logo Melhores Destinos

As 10 piores comidas do Brasil segundo ranking internacional; cuscuz paulista lidera lista

Thayana Alvarenga
23/10/2024 às 20:00

As 10 piores comidas do Brasil segundo ranking internacional; cuscuz paulista lidera lista

O TasteAtlas, site gastronômico que funciona como guia de pratos culinários e restaurantes pelo mundo, publicou uma lista polêmica: as 10 piores comidas do Brasil segundo seus usuários. A plataforma reuniu sabores brasileiros com famosos pratos típicos doces e salgados de diversas regiões do nosso país, que foram considerados os piores. Veja o ranking a seguir! (e tá liberado discordar, beleza?)

As 10 piores comidas do Brasil segundo ranking internacional

As comidas típicas brasileiras costumam ser inesquecíveis por diversos motivos, entre eles os temperos marcantes e a experiência diferenciada para quem prova.

Não há como negar que uma das melhores partes de qualquer viagem é mergulhar nos sabores da culinária local e em um país com as dimensões continentais como o nosso há sempre novos pratos a descobrir!

Mas, para o TasteAtlas, alguns pratos do Brasil se destacaram negativamente. Confira quais são!

Baixe grátis o app do Melhores Destinos e receba direto no seu celular promoções, notícias e dicas de viagem! 

10. Sanduíche de mortadela

Na décima posição entre as piores comidas do Brasil está o sanduíche de mortadela, clássico das mesas paulistas no café da manhã, que é basicamente um pão recheado com mortadela.

É um lanche muito comum na capital de São Paulo, além de ser o ícone do Mercado Municipal de São Paulo, famoso pelos seus sanduíches exageradamente recheados com mortadela.

9. Pato no tucupi

O pato no tucupi é um prato brasileiro típico da culinária da região Norte. É preparado com carne de pato banhada com tucupi, um líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava, e temperado com jambu, erva também típica da região.

8. Caldo de piranha

O caldo de piranha é um prato típico da região do Pantanal. É, na verdade, uma sopa que combina legumes e verduras com carne de piranha. O alimento é muito comum nas mesas de famílias ribeirinhas e pantaneiras.

7. Maniçoba

Em sétimo lugar entre as piores comidas do Brasil está a maniçoba, um prato de origem indígena, típico da culinária do estado do Pará. Seu principal ingrediente é a maniva, a folha da mandioca moída.

A maniçoba faz parte da família de feijoadas dos pratos brasileiros. Além de carne seca, bacon e linguiças, folhas de mandioca picadas são usadas no lugar do feijão, que é comumente usado em uma feijoada tradicional.

É preciso ter muito cuidado ao preparar o prato devido aos cianetos tóxicos encontrados nas folhas de mandioca, por isso elas precisam ser moídas e fervidas por pelo menos uma semana para remover as toxinas.

Por ser um processo demorado, a maniçoba é preparada principalmente para festividades, quando é consumida por grandes grupos.

6. Quibebe

O quibebe é um prato de origem africana, típico da culinária brasileira. É um purê de abóbora que acompanha, geralmente, carne, frango ou peixe. Ele ficou na sexta posição entre as piores comidas do Brasil do TasteAtlas.

5. Sagu

Na quinta posição das piores comidas, sobrou até para o tímido sagu. A sobremesa é originária da Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul, sendo bastante popular em toda a região Sul do país.

O sagu é feito com bolinhas de fécula de mandioca cozidas, sendo muito comum o uso do vinho tinto. Também pode ser usado leite ou diferentes sucos no cozimento.

4. Ostra ao bafo

A ostra ao bafo é um prato tradicional à base de ostras originário do Brasil. O prato consiste em ostras cozidas e geralmente é feito com uma combinação de ostras, cachaça e suco de limão. As ostras são fervidas em uma mistura de água e cachaça até que as conchas comecem a abrir.

Elas são removidas da panela e colocadas no gelo para interromper o processo de cozimento. Depois de fervidas, as ostras são servidas com fatias de limão para que cada pessoa possa regar um pouco de suco de limão sobre as ostras antes do consumo. O prato ficou em quarto lugar entre os piores do Brasil.

3. Maria-mole

Gostinho de infância! A “maria-mole” é um doce típico brasileiro, feito com açúcar, claras em neve, gelatina incolor e coco ralado para a cobertura.

Ao ficar pronto, o doce fica mole, com uma consistência esponjosa semelhante à do “marshmallow”. Todo aquele sentimento de felicidade ao colocar um docinho desse na boca não contou para o TasteAtlas, que o colocou no terceiro lugar entre as piores comidas do Brasil.

2. Arroz com pequi

Símbolo da gastronomia de Goiás, o arroz com pequi é um prato conhecido da cozinha regional, que usa uma fruta tipicamente brasileira, o pequi, marcando a cozinha do Cerrado. Entre os ingredientes para o preparo estão cebola, alho cru, sal, água, arroz branco, óleo de soja, pequi cru e cheiro verde a gosto.

As especiarias diferenciadas também não foram suficientes para o TasteAtlas, que colocou o arroz com pequi na segunda posição entre as piores comidas.

1. Cuscuz paulista

Liderando a lista de piores comidas do Brasil, em primeiríssimo lugar está o famoso cuscuz paulista. Sim, ele mesmo, o polêmico!

O cuscuz paulista é um prato da culinária brasileira e da culinária de São Paulo, criado a partir do cuscuz berbere que foi modificado com influências indígena e de imigrantes europeus. Seu ingrediente principal é a farinha de milho.

O prato é tipicamente preparado em uma forma de bolo moldada, depois invertida, e a apresentação visual é geralmente essa aí da foto abaixo. Para o ranking internacional da TasteAtlas, a pior comida do Brasil atualmente.

Mais informações sobre o ranking na publicação oficial do TasteAtlas!


E você, o que achou da lista do TasteAtlas? Também concorda que o cuscuz paulista é a pior comida do Brasil ou achou o ranking nada a ver? Comente abaixo e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção