Coliseu, Torre Eiffel e mais 50 atrações que podem ser visitadas sem sair de casa pelo Google Street View
Coliseu, Torre Eiffel e mais 50 atrações que podem ser visitadas sem sair de casa pelo Google Street View
Com a pandemia acabamos descobrindo que há maneiras de dar uma escapadinha da rotina e do isolamento mesmo sem sair de casa. Uma delas é por meio do Google Street View, que permite a qualquer pessoa com acesso à internet simular uma caminhada por Machu Micchu, um passeio de barco por Londres e até mesmo um mergulho em Fernando de Noronha.
Neste post especial selecionamos 50 pontos turísticos no Brasil e no mundo que podem ser visitados virtualmente. Confira nossa lista a seguir e sinta-se rei nos corredores do Palácio de Versalhes, aprecie Dubai do alto do edifício mais alto do mundo, visite o Taj Mahal e percorra várias outras famosas atrações mundo afora!
Machu Picchu, a incrível cidade dos incas
Não é preciso subir as escadarias que levam à antiga cidadela inca, nem sentir eventual mal estar em função das altas altitudes: Machu Picchu pode ser inteiramente visitado pelo Google Maps. O sítio arqueológico mais famoso da América do Sul está 2.450 metros acima do nível do mar e foi povoado entre os anos de 1450 a 1540. As famílias que lá viviam cultivavam, principalmente, milho e batata e deixaram a cidade antes da chegada dos espanhóis, provavelmente motivados por moléstias. Conheça essa que é uma das 7 maravilhas do mundo atual:
Sagrada Família, um símbolo de Barcelona
Considerada por muitos como o maior expoente da arquitetura catalã, a Sagrada Família, do arquiteto Antoni Gaudí, é parada obrigatória para todos os que visitam Barcelona, na Espanha. A basílica está em construção desde 1882 e é repleta de detalhes do chão ao teto, coloridos pela luz natural que entra pelos vários vitrais. Fique à vontade para passear pela câmara principal da Sagrada Família e admirar suas colunas que imitam árvores, sem ter que se debater em meio ao mundaréu de turistas que costumam passar por lá todos os dias.
Coliseu Romano, a mais popular atração do mundo
Maior e mais famoso símbolo do Império Romano, o Coliseu foi palco de embates entre gladiadores ou entre homens e animais. As obras do Coliseu teriam sido iniciadas em 72 d.C, a mando do imperador Flávio Vespasiano, e concluídas oito anos mais tarde. Os primeiros combates após a inauguração do anfiteatro teriam durado cerca 100 dias, período em que morreram centenas de gladiadores e mais de cinco mil animais. Já distante dos tempos de batalhas, hoje é possível visitar o Coliseu sem sair de casa. Aproveite:
Torre Eiffel, o mirante para admirar Paris
Sonho de muitos turistas em todo o mundo: subir a Torre Eiffel e poder contemplar toda a beleza de Paris vista do alto. A Torre, planejada para o centenário da Revolução Francesa, tem cerca de 300 metros de altura, 7,3 mil toneladas de ferro e foi erguida em tempo recorde: dois anos, dois meses e cinco dias. Pelo Google Maps, sem enfrentar fila alguma, é possível percorrer todo o mirante da Torre Eiffel e avistar outros importantes pontos turísticos da capital, além de boa parte da extensão do Rio Sena.
O luxuoso Palácio de Versalhes, na França
O Palácio de Versalhes, nas proximidades de Paris, é certamente o símbolo máximo de toda a exuberância das cortes europeias. A suntuosa edificação começou a ser construída no fim do século 17 a mando do rei Luís XIV, que lá instalou o seu governo e uma corte de aproximadamente 6 mil pessoas. Faça um tour completamente gratuito por alguns dos luxuosos corredores do palácio e deixe-se surpreender com os ricos detalhes de cada cômodo.
Os mistérios de Stonehenge, na Inglaterra
Stonehenge está localizada a cerca de 130 quilômetros de Londres, mas para visitá-la você não precisa nem tirar a bunda do sofá! A misteriosa obra de arte da engenharia do período Neolítico, erguida em 3.000 a.C., é até hoje alvo de dúvida de muitos pesquisadores. Alguns acreditam que o círculo em pedras antecipava fenômenos climáticos, como eclipses; outros estudiosos suspeitam que o local fosse usado para fins religiosos. Dê uma voltinha em torno do Patrimônio Mundial da Unesco e faça a sua aposta!
Visita à Casa Branca, em Washington
Todo o primeiro piso da Casa Branca, a residência oficial e escritório dos presidentes dos Estados Unidos, está liberado para visitação online no Google Maps – e tem até legenda nos retratos e obras de arte penduradas nas paredes dos cômodos! A Casa Branca foi o centro do poder americano, mas hoje já não há mais escritórios por ali, apenas salas decoradas onde são realizados encontros e festas. Destaque para o Salão Oeste, o maior cômodo, onde já foram realizados casamentos de cinco filhas de presidentes norte-americanos e velórios de quase todos os presidentes mortos no exercício do cargo (um espaço bem multiuso, né?).
Passeio de barco pelo Rio Tâmisa, Londres
Cansou de caminhar pelo Google Street View? Então vamos percorrer o Rio Tâmisa, em Londres, de barco. No trajeto, estão pontos turísticos que são a cara da capital do Reino Unido, como a Tower Bridge, a roda-gigante London Eye, o Big Ben e também o Palácio de Westminster. Boa navegação.
Times Square, o cruzamento mais famoso de Nova York
Luzes, painéis de publicidade, cartazes da Broadway e um vaivém sem fim de nova-iorquinos fazem da Times Square a zona mais viva de Manhattan, em Nova York. Passeie pela região, confira as vitrines das grandes marcas, restaurantes, teatros e museus que fazem do cruzamento um dos mais famosos do mundo.
Petra, a cidade esculpida em pedras na Jordânia
O principal cartão postal da Jordânia também pode ser visitado virtualmente. Petra fica a cerca de três horas da capital Amã, foi fundada em 312 a.C pelos nabateus (uma tribo nômade árabe) e se transformou em ponto estratégico de caravanas que transportavam especiarias e incenso para o Oriente Médio. A cidade rosada ficou por muitos séculos esquecida, sendo redescoberta somente em 1812 por um explorador suíço. No mapa baixo, visite uma das novas sete maravilhas do mundo, cenário de Indiana Jones e da novela brasileira Viver a Vida.
Taj Mahal, a jóia da Índia
As linhas simétricas, os jardins e os espelhos d’água deram ao mausoléu Taj Mahal o título de uma das novas sete maravilhas do mundo. A mais famosa construção da Índia recebe diariamente milhares de visitantes – mas pelo Google Maps você pode visitar a belíssima edificação sem enfrentar nenhum tumulto. Passeie pelos jardins, contemple de perto os detalhes da arquitetura e chegue bem pertinho do Rio Yamuna. Tudo a um clique:
Angkor Wat, o maior monumento religioso do mundo
O templo de Angkor é conhecido por muitos como a alma e o coração do Camboja, no Sudoeste Asiático. É o maior monumento religioso do mundo, inicialmente dedicado ao deus hindu Vishnu e mais tarde convertido em templo budista. Passeie por todo o complexo (e suas mais de mil construções) em um dia ensolarado.
Percorra a trilha Bright Angel, no Grand Canyon
Pelo Google Maps também é possível fazer a trilha Bright Angel e se deslumbrar com os cânions de arenito e a paisagem acidentada da região. O percurso vai até o fundo do cânion, onde passa o Rio Colorado. Aventureiros costumam percorrer o trajeto em mais de um dia, enfrentando alguns trechos escorregadios e até mesmo com acúmulo de gelo nos meses mais frios do ano. Você pode ver tudo isso de pé descalço, sentado no sofá da sua sala ou de onde preferir!
Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo
A imensidão das águas das Cataratas do Iguaçu também pode ser admirada virtualmente. E o melhor: é possível explorar este famoso cartão postal tanto do lado brasileiro, quanto da parte argentina. O céu é azulzinho, as quedas abundantes, tem arco-íris e muita beleza.
Mergulho em Fernando de Noronha
Já que a ideia é também se refrescar, que tal conhecer um pouquinho das profundezas de Fernando de Noronha, uma das maiores jóias do litoral brasileiro? Explore a vida marinha do arquipélago e, se preferir, conheça as trilhas da ilha nos mapas a seguir:
.
Aos pés do Cristo Redentor, no Rio
Sem deslocamentos, sem enfrentar a multidão e sem sofrer com o sol forte dos dias mais quentes do Rio de Janeiro. Visite o Cristo Redentor, um dos mais famosos pontos turísticos do mundo, e contemple do alto a maravilhosa cidade do Rio de Janeiro.
Burj Khalifa, o mais alto edifício do mundo
Explore Dubai, nos Emirados Árabes, desde o topo do edifício mais alto do mundo. O Burj Khalifa tem 828 metros de altura e 160 andares. Lugar perfeito para apreciar a grande obra arquitetônica que é Dubai, erguida em meio ao deserto dos Emirados Árabes.
Trilha na Floresta Amazônica
Relaxe em um passeio em meio a maior floresta do mundo, conhecida internacionalmente como o pulmão da Terra!
Planície de Gizé, visita às pirâmides egípcias
Surpreenda-se com a monumentabilidade e a precisão arquitetônica de uma das obras mais famosas e duradouras do mundo: as pirâmides da Planície de Gizé, no Egito. Passeie pela região e veja de perto os túmulos gigantescos que abrigavam múmias e os tesouros dos faraós.
Palácio da Pena em Sintra, Portugal
Expoente máximo do Romantismo do século 19, o Palácio da Pena é o cartão postal de Sintra, em Portugal. Ou vai dizer que você não associa a vila à imagem da lúdica construção em vermelho e amarelo? Localizado em um dos pontos mais altos da cidade, a construção era inicialmente um mosteiro, adquirido pelo rei-artista D. Fernando III, que o ampliou e transformou em palácio com várias salas, aposentos e terraços em diversos tamanhos, de onde a vista é sempre diferente, ainda que igualmente encantadora. Confira:
Mais pontos turísticos no Street View
São muitos os pontos turísticos do mundo que podem ser visitados virtualmente. Clique nos links abaixo para explorar mais alguns deles:
Estação Espacial Internacional
Memorial 11 de Setembro, Nova York
Museu da Acrópole, Atenas, Grécia
Glaciar Perito Moreno, Patagônia, Argentina
Piazza San Marco, Veneza, Itália
El Caminito, Buenos Aires, Argentina
Castelo de São Jorge, Lisboa, Portugal
Cais da Ribeira, Porto, Portugal
Keukenhof, Parque das Tulipas, Holanda
Ruínas de Pompéia, Nápoles, Itália
Mesquita do Sheikh Zayed, Abu Dhabi, Emirados Árabes
Grande Barreira de Corais, Austrália
Mergulho em Muli Kandu, Maldivas
Kohala Coast, Havaí, Estados Unidos
Colônia de Pinguins na Antártica