logo Melhores Destinos

Piódão, Portugal: conheça a aldeia que parece ter saído de um conto de fadas

Bruna Scirea
Bruna Scirea
16/03/2021 às 17:20

Piódão, Portugal: conheça a aldeia que parece ter saído de um conto de fadas

Piódão é uma joia escondida em uma das íngremes encostas da Serra do Açor, no centro de Portugal. Chegar lá não é das missões mais fáceis, já que os caminhos serão inevitavelmente tortuosos e beirando desfiladeiros enormes — e bem perigosos. Quem se aventura, no entanto, encontra no destino a calmaria de poucos lugares do mundo, além de uma beleza incomparável. Porque o que se vê por ali só existe ali.

A aldeia histórica não tem mais do que cem habitantes. E quase a totalidade das calçadas e construções são em xisto, com janelas e portas pintadas de azul e branco. Tudo isso esparramado montanha abaixo, emoldurado pelo verde da vegetação. O que destoa neste cenário pra lá de bucólico é somente a igreja principal do vilarejo, toda em branco e azul, com torres cilíndricas arrematadas por cones. Destoa, mas combina perfeitamente com o local.

No fim de tarde, as pedras em xisto parecem brilhar sob os últimos raios de sol. E à noite, as iluminação das casas, vistas de longe, dão a impressão de se estar admirando um presépio de Natal. Acho que já deu para entender: não faltam motivos para Piódão ser considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.

Veja a seguir o que fazer em Piódão, Portugal: como chegar e onde se hospedar no vilarejo histórico!

piódão portugal

O que fazer em Piódão, Portugal

O melhor a fazer em Piódão é caminhar pelas ruelas de xisto, com passarelas e pequenas pontes, embaixo das quais passa toda a água que escorre da Serra do Açor. As casinhas aparentam ser todas iguais, mas cada uma guarda detalhes únicos aos admiradores mais atentos. E não será preciso ir muito longe para se deparar com paisagens que parecem cenário de um conto de fadas.

Alguns dos pontos que costumam chamar a atenção dos visitantes são a Igreja da Matriz de Nossa Senhora de Conceição, a Capela das Almas e a Capela de São Pedro. A Igreja Matriz, construído no século 18, é inconfundível por ser um monumento branco em meio às escuras casinhas de xisto. A construção fica logo na entrada da cidade e tem torres cobertas por cones, com detalhes em azul. No seu belo interior, está um retábulo em talha dourada com imagens da Nossa Senhora da Conceição, de São Miguel e de São Sebastião.

piódão portugal

Nos dias mais quentes, a praia fluvial de Piódão ganha destaque na programação de turistas e também moradores. E os interessados pelo passado do local também podem visitar o Núcleo Museológico de Piódão, que conta a história desde da aldeia desde o seu surgimento, como uma vila de agricultores, no período medieval.

Quando a fome bater, nossas indicações são duas: o Solar dos Pachecos o A Fontinha, que servem especialidades da região.

À noite, não deixe de passear pela escuridão do vilarejo. Se possível, afaste-se da aldeia para poder admirá-la de longe. Você entenderá o porquê de Piódão levar o apelido de Aldeia Presépio.

E quem quiser seguir na onda das aldeias portuguesas, pode visitar ali pertinho duas delas: Foz d’Égua e Chãs d’Égua. Há inclusive trilhas saindo de Piódão até os dois vilarejos.

Como chegar a Piódão, Portugal

A única maneira de chegar a Piódão é de carro alugado ou então por meio de um passeio contratado. Piódão fica a quase 100 quilômetros de Coimbra, um trajeto que pode ser feito em aproximadamente 1h40min. Parte do percurso, já na serra, é bastante sinuoso e estreito. Perigoso também. É preciso ser feito com bastante cuidado, calma e num dia bonito. As vistas recompensam a todo momento.

Para quem vem de outras cidades como Lisboa e Porto, o caminho será ir até Coimbra e, de lá, seguir para Piódão. Quando visitei o vilarejo, eu parti de Marvão, uma vila medieval do Alentejo. A viagem durou mais de três horas e o trecho da serra foi tenso. Certamente não foi uma boa escolha. A melhor maneira para se chegar a Piódão é mesmo via Coimbra.

Onde se hospedar em Piódão

Passamos uma noite em Piódão e recomendamos demais! Como a estrada é bastante sinuosa, não aconselhamos que você deixe a aldeia após anoitecer. E se você for embora ainda de dia, perderá uma das experiências mais incríveis: a de passear pelo breu do vilarejo, onde só se ouve o barulho da água correndo sobre as pontes e passarelas.

piódão

Nossa hospedagem foi a Casa da Padaria. Ficamos em um quarto com móveis antigos, mas pra lá de confortável. E tivemos um café da manhã memorável, com direito a pão recém-assado, geléias produzidas na casa e mais um monte de delícias caseiras. Maravilhoso!

Outra opção bem avaliada em Piódão é o hotel Inatel, que está um pouco afastado do vilarejo e por isso oferece uma das melhores vistas: aquela em que se enxerga Piódão por inteira. E tem ainda o InXisto Lodges, a Casa da Eira de Cima e o Plano5 – Robust Design.


Já esteve em Piódão, em Portugal? O que achou da aldeia histórica? Tem mais dicas do que fazer, onde comer ou se hospedar? Participe nos comentários!