável. Eu tenho 1,70m e creio que o teto não chegue nos 2 metros de altura. Achei o espaço entre as poltronas similar ao da GOL.

como-e-voar-portugalia-corredor

Serviço de Bordo e Voo

O serviço de bordo segue o padrão da TAP, com duas comissárias muito prestativas e simpáticas, nos serviram bebidas e lanche gratuitos. Sanduíche delicioso com um suco bem espesso e bebidas. Suco, água e se não me engano, havia vinho também. Se quisesse mais, era só pedir. Para um voo de poucas horas, está ótimo!

como-e-voar-portugalia-lanche

Voo tranquilo, com o comandante passando informações de praxe, como altitude, velocidade, clima no destino e etc.

Não havia entretenimento a bordo, somente a mesma revista do voo que saiu do Brasil. O avião era um pouco antigo, mas não chegava a ser surrado. No entanto, era notório que já havia voado bastante. Já as poltronas estavam em excelente estado.

Chegada

A chegada a Barcelona foi assustadora, pois havia muito vento lateral que fazia o avião balançar de um lado para o outro, creio que o tamanho da aeronave influenciou nisso. Apesar do susto, tudo ocorreu bem.

As malas vieram em mais ou menos 10 minutos nas esteira e sem nenhum problema, pelo menos conosco.

Conclusão

A companhia é totalmente controlada e segue os mesmos padrões da TAP. Atendentes muito simpáticos e sempre querendo ajudar. Voltaria a voar com ela sem problemas, se oferecessem um valor competitivo novamente.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção