Por que hotéis não dão pasta de dente? Veja explicações e curiosidades
Por que hotéis não dão pasta de dente? Veja explicações e curiosidades
Encontrar shampoo, condicionador e sabonete nos hotéis é algo bem comum, até nos quartos mais simples. Se for um viajante como eu, talvez você nem leve esses itens na bagagem, pois já sai de casa contando com os produtos de higiene inclusos na diária.
Mas atenção, se quiser manter o hálito fresco é bom ir preparado! Você já percebeu que (quase todos) os hotéis não deixam pasta de dente à disposição dos hóspedes? E já se perguntou o por quê?
Leia também
12 coisas legais, diferentes e criativas que alguns hotéis oferecem aos hóspedes
Conheça os hotéis de luxo que mais bombam no Instagram
O site Your Mileage May Vary apresentou algumas explicações e curiosidades sobre os hotéis dispensarem o creme dental. Veja a lista abaixo.
1. Hóspedes não esperam pela pasta de dente
Alguns esquecidinhos acabam pedindo por pastas de dente na recepção dos hotéis, mas tudo indica que eles são minoria. Essa baixa procura faz o mercado entender que o produto é dispensável.
Já se faltar sabonete, por exemplo, é fato que mais hóspedes vão reclamar ou solicitar o item, pois contam com ele nos hotéis.
2. Creme dental não rende estrelas
Atualmente, as impressões dos usuários em plataformas online, como Booking e Tripadvisor, são bem importantes para os hotéis.
No entanto, um relatório feito pela revista online Slate mostrou que as hospedagens, especialmente as de luxo, ainda buscam classificações feitas por empresas especializadas.
Uma delas é feita pela AAA, que fornece classificações de diamantes para hotéis dos Estados Unidos. Nesse caso, nenhuma exigência para garantir os “diamantes” considera ter pasta de dente no quarto, ou seja, nem mesmo esse tipo de classificação incentiva incluir o item no serviço.
3. Alto custo da pasta de dente
Os produtos de higiene bucal para hotéis aparecem como mais caros do que os de higiene pessoal, por isso, na hora de selecionar o que vai ser ofertado ao cliente, as pastas de dente são apontadas como opção para os cortes de custos.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o creme dental se enquadra em um conjunto de regulamentações mais rigoroso e acaba sendo mais caro.
4. Não é atraente o bastante
É fato que os hotéis sofisticados têm mais orçamento e, por isso, até oferecem outras comodidades aos clientes, como kit de costura e calçadeira.
No entanto, os clientes desse tipo de hospedagem procuram por produtos de grande qualidade. Como não existem marcas de creme dental mais sofisticadas, os donos de hotéis entendem que o item não seria tão atraente e acabam não incluindo o produto nos quartos.
5. Nunca diga nunca!
A gente sabe que não dá para afirmar que todos os hotéis do mundo não oferecem pasta de dente nos quartos de hotéis. Talvez, você mesmo tenha recebido o creme dental em alguma ocasião.
Quando viajei para a China, por exemplo, achei bem curioso encontrar no hotel escova e pasta de dente. Ganhei os itens em duas hospedagens simples de Xangai e Pequim, em 2018. À época, até fiz um story no Instagram mostrando a minha surpresa ao ver os itens na pia do banheiro.
Confesso que não estava acostumada a receber esses produtos e, por isso, levei os meus para a Ásia. Depois, trouxe os do hotel na bagagem e até hoje tenho a caixinha da lembrança incomum (porque sou dessas que gosta de levar alguns itens oferecidos pelos hotéis para minha casa).
O último hotel que usei foi em Brasília, no fim de junho. Para variar, a minha experiência foi como nos outros hotéis brasileiros: nada de pasta de dente no quarto. Se solicitado, a hospedagem até oferecia um kit de escova e pasta de dente na recepção, mas pela bagatela de R$ 13.
Viajante há mais de 20 anos, João Goldmeier é meu colega e editor do Melhores Destinos. Ele contou que não lembra ter encontrado pasta de dente nos hotéis standards, que são mais simples, mas que ganhou o produto várias vezes ao pedir na recepção — no caso dele, em todas ocasiões o pedido foi atendido sem custo extra.
Particularmente, eu trocaria fácil um shampoo ou condicionador para ter uma pasta de dente no quarto.
Afinal, caso esquecesse o shampoo, poderia improvisar com um sabonete no cabelo (sei que não é ideal, mas usaria se precisasse), e fico sem usar condicionador sem problema. Por outro lado, não consigo ficar sem escovar os dentes.
Acho uma pena existir o padrão de não termos pastinhas de dente espalhadas pelas hospedagens mundo afora (ainda mais por ser um item tão importante). Então não esqueça do creme dental na bagagem ou se arrisque para ganhar ou pagar por um.
E você, o que acha de muitos hotéis não ofertarem pasta de dente? Conta pra gente nos comentários!