Os 10 melhores destinos de inverno do Brasil! Confira os eleitos no Prêmio Melhores Destinos 2024/2025
Os 10 melhores destinos de inverno do Brasil! Confira os eleitos no Prêmio Melhores Destinos 2024/2025
Lareira, um bom vinho, comidinhas gostosas e paisagens de tirar o fôlego para aproveitar as baixas temperaturas – as viagens de inverno são uma delícia, não é mesmo? Então, chegou a hora de descobrir qual foi o vencedor de uma das categorias estreantes no Prêmio Melhores Destinos deste ano: o melhor destino de inverno do Brasil!
Com uma diferença de votos grande entre o primeiro e os demais colocados, o destino vencedor continua se revelando queridinho entre os viajantes. Hospitaleira, bela e contando com diversas atrações e restaurantes, a cidade que garantiu o primeiro lugar foi Gramado, no Rio Grande do Sul!
O Prêmio Melhores Destinos é feito por quem mais entende do assunto: vocês, viajantes e leitores do MD. Em nossa pesquisa, mais de 28 mil pessoas escolheram seus favoritos, o que faz dele o maior prêmio do turismo no Brasil!
Os 10 melhores destinos de inverno do Brasil
Gramado, na Serra Gaúcha, garantiu o primeiro lugar com folga, somando quase metade do total dos votos. O outro destino de destaque na lista foi Campos do Jordão, cidade perto de São Paulo, que carrega um charme parecido com o primeiro colocado. A lista continua reunindo diversas cidades da região Sul e algumas mineiras. Confira abaixo o ranking e mais abaixo um pouquinho sobre cada um dos destinos.
Melhores destinos de inverno do Brasil | Notal geral |
1º Gramado, Rio Grande do Sul | 45,96% |
2º Campos do Jordão, São Paulo | 16,36% |
3º Monte Verde, Minas Gerais | 4,66% |
4º Canela, Rio Grande do Sul | 3,87% |
5º Urubici, Santa Catarina | 3,56% |
6º Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul | 3,53% |
7º Pomerode, Santa Catarina | 2,99% |
8º Blumenau, Santa Catarina | 1,92% |
9º Poços de Caldas, Minas Gerais | 1,67% |
10º Tiradentes, Minas Gerais | 1,55% |
1. Gramado, Rio Grande do Sul
Nota geral: 45,96%
Gramado, no Rio Grande do Sul, é o principal destino de inverno no Brasil e esse título é muito merecido! Engana-se quem pensa que a cidade, por ser pequena, não tem muito a oferecer, pelo contrário. São vários parques, museus, restaurantes e atrações de todo tipo que fazem de Gramado um destino propício para pessoas de todas as idades e em busca de todo tipo de viagem. Seja para um momento a dois, viagem em família ou com crianças, Gramado certamente irá te impressionar!
Leia mais sobre Gramado no Guia Melhores Destinos!
2. Campos do Jordão, São Paulo
Nota geral: 16,36%
Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil e um dos principais destinos nacionais de inverno. Erguida no topo da Serra da Mantiqueira em São Paulo, tem hotéis com vista para as montanhas, restaurantes renomados e cada vez mais atrações turísticas. Conhecida como “a Suíça brasileira” por sua paisagem verde e arquitetura enxaimel, Campos é perfeita para os apaixonados por frio.
O romantismo perpassa as ruelas cheias de luzinhas, cobertas por guarda-chuvas coloridos, convidando a um fondue ou um chocolate quente ao lado da lareira. Mas Campos não agrada apenas casais: tem trilhas, cachoeiras e parques para a diversão da família inteira. Também seduz um bom público jovem, com bares e cervejarias animados.
Leia mais sobre Campos do Jordão no Guia Melhores Destinos!
3. Monte Verde, Minas Gerais
Nota geral: 4,66%
Cercada pela Serra da Mantiqueira, Camanducaia ganhou fama por seu famoso distrito, Monte Verde. No inverno, milhares de turistas pegam a estrada para subir a serra vindo de diferentes destinos, principalmente do Estado de São Paulo. O friozinho da região, a gastronomia, as belezas naturais e os passeios ecológicos colocaram Monte Verde no cenário do turismo nacional.
Por lá, você pode fazer a Trilha da Pedra Redonda (a mais famosa das trilhas, além de muitas outras), visitar a Fazenda Radical e se aventurar na mega tiroleza, ir ao Parque Oschin e ao Parque VillaLeta, curtir a Patinação no Gelo e o Ice Bar, e muito mais!
Leia mais sobre Monte Verde.
Canela, Rio Grande do Sul
Nota geral: 3,87%
Canela é uma cidade que esbanja charme, sabores e natureza a 15 minutos de Gramado. Destino turístico que só cresce há cinco décadas, a dona do slogan “Paixão Natural” alia atrativos já consolidados – como o Parque do Caracol e a Catedral de Pedra – com as novidades que surgem em ritmo acelerado. É lá também que estão alguns dos parques mais legais da Serra Gaúcha, como o Alpen Park. É bem legal para curtir em família!
Leia mais sobre Canela.
Urubici, Santa Catarina
Nota geral: 3,56%
Urubici é um destino da Serra Catarinense, a cerca de 3 horas de carro de Florianópolis. A região tem cachoeiras, cavernas com inscrições rupestres, cânions e montanhas — é um belo destino para se conectar à natureza e esquecer a confusão das grandes cidades. O clima ameno da região faz com que ela seja um dos lugares mais frios do Brasil! Viajando ao local, você pode conhecer também a Serra do Rio do Rastro, área coberta pela Mata Atlântica, com uma estrada cheia de curvas e um dos panoramas mais bonitos do Estado.
Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Nota Geral: 3,53%
Bento Gonçalves é um dos destinos mais visitados da Serra Gaúcha, atrás somente de Gramado e Canela. A cidade é famosa pela produção de vinhos e espumantes e um destino perfeito para quem busca sossego, natureza, boa gastronomia e dias românticos. Com tantos atrativos, é claro, só poderia figurar sempre nas listas de melhores destinos de inverno do Brasil.
Leia mais sobre Bento Gonçalves.
Pomerode, Santa Catarina
Nota Geral: 2,99%
Singela e pacata, Pomerode é uma grata surpresa no interior de Santa Catarina. Não bastasse seu sossego convidativo para muitos viajantes, parte da sua singularidade está em abrigar a Rota do Enxaimel, eleita pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo e campeão do Prêmio Melhores Destinos no ano passado. Sendo ainda o maior polo gastronômico da região do Vale Europeu, ela se sobressai pelos sabores que oferece – e te fazem querer voltar!
Leia mais sobre Pomerode.
Blumenau, Santa Catarina
Nota Geral: 1,92%
Capital Brasileira da Cerveja e casa da maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha, Blumenau, em Santa Catarina, atrai cada dia mais visitantes em busca do turismo cervejeiro de qualidade e bons chopes especiais. A cidade já transformou a bebida, que é paixão nacional, em rota oficial e Blumenau divulga o Vale da Cerveja como uma das principais atrações turísticas de Santa Catarina. Além da cerveja, o destino também é imerso na cultura e na arquitetura germânica, o que lhe concede um charme especial.
Leia mais sobre Blumenau no Guia Melhores Destinos.
Poços de Caldas, Minas Gerais
Nota Geral: 1,67%
Essa charmosa cidade mineira fica em uma região serrana e é famosa por suas águas termais com propriedades terapêuticas. Ela ganhou ainda mais destaque na primeira metade do século XX, recebendo políticos, artistas e magnatas atraídos por seus cassinos, hotéis e termas. Ainda hoje, a herança de seu passado glamoroso está presente na cidade, que não para de receber turistas e ganhar novas atrações. Poços de Caldas abraça a todos, com um carinho que a torna especial!
Leia mais sobre Poços de Caldas.
Tiradentes, Minas Gerais
Nota Geral: 1,55%
Com ruas de pedra e cercada por casinhas coloniais coloridas, Tiradentes é uma cidade linda, tranquila, fotogênica e muito convidativa a dias de descanso. Patrimônio Histórico Nacional, Tiradentes é facilmente explorada e rende uma viagem bem relaxante. Tudo regado ao melhor espírito mineiro e um delicioso roteiro gastronômico! Convidativa ao deleite e à arte de flanar, Tiradentes é destino para quem busca os pequenos prazeres da vida.
Leia mais sobre Tiradentes no Guia Melhores Destinos.
Agradecemos a todos os leitores que participaram votando no Prêmio Melhores Destinos 2024/2025! Se você não conseguiu votar este ano, não se preocupe! No ano que vem, você também poderá escolher o melhor destino de inverno do Brasil e os vencedores de outras categorias.
Quer receber mais notícias, dicas e promoções de lazer e viagens? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e aproveite!