logo Melhores Destinos

Ranking elege os 25 piores pratos típicos da América do Sul – 4 são do Brasil!

Avatar
19/10/2021 às 5:00

Ranking elege os 25 piores pratos típicos da América do Sul – 4 são do Brasil!

Sempre falamos sobre os melhores pratos típicos do mundo, do continente ou de cada país, mas quais são os piores? Que alimentos são tão feios ou de sabor tão ruim que merecem estar em uma lista com os pratos a evitar em uma viagem internacional?

O site especializado em gastronomia TasteAtlas desenvolveu um ranking com os 25 piores pratos da América do Sul. Até que o Brasil se saiu bem, pois ocupa apenas 4 lugares na lista. Recentemente, o mesmo site premiou o choripán da Argentina como um dos melhores sanduíches do mundo.

Quer saber quais são os pratos mais desagradáveis segundo eles? Confira a lista abaixo!

Os 25 piores pratos da América Latina

1- Hormiha culona, Colômbia

A tradução desse nome é algo como “formiga de traseiro avantajado”. Não é uma metáfora. Este prato é feito de formigas! Demora cerca de cinco horas para coletar as formigas de seus ninhos. Elas são embebidas em água com sal, depois fritas por cerca de 45 minutos e coadas, enquanto as asas são removidas manualmente. Esse  curioso snack é vendido em várias esquinas, mas também está presente em restaurantes gourmet.

É a pior comida da América do Sul, com apenas 2,6 pontos.

Muitos dizem que essas formigas têm propriedades afrodisíacas, previnem o colesterol alto, e são carregadas de proteínas e vitamina B.

O prato é parecido com as tanajuras, que são comidas em algumas partes do Brasil O sabor lembraria a casca de amendoim, salgada e crocante! Você provaria?

2- Changua, Colômbia

A tradicional sopa colombiana obteve apenas 3 pontos no ranking. Geralmente é servido no café da manhã e consiste em água fervida, leite, cebola, coentro, salsa e um ovo que se quebra no líquido durante o cozimento. Acompanha arepas ou pão amanhecido.

Você poderia pedir este café da manhã?

3- Tomates recheados, Argentina

A terceira pior comida da América do Sul, com 3,1 pontos no ranking, vem da Argentina, e provavelmente muitos concordam: tomate recheado.

O mais comum é usar tomates grandes e colocar quase tudo dentro, embora os clássicos sejam arroz, atum e ovo cozido. É um clássico do Natal e do verão.

Você é um time de tomate recheado?

4- Cau cau, Peru

Com 3,2 pontos, o prato peruano chega à lista dos mais ruins da América do Sul. Cau cau é um guisado de tripas peruano com pimentão amarelo, cebola, alho e pedaços grandes de batata. Geralmente é servido com arroz branco. Também pode ser feito com frango ou frutos do mar, ao invés de tripas.

Que tal passar o inverno com esse guisado?

5- Escabeche de frango, Peru

Do mesmo país e com a mesma pontuação do prato anterior, esta refeição peruana é composta por pedaços de frango dourado cobertos com molho de escabeche. No Peru, o prato é preparado com cebola, vinagre, mel e pimenta. Geralmente é servido com arroz.

6- Quibebe, Brasil

E chegamos ao primeiro representante brasileiro no ranking dos piores alimentos da América Latina com o quibebe, que obteve 3,2 pontos. É feito com abóbora, cebola e pimentão e bastante popular no Rio Grande do Sul. É servido antes de um prato principal ou como acompanhamento. Será que foi justa a indicação?

7- Fainá, Argentina

Outra comida clássica da Argentina aparece na lista, com 3,2 pontos. O Fainá é feito com farinha de grão de bico, pimenta-do-reino e muitas ervas frescas. É muito popular no país vizinho e também no Uruguai. Geralmente é comido em cima de uma fatia de pizza e, na verdade, costuma ser oferecido como brinde. Fainá gera amores e ódios!

8 – Vigilante, Argentina

Esta posição no ranking com 3,3 pontos é tão polêmica quanto a própria sobremesa, que alguns amam e outros odeiam. O vigilante é uma sobremesa argentina que consiste em uma grossa fatia de queijo e uma rodela de batata-doce ou marmelada. É o primo do Romeu e Julieta do Brasil, que é feito com goiabada. É muito comum encontrar esta sobremesa nos restaurantes de Buenos Aires, inclusive como parte do Menu Executivo.

9- Salsa golf, Argentina

Mais um prato argentino, dessa vez um molho, aparece no ranking dos mais ruins da América do Sul, com 3,3 pontos. O molho golf é basicamente uma mistura de maionese e ketchup, embora alguns digam que essa não é a receita, mas que há um ingrediente secreto. Pode ser preparado em casa, embora também seja vendido pronto.

A salsa golfe é servida com pão, como condimento, ou como acompanhamento de carnes e frutos do mar. É também um clássico do Natal. Reza a lenda que o molho foi inventado pelo cientista ganhador do Nobel Luis Federico Leloir. Se for verdade ele não deve estar feliz com esse ranking.

10- Fígado acebolado, Peru e México

Também com 3,3 pontos, o top ten dos pratos mais feios da América Latina fecha-se com o hígado encebollado, um prato tradicional que faz sucesso (?) no México e no Peru – e aparece no Brasil também. O prato é composto por fígado e cebola, temperado com sal e pimenta. Geralmente é acompanhado de arroz ou purê de batata.

Lista completa dos 25 piores alimentos da América Latina

11 – Arroz coberto, Peru
12 – Bollo, Colômbia
13 – Tacacho, Peru
14 – Fugazza, Argentina
15 – Matambre Recheado, Argentina
16 – Sagu, Brasil
17 – Arroz com ovo, Chile
18 – Dulce de mamón, Paraguai
19 – Locro, Argentina
20 – Batata doce, Argentina
21 – Pichanga, Chile
22 – Maria-mole, Brasil
23 – Tareco, Brasil
24 – Polvo com oliveira, Peru
25 – Sancochado, Peru

TasteAtlas é uma enciclopédia de sabores que catalogou mais de 10.000 alimentos e bebidas, e há dezenas de milhares ainda a serem pesquisados ​​e mapeados. Os usuários podem compartilhar suas opiniões e se juntar à comunidade para avaliar os pratos.

E ai, conhece algum dos alimentos desta lista? É realmente tão ruim? Qual você adicionaria? Comente!

Com informações de Mejores Destinos Argentina

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção